Como pode uma palavra tão pequena gerar tanto desconforto e medo de ser pronunciada? Em um mundo onde a prestatividade é vista como uma virtude fundamental, dizer “não” é visto como algo mal-educado e egoísta. Mas não é bem por aí que “a banda toca”.
Dizer não faz parte do amadurecimento de todo ser humano e demonstra amadurecimento emocional. O hábito de ceder o tempo todo aos pedidos gera consequências negativas, desde ser facilmente manipulado por terceiros até assumir tarefas que não são importantes para você, sobrecarregando-se e se deixando de lado.
Pensando nisso, convidamos os especialistas em programação neurolinguística do IBND - Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento para que você possa aprender a dizer “não” com sabedoria e honestidade consigo mesmo. Acompanhe!
Por que temos tanta dificuldade em dizer “não”?
Se você chegou até este conteúdo, muito provavelmente é porque se deu conta dos muitos “sim” que você diz quando sua real vontade é dizer “não”. Correto?
Quanto tomamos essa atitude, indo contra a nossa vontade, experimentamos uma sensação de desgosto e de irritação com nós mesmos. Além de que, o “sim” pode acabar se tornando um grande ladrão de tempo em nossa vida - e você já deve ter percebido isso.
As razões para dizermos “sim” quando na verdade queremos dizer “não” são as mais variadas possíveis. E uma delas se explica na natureza humana da necessidade de sempre sermos solícitos e agradáveis.
Além disso, naturalmente damos vários “sim” na tentativa de preservar nossas amizades e relacionamentos, pois temos medo de decepcionar as pessoas importantes na nossa vida.
As consequências de dizer “sim” para tudo
Dizer “não” pode até ser um desafio. Mas as consequências de colocar a vontade dos outros acima das suas, pode ser ainda mais desafiador, pois traz consequências, como:
-
Insegurança nas relações;
-
Não saber se impor em conversas importantes;
-
Ser facilmente manipulável;
-
Se envolver em situações desagradáveis;
-
Negligenciar suas próprias vontades.
Aprenda a dizer “não”
Para que você possa desenvolver a capacidade de dizer “não” e fazê-la com mais facilidade, sem que isso te gere um sentimento de culpa, o IBND separou algumas dicas que podem ajudá-lo. Vamos conferir?
-
Estabeleça prioridades
Ter objetivos em comum com outras pessoas e pensar nos outros é importante. Contudo, também é importante priorizar suas próprias demandas e não se sacrificar por tarefas que não são suas.
-
Seja honesto e educado
Quando tiver que dizer “não” a um pedido, procure ser honesto com a outra pessoa. Não fique dando voltas ou inventando desculpas. Deixe bem claro o motivo pelo qual você não pode ajudar a pessoa naquele momento.
Se for o caso, explique a pessoa que naquele momento você não pode ajudá-la, mas depois, se ela ainda precisar de ajuda, deixe claro que você está disposta(o) a ajudar.
-
Barre a necessidade de agradar
Se você dizer “não” a uma pessoa, usando a dica acima e ela ficar brava ou chateada com você, entenda que isso não é um problema seu, mas sim um problema de falta de empatia desta pessoa.
-
Encontre o equilíbrio
Dizer não é tão importante quanto dizer sim; por isso, é importante exercitar a autocrítica. Ou seja, entender cada situação e exercitar o seu senso colaborativo. Assim, como dizer "não" ajuda você a ser produtivo e priorizar a sua carreira, dizer "sim" às oportunidades que aparecem pode abrir portas para novos desafios e aprendizados.
-
Não tenha medo do conflito
Na maioria das situações, evitamos dizer não para que um conflito ou uma situação ruim não seja gerada. Mas tudo tem limites! É importante ter em mente que um conflito pode não ser ruim, mas uma oportunidade de olhar uma situação por uma perspectiva diferente.
O IBND pode ajudá-lo a desenvolver a habilidade de dizer “não”
Conheça a Formação em PNL do Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento (IBND). Um curso completo onde você aprenderá valiosas lições que o ajudarão a se desenvolver pessoal e profissionalmente.
Através da formação você será capaz de:
-
Dominar uma linguagem mais clara, objetiva e persuasiva para atingir seus objetivos;
-
Desenvolver e aplicar habilidades de liderança;
-
Enxergar novas possibilidades profissionais;
-
Aprender a criar conexões rápidas com equipes e clientes que irão acelerar seus resultados;
-
Descobrir o que o impede de alcançar seus objetivos e metas além de conseguir superar seus limites;
-
Formular e conquistar metas e objetivos da maneira correta;
-
E muito mais!
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: