Definir metas e objetivos claros acrescentam mais chances de efetividade e obtenção dos resultados esperados. Você conhece as metas SMART? Veja como aplicá-las em seu dia a dia!
Gestão empresarial
A avaliação do desempenho é uma atividade fundamental na gestão empresarial. Avaliar o desempenho consiste em atribuir valor àquilo que uma organização considera importante diante de seus objetivos estratégicos. Várias pesquisas têm voltado sua atenção ao estudo de aspectos relacionados à avaliação de desempenho, sobretudo aos indicadores de desempenho organizacionais. Vale lembrar que são os objetivos e metas da empresa que refletem na avaliação.
Todas as empresas necessitam desenvolver processos gerenciais para avaliar o desempenho dos profissionais. Assim, os gestores devem:
- Buscar formas de medir e avaliar a eficiência, a eficácia, a efetividade, a qualidade, a produtividade, a inovação, a lucratividade, entre outras.
- Agregar e quantificar informações de uma maneira que sua significância fique mais aparente. Os indicadores simplificam as informações sobre fenômenos complexos tentando melhorar com isso o processo de comunicação.
- Comunicar a seus colaboradores as expectativas de desempenho esperadas pela organização.
- Saber o que está acontecendo em cada área de atuação da organização.
- Identificar os aspectos deficientes e/ou eficientes no desempenho da organização, gerando oportunidade de eliminação ou revisão deles.
- Fornecer feedback aos colaboradores que demonstraram um desempenho aquém do planejado pela organização.
- Identificar os aspectos que apresentam melhor desempenho;
- Tomar decisões baseadas em informações sólidas, transparentes que possam ser justificadas.
O que são metas SMART?
Considerado por diversos autores como o “pai” da administração moderna, Peter Drucker (1909-2005) desenvolveu e aplicou diversos métodos onde se difundiram no mundo dos negócios. O método SMART foi proposto por Drucker como parte da gestão por objetivos em seu livro “The Practice of Management” em 1954. SMART é um anagrama das palavras, em inglês, que define os cinco conceitos que o formam. É uma forma de definir objetivos específicos, mensuráveis, atingíveis, realistas e com um prazo determinado para atingi-los. Veja o que cada conceito representa:
- Specific (específico): um objetivo específico é limitado a um aspecto específico, tarefa ou ação de uma empresa. Para que se consiga alcançar o que foi proposto em uma meta, é necessário que todos os envolvidos tenham claro entendimento do que se trata.
- Measurable (mensurável): para ser mensurável, uma meta deve ser específica. Caso contrário, não é possível interpretar se os resultados estão dentro do esperado. Além disso, é necessário dispor de meios para medi-lo, sejam ferramentas de software ou uma metodologia de análise que permita saber em que medida o resultado esperado foi alcançado.
- Attainable (alcançável): por alcançável, se entende que um objetivo é perfeitamente alcançável nas condições disponíveis. É muito importante definir metas realistas, tendo em mente que, a partir de sua realização, você pode almejar mais alto. Por outro lado, neste ponto é importante especificar por meio de que ação ou ações se pretende atingir esse objetivo.
- Relevants (relevantes): uma meta relevante é aquela que está alinhada com os objetivos gerais de negócios. Não faz sentido considerar ações cujos resultados não sejam subsidiários a nenhum dos objetivos gerais que a empresa tem em seu plano de desenvolvimento.
- Time bound (tempo): o tempo alocado para uma meta pode torná-la inatingível ou pode dificultar sua medição. Por isso, quando definimos uma meta desse tipo, devemos sempre levar o tempo em consideração.
Por que definir metas?
Uma meta pode ser atingível, mas não ser passível de realização no ambiente particular de determinado contexto organizacional. A escolha de objetivos realista contribui para a análise da disponibilidade de recursos humanos e materiais e para a seleção de indicadores-chave de desempenho. As metas devem ter prazo para conclusão e sua realização pode ser sinônimo de autoconhecimento e técnica. A fixação de um período de tempo fornecerá informações que permitem ao gestor o progresso de alcance da meta. Assim, uma data ou cronograma de conclusão deve fazer parte da definição dos objetivos.
Definindo metas SMART no dia a dia
As metas SMART são muito utilizadas por empresas para avaliar o desempenho de seus colaboradores e funcionários. No entanto, o mesmo princípio pode ser aplicado para metas de vida pessoais, como forma de ampliar a visão e a motivação frente ao projeto desejado.
Sendo assim, a primeira coisa é definir a meta e o que se deseja alcançar com ela, quem são os responsáveis por ela, onde será realizada, como será conquistada e o porquê ela deve ser seguida.
O resultado esperado deve estar claro, assim como o tempo que será necessário para alcançá-la. Em seguida, não adianta definir metas impossíveis, que jamais podem ser alcançadas, um erro muito prejudicial que pode desmotivar a pessoa e gerar enorme frustração. As estratégias e ações devem ser desenvolvidas com vistas nos resultados esperados ainda não alcançados, e é preciso avaliar o histórico de realizações desta tarefa para verificar se é possível atingir o objetivo definido. É importante também ter em mente opiniões de colaboradores, colegas próximos, pessoas de confiança e, quando necessário, profissionais como os da saúde para auxiliar na definição clara das metas.
Por fim, é preciso verificar se a meta gera, de fato, um efeito positivo sobre o resultado que se visa alcançar, dentro do tempo delimitado para cada etapa.
Por isso, não perca tempo! Priorize as atividades essenciais, bem como aquelas que aumentam sua resiliência e satisfação hoje mesmo, e se permita alcançar os objetivos que traçou para você.
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Referências:
CARDOSO, A.L.L. et al. Planejamento de metas para redução de falhas no processo de distribuição de uma empresa transportadora. Revista Gestão Industrial. 2018;14(2).
NASCIMENTO, S. et al. Mapeamento dos indicadores de desempenho organizacional em pesquisas da área de Administração, Ciências Contáveis e Turismo no período de 2000 a 2008. R. Adm. 2011;46(4).
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