É praticamente impossível saborear um cachorro-quente, sanduíche, batata-frita ou hambúrguer, sem o tradicional ketchup, uma deliciosa maionese ou a picante mostarda de sabor inigualável, certo? E quando pensamos nesses condimentos que dão mais sabor às nossas refeições, a famosa marca Heinz logo vem a nossa mente.
Por isso, esse post vai contar um pouco da história dessa marca de sucesso em todo o mundo. Saiba porque os produtos da Heinz são referência em qualidade e têm um sabor inesquecível que os tornam a preferência de milhares de consumidores. Se você procura mais inspiração para enfrentar os desafios do mundo dos negócios, basta continuar a leitura!
Heinz: tradição da culinária alemã que deu certo na América
Tudo começa nas priscas eras de 1869, nos EUA, quando o talentoso empreendedor descendente de alemães, Henry John Heinz, que tinha 25 anos de idade e muita autoconfiança, fundou uma pequena empresa que comercializava conservas de repolho e aipo picante em potes de vidro transparentes. Nascia a promissora marca Heinz.
Os produtos tiveram uma grande aceitação do público e faziam um sucesso cada vez maior. Em 1870, a Heinz começou a fabricar a sua mostarda e, em 1873, deu-se início a produção de picles e vinagres, aumentando a linha de produtos da empresa, que só crescia. Em 1886, mais uma inovação da Heinz: o lançamento do feijão cozido enlatado ao molho. O produto é vendido até hoje em todo o mundo.
Em 1906, nascia um produto que seria o carro-chefe da marca até os dias atuais: o ketchup Heinz, que não tinha nenhum tipo de conservante.
Já em 1910, o lançamento da sopa cremosa de tomate enlatada também teve grande aceitação e procura, principalmente no inverno. Em meados de 1914, os famigerados molhos para salada Heinz foram lançados, sendo vendidos até hoje. A receita infalível de inovação dessa empresa sempre dava certo!
Mais produtos no mercado e altas vendas
Em 1928, a Heinz lança o seu feijão enlatado ao molho de tomate, que também fez um baita sucesso, bem como a linha de sopas prontas e comidas para bebês, lançadas em 1931. Por volta de 1936, a Heinz lança os famosos molhos de tomate enlatados, que são um dos campeões de vendas até hoje. Nas décadas de 40 e 50, a extensa linha de produtos da Heinz se consolidava ainda mais no mercado mundial.
Em 1961, a marca inova um pouco mais e lança a sua linha de petiscos congelados, que eram perfeitos para serem saboreados como tira-gosto. O restante da década foi marcado por expansão dos negócios e compra de outras renomadas marcas pela Heinz. A diversidade de produtos só crescia, bem como o faturamento. A marca também nunca se descuidou de inovar em sua identidade visual.
Para se ter uma ideia, em 1972, a Heinz alcançou a marca de 1 bilhão de dólares em vendas, o que inevitavelmente a fez expandir ainda mais os negócios para a África, países do leste europeu, China e as lindas Ilhas do Pacífico, até 1979. Os ventos do sucesso estavam extremamente favoráveis para a Heinz, que sempre queria oferecer o melhor produto para os clientes. Manter o pensamento positivo é fundamental para o empreendedor.
Consolidação em todo o mundo
Na década de 1980, a já extensa e inovadora linha de produtos da Heinz, acabaram se tornando a preferência de milhares de consumidores de todos os continentes. Mas um produto em particular, levaria o sucesso da marca americana a um outro patamar: o Ketchup. Intensas campanhas publicitárias foram direcionadas para esse produto em especial, já que era o mais vendido.
Por isso, nas décadas de 90 e primeira metade dos anos 2000, diversas e originais versões do famigerado ketchup da Heinz foram lançadas no mercado.
Vale destacar o lançamento do primeiro ketchup orgânico e de molhos para churrasco, que também foram um estouro de vendas. Até as embalagens dos produtos Heinz também sofreram inovações, se tornando bem mais práticas na hora de usar.
Em 2005, o lançamento da conhecida linha de molho inglês da Heinz também encantou os amantes da culinária. Em 2010, as embalagens de ketchup em sachês se tornaram mais práticas na hora de abrir, o que as fizeram ser a preferência de milhares de comerciantes. Em 2011, o lançamento de um produto que era fabricado à base de um vinagre balsâmico e ketchup também teve uma grande procura.
Já em 2015, a Heinz dá aquela inovada de sempre e lança um ketchup que vinha com a adição de pimenta, o que causava o seu sabor essencialmente picante.
Em 2019, o lançamento do ketchup desenvolvido exclusivamente para o público infantil, caiu nas graças da garotada, principalmente na hora do lanche. A mistura de vegetais feita com abóbora e cenoura tinha um sabor extremamente agradável para os pequenos.
Os números da Heinz
- Faturamento médio de 8 bilhões de dólares anual;
- Presença em nada menos do que 150 países;
- 10 produtos com diferentes versões fazem parte do portfólio da Heinz;
- Somente o famoso Ketchup da Heinz abocanha mais de 50% do mercado norte americano;
- Todo os anos, a marca vende cerca de 650 milhões de potes dos seus variados produtos e 11 bilhões de sachês de ketchup.
- Além dos EUA, a Heinz possui fábricas em 8 países, incluindo o Brasil.
E pensar que todo esse poderoso império teve início com uma modesta empresa cujos produtos eram fabricados pela mãe do seu fundador, é de se admirar o sucesso atual.
Venha para o IBND
O curso de PNL do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.
O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: