Você tem o costume de praticar exercícios físicos e manter uma alimentação saudável? Se sim, por que você faz isso? Com certeza, uma das suas respostas será: para manter a sua saúde física em dia.
Mas, além da saúde física, como você tem cuidado da sua saúde mental? Muitas pessoas não costumam pensar neste tipo de saúde e se esquecem por completo dela. Porém, assim como nosso corpo, é importantíssimo que também cuidemos da nossa mente, sem relativizar aquilo que sentimos.
Mas, infelizmente, ainda no século XXI ainda escutamos frases como “terapia é coisa de louco”, “só vai ao psicólogo quem tem problemas”, etc.. Porém, de uma vez por todas, é preciso compreender que terapia não é, de forma alguma, sinônimo de loucura. E sim: todos nós deveríamos ter um acompanhamento psicológico!
A terapia é para todos!
Historicamente, a psicologia esteve ligada aos problemas relacionados à loucura e doenças mentais. Isso faz parte da nossa história. Todavia, esta não é mais uma verdade atual. Se hoje já não vemos mais a terapia sob este olhar, cabe a pergunta: para quem é a terapia?
A resposta é muito simples e objetiva: para pessoas! Para todos aqueles interessados em mudanças!
Dentro de um processo que trabalha com a mente além do racional, o desejo de mudança está intrínseco. Afinal, todos nós temos algo em que podemos trabalhar e que desejamos mudar. Desta forma, pode-se trabalhar diferentes aspectos da vida: angústias, medos, desejos, crescimento individual, etc.
Procurar um psicólogo é sinal de amor próprio e, por assim dizer, é investir no seu desenvolvimento pessoal.
5 bons motivos para cuidar da sua saúde mental. Por que fazer terapia?
Fazer terapia - seja com um psicólogo, terapeuta, ou através de ferramentas alternativas como a Hipnoterapia - pode trazer inúmeros benefícios em todos os setores da vida. Conheça alguns bons motivos para deixar o preconceito de lado e procurar cuidar da sua saúde mental:
- Autoconhecimento
O autoconhecimento que se obtêm através de sessões de terapia nos ajudam a ter domínio sobre o nosso próprio comportamento e sobre as nossas emoções. Desta forma, conseguimos afastar pensamentos sabotadores, além de saber reconhecer sinais iniciais que causam ansiedade e estresse.
-
Medos e inseguranças
Nem sempre os nossos medos e inseguranças irão ser óbvios ou racionais. A terapia, sobretudo a Hipnose neste caso, pode contribuir para um mergulho profundo no subconsciente a fim de identificar a raiz do problema e trabalhar as angústias que tanto afetam o bem estar.
-
Motivação
A falta de motivação para trabalhar, estudar, se exercitar, sair para se divertir, etc., também pode ter raízes ocultas que podem ser descobertas através de sessões de terapia. Ao localizar estas raízes é possível trabalhar sobre elas, e devolver a motivação para a vida da pessoa.
-
Alívio da alma
A análise junto a um profissional promove o alívio da alma de forma prática, sem qualquer ligação religiosa ou carregada de misticismo. Um vazio interno que muitas vezes abre a porta para comportamentos e sentimentos negativos, portanto, podem ser tratados.
-
Relacionamentos
Lidar com as pessoas nem sempre é uma tarefa fácil. Mas, através de um acompanhamento terapêutico é possível desenvolver habilidades sociais para melhorar a qualidade dos relacionamentos interpessoais.
Por onde começar?
Agora que você já compreendeu que terapia não é coisa de “louco” e conhece alguns dos benefícios de cuidar da saúde mental, o próximo passo, logicamente, é encontrar o método terapêutico que mais te agrada.
Você pode optar por métodos mais tradicionais como a psicologia e a terapia convencional, ou partir para soluções alternativas como a Hipnose Clínica;
Uma ferramenta que atua no inconsciente humano e que estimula o autoconhecimento, aumenta a autoconfiança, entre muitos outros benefícios. Ficou interessado? Então conheça a formação em hipnose clínica do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento).
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: