Teoria de Piaget: saiba mais sobre ela

Teoria de Piaget: Desde o momento em que nascemos, iniciamos o aprendizado de uma infinidade de coisas no nosso dia a dia. No entanto, esse complexo processo de aprendizagem pode ser explicado de diversas formas, e uma das mais importantes é a teoria de Piaget. Elaboramos este artigo para te explicar, com mais detalhes, essa teoria que se tornou referência para milhares de estudiosos de diferentes áreas do conhecimento. Vamos aprender um pouco mais?

O que é a teoria de Piaget?

Elaborada pelo renomado biólogo, psicólogo e epistemólogo suíço Jean Piaget (1896-1980), essa teoria diz respeito ao complexo processo de desenvolvimento da inteligência humana. Piaget descreve que o nosso conhecimento de mundo acontece através da interação espontânea do indivíduo com o meio em que vive.

A teoria de Piaget ainda defende que a capacidade de conhecimento de uma criança acontece sempre por etapas e vai se aprimorando quando ela passa de uma fase para outra. Esses períodos de desenvolvimento sugerem, segundo a teoria, que a construção de qualquer tipo de aprendizagem só acontece com a interação do indivíduo com objetos e outras pessoas.

Assimilação e Acomodação

Esses dois elementos chaves são fundamentais para que a teoria de Piaget fique mais fácil de ser entendida. Todo o processo de aprendizagem humana, que também pode ser compreendido com a hipnose, se apoia nesses dois importantes conceitos. Vamos entendê-los melhor:

Assimilação

A assimilação é o processo na qual a criança adquire uma informação nova que ela não conhecia antes. E isso acontece através das experiências diárias, seja através de um novo desenho animado ou um brinquedo que ela nunca tinha visto. Em outras palavras, a assimilação é quando uma criança está aberta ao aprendizado constante e o seu cérebro está receptivo para armazenar o máximo de informações possíveis.

Acomodação

Já na fase de acomodação, a construção do conhecimento da criança se concretiza com a participação direta de um adulto. Quando ela começa a reconhecer as coisas, é normal confundir alguns objetos  parecidos. E com a intervenção de uma pessoa adulta, que vai mostrar para ela os nomes de cada objeto, a criança vai acomodar a informação em seu cérebro e criar um esquema de definição na sua mente.

Estágios de desenvolvimento da aprendizagem humana

Segundo a teoria de Piaget, os estágios de desenvolvimento da aprendizagem humana são:

Sensório-motor

Nesta fase (0 a 2 anos), a criança não tem nenhum tipo de autonomia e está focada no agora. A interação com os objetos ainda é pouca e sua capacidade de aprendizagem é bem pequena. Nessa idade, o bebê consegue colocar objetos uns sobre os outros ou até ordená-los, de acordo com o tamanho de cada um. Segundo Piaget, as primeiras noções da sua existência começam a ficar mais evidentes no cérebro.

Pré- operatório

Essa fase é marcada pelo evidente imediatismo e  vai dos 2 aos 7 anos. A criança começa a reconhecer a necessidade de adaptação ao meio em que vive. Nesse período, começa o processo de fala de tudo aquilo que a criança assimilou e acomodou antes. A fase pré-operatória é marcada pela existência de um ego enorme, em que a criança acha que o mundo gira ao seu redor. Ela quer ser o centro das atenções, a qualquer custo.

Operações concretas

Nessa fase, que vai dos 7 aos 12 anos, a criança começa a desenvolver um conhecimento que tenha relação com as outras pessoas mais velhas da sua convivência. A sua compreensão em relação ao seu “mundo colorido” fica mais evidente e ela consegue usar brinquedos como quebra-cabeças ou dominó. O pequeno também é capaz de fazer operações mentais com objetos concretos e começa a ter suas primeiras noções de tolerância. Mas situações abstratas ainda podem parecer um tanto confusas.

Operações formais

A partir dos 12 anos de idade, acontece um maior desenvolvimento da nossa inteligência. Mudanças perceptíveis no corpo, por causa dos hormônios, já podem ser notadas. Alguns sentimentos como revolta, incertezas e inseguranças também são bastante comuns nessa fase. O adolescente já consegue resolver cálculos matemáticos mais complexos, pois a lógica está bem mais aguçada. A sua visão de mundo se torna mais concreta, bem como a sua resiliência.

Desenvolvimento da moral na teoria de Piaget

Segundo a teoria de Piaget, o desenvolvimento da moral nos seres humanos pode ser entendido por três fases. Conheça quais são:

Anomia

Essa fase vai até por volta dos 5 anos. Não existe a noção de moral nesse período e a conduta do pequeno é guiada unicamente por suas vontades. A criança não vai se satisfazer até que seja plenamente atendida. A obediência acontece totalmente por força do hábito e não por saber o que é ou não correto.

Heteronomia

Já nessa fase, que vai dos 5 aos 10 anos, um novo tipo de comportamento costuma aparecer. Para a criança, tudo aquilo que os outros dizem que é certo, vai ser sempre correto e sem nenhum tipo de interpretação da sua parte. O mesmo acontece com aquilo que é errado, de acordo com o julgamento alheio. A opinião própria ainda não está formada.

Autonomia

Após os 10 anos de idade, começa a fase de autonomia de uma pessoa. Algumas normas de conduta começam a fazer mais sentido para o pré-adolescente, que tem uma maior capacidade de distinção do que é certo ou errado. Os acordos com os pais ou responsáveis costumam ser mais frequentes. Pouco a pouco, a autonomia do indivíduo vai sendo formada, desde que sejam respeitadas as particularidades de cada um.

O fato é que a teoria de Piaget e todas as suas fases, nos permite entender um pouco melhor como é construído o conhecimento humano.

Venha para o IBND

O curso de PNL do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!

Conheça mais:

Rodrido Huback

Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.

Gostou de nosso post? Compartrilhe:

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
X

VEJA TAMBÉM:

PUBLICIDADE

PARTICIPE NO FACEBOOK

RECEBA NOVIDADES