Tenha mais inspiração com a história da Tang

19/02/2021 às 16:47 PNL

Tenha mais inspiração com a história da Tang

Quando estamos com aquela tremenda sede em uma tarde abafada de verão, nada melhor do que um delicioso refresco bem gelado. Provavelmente você deve ter pensado na marca Tang, certo? O famoso e inovador refresco em pó de diversos sabores está presente na maioria dos lares do Brasil e do mundo, seja na hora do almoço, do lanche ou do jantar.

Esse artigo conta a história de sucesso da marca Tang. Saiba porque ela é a preferida de milhares de consumidores, mesmo diante de outras marcas conhecidas. Se você procura um pouco mais de inspiração para empreender ainda melhor no seu dia a dia, acabou de encontrar o texto ideal. Boa leitura!

Tang: ideia inovadora que deu certo

Tudo começa em 1957, nos EUA. Uma equipe de renomados pesquisadores, que era liderada por William A. Mitchell, desenvolveu um suco em pó concentrado de sabor laranja. Ao ser misturado com água, o produto se transformava em um saboroso refresco. Nascia a Tang no mundo. Inicialmente, o produto foi lançado em potes de vidro de 198g e 396g. A aceitação do público foi imensa.

Em 1959, a marca foi apresentada ao Canadá e para o restante do território americano. Mas o que ninguém esperava era o sucesso que o famoso suco em pó iria fazer com a NASA. Essa agência espacial acabou usando o produto como a bebida principal dos astronautas em seus projetos de 1962 e 1965, já que o gosto da água produzida não era agradável, no espaço sideral. Ter resiliência pode deixar a arte de empreender mais fácil.

E isso deu uma enorme visibilidade para a Tang, que caiu no gosto popular ainda mais. A marca começou a investir em campanhas publicitárias e a lançar refrescos em pó com novos sabores, o que alavancou bastante as vendas. No final dos anos 1960, a Tang começou a expandir seus negócios para outros países da Europa e América Latina. A aceitação foi imensa, por causa da facilidade no preparo e do sabor delicioso.

Mais lançamentos e muita inovação

Em 1978, a marca Tang chega ao Brasil e faz um incrível sucesso entre adultos e crianças. O tradicional refresco de frutas era cada vez mais consumido na hora das refeições, na maioria dos lares brasileiros. Suas fórmulas sempre sofreram constantes inovações como a inclusão da vitamina C e lançamentos de versões de sabores com duas frutas.

A partir dos anos 1980, a Tang passou a ser administrada pelo grupo Kraft Foods. Em 1987, o refresco em pó foi relançado com sabor 100% natural, sem adição de conservantes, com cinco vitaminas em sua fórmula e rótulos criativos. As vendas aumentaram bastante como essa nova investida da marca. No restante da década, novos sabores do refresco foram lançados no mercado mundial, para alegria dos consumidores.

Em 1994, a embalagem de vidro dá lugar para uma de plástico, mais segura de se manipular, principalmente pelas crianças. Uma campanha publicitária feita em 1995, criou um mascote para a marca Tang (o orangotango). E essa estratégia deu ainda mais visibilidade para a empresa. Já em 1996, acontece o lançamento de um dos sabores mais vendidos até hoje: laranja com abacaxi.

A Tang se tornou a preferida dos consumidores

Em 2001, os produtos Tang foram lançados na Índia, Indonésia e Vietnã. Já em 2007, uma outra versão do refresco em pó, que era enriquecida com vitaminas A, B, C e ferro, foi lançada no mercado. Ainda nesse ano, uma inovadora linha que vinha com três diferentes versões que podiam ser preparadas com leite, também foi lançada pela Tang. A novidade caiu no gosto de milhares de crianças. Da mesma forma que a vitamina D faz bem para a nossa sáude, o suco em pó Tang se tornava cada vez mais nutritivo. 

Já em 2008, a famosa versão 2 em 1 da Tang (Tangolé), disponível em quatro sabores, foi lançada. O lançamento do refresco Tang nos sabores seriguela e melancia marcaram o ano de 2009. Por volta de 2011, a Tang inova ainda mais e lança outra versão do Tangolé, que era um mix de diversos sabores que vinham em dois práticos envelopes destacáveis. Essa inovação permita que o cliente fizesse o refresco do seu sabor preferido, criando até 15 diferentes combinações.

Em 2013, acontece o lançamento do Tang sabor guaraná e, em 2015, a marca lança sabores que vinham com a adição de vitaminas C, D e zinco. Essa inovação fez a bebida ficar ainda mais nutritiva e bem aceita. Já em 2016, outra inovação: o lançamento do Tang Chá, que é um mix dos famosos chás gelados com sabores de frutas cítricas, deixando a bebida ainda mais diferenciada e saborosa.

Um festival de sabores Tang

Cada vez mais, a Tang inovava e lançava sabores diferentes dos seus famosos refrescos em pó. Mais três edições limitadas foram lançadas em 2017, o que fez a marca se destacar de vez no mercado mundial. No ano de 2018, a Tang lançou mais dois novos sabores no Brasil, para a festa dos pequenos, que não abriam mão desse refresco.

O fato é que a Tang, com suas evoluções visuais, lançamentos de vários sabores e inovações constantes, marca presença em 35 países, tem faturamento anual estimado em 900 milhões de dólares e abocanha cerca de 44% do mercado consumidor brasileiro no segmento. Agora dá para se motivar ainda mais ou não?

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Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


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