Se você é vidrado (a) em esportes, provavelmente, em algum momento da sua vida já deve ter assistido a uma eletrizante partida de futebol, basquete, tênis ou vôlei no canal ESPN, certo? O fato é que absolutamente nada escapa das atentas lentes dessa famosa rede de televisão, que é bastante conhecida pelo profissionalismo dos seus colaboradores, inovações constantes e, claro, extrema qualidade das transmissões.
Por isso, esse post vai te contar a história da norte-americana ESPN, que faz sucesso em todo o mundo. Saiba como essa empresa conseguiu se tornar a preferência de milhares de pessoas no Brasil e no mundo, quando o assunto é esportes em geral.
Chegou a hora de apreciar mais uma bela história de sucesso do mundo dos negócios, que você só encontra em nosso blog.
ESPN: uma brilhante visão de negócios
A história dessa rede começa em 1979, nos EUA. A ESPN foi fundada pelos visionários empreendedores Bill e Scott Rasmussen. O principal objetivo dos sócios, que eram pai e filho, era fazer a transmissão de partidas ao vivo de diversas modalidades esportivas, bem como documentários e programas do gênero.
A primeira transmissão feita pela ESPN foi uma partida de softball e teve uma boa audiência para a época. Todo empreendedor precisa saber como ser mais produtivo.
Logo depois desse evento, entra no ar um jornal esportivo que se tornaria um ícone desse canal até hoje, o SportsCenter, que já atingiu a marca de 50 mil apresentações. O jornal era bastante completo e oferecia notícias de várias modalidades esportivas de diversos países do mundo.
No início das atividades, a ESPN era transmitida para cerca de 1,4 milhões de assinantes que não abriam mão de ter um canal exclusivo de esportes no conforto de casa.
Em 1980, a ESPN inovou e começou a oferecer programação durante 24 horas por dia. Não foi uma tarefa fácil, por isso, o canal começou a exibir partidas de diversas modalidades esportivas e vários outros eventos relacionados aos esportes.
Afinal de contas, era preciso atender os assinantes das mais variadas preferências. E assim o fez. Cada vez mais, diferentes esportes eram transmitidos pela ESPN.
Maior audiência em todo o mundo
No restante dos anos 80, a ESPN foi ganhando mais notoriedade em diversos outros países, com suas transmissões ao vivo de partidas de futebol americano, tênis, basquete, baseball, boxe, natação, futebol, vôlei, luta livre, dentre outros.
Até o automobilismo e o atletismo também não ficaram de fora das lentes desse prestigiado canal de TV por assinatura. Com o sucesso cada vez maior, em 1989, acontece o lançamento da ESPN na América Latina.
Os anos 1990 foram de ouro para a ESPN, que só crescia em audiência e oferecia uma programação cada vez mais diversificada e de extrema qualidade para seus milhares de assinantes de todos os continentes.
Nesse período, foram criados: uma estação de rádio; a ESPN 2, que é um outro canal alternativo de esportes; a ESPN Brasil; a ESPNEWS, que é um canal somente de notícias esportivas; a revista ESPN e o inovador sistema de pay-per view.
Nos anos 2000, a emissora inova ainda mais nos serviços oferecidos ao público, cada vez mais fiel.
A criação de uma produtora e distribuidora de filmes (ESPN FILMS); uma editora de livros e almanaques; um canal voltado somente para transmissões de eventos esportivos universitários dos EUA; o ESPN MOBILE, que é um serviço (pago) de notícias do mundo dos esportes para celulares e da ESPN ONLINE GAMES, foram as principais inovações.
A ESPN se consolida ainda mais no mundo
Já nos anos 2010 em diante, com o surgimento de modernas e inovadoras tecnologias, a ESPN inovou ainda mais para dominar de vez o mundo dos esportes, quando o assunto é oferecer serviços diversificados e alternativos para os milhões de assinantes.
Essa empresa é a prova viva de que a inovação constante, tão mencionada nas histórias desse blog, é um dos segredos da prosperidade no mundo do empreendedorismo.
Nesse período, também foram criados:
- um canal online (ESPN3.com);
- uma emissora de rádio via satélite (ESPN Xtra);
- o ESPN LAB (laboratório);
- o canal ESPN 3D;
- uma moderna plataforma digital esportiva voltada para mulheres (EspnW.com);
- o canal em alta definição ESPN DEPORTES;
- o aplicativo WHATCH ESPN;
- o canal SEC Network e do ESPN +, que é um serviço de streaming.
Além disso, a ESPN sempre promoveu eventos memoráveis ligados ao cenário esportivo. O fato é que a ESPN acabou conquistando uma imensa audiência em todo o mundo e se tornando uma referência de prestígio por causa da qualidade inquestionável dos serviços oferecidos, que não deixam nada a desejar. Prova disso, são as inovações e resiliência cada vez mais constantes.
A ESPN traduzida em números
- Faturamento estimado de 4,5 bilhões de dólares;
- Aproximadamente 8 mil colaboradores;
- Presença em 65 países;
- 400 milhões de assinantes em todo o mundo;
- Transmissão anual de 16 mil eventos esportivos e mais de 65 mil horas de jogos referentes a 65 modalidades diferentes;
- Segundo a renomada revista Forbes, a ESPN é a segunda marca mais valiosa ligada ao mundo dos esportes, só perdendo o título para a gigante Nike.
Inspiração agora não vai mais faltar, certo?
Venha para o IBND
O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.
O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: