Alguns empreendedores começam seus negócios sem muita ambição, muitas vezes, somente para prover o sustento da família e nada mais do que isso. Mas o tino para os negócios e foco nos objetivos faz tudo dar tão certo, que o crescimento se torna algo inevitável, com o passar dos anos.
Esse é o caso de uma marca de altíssimo prestígio e confiabilidade em todo o mundo: a Bayer. Esse post conta um pouco da história dessa secular marca alemã que abrange diversos segmentos de mercado. Se você procura mais motivação para continuar empreendendo, está lendo o texto certo.
Bayer: mais de um século de história
O ano era 1863 e o país era a Alemanha. O comerciante Friedrich Bayer e o tintureiro Johann Weskott resolveram criar uma pequena fábrica para a produção de corantes para tingir tecidos diversos. Apesar dos desafios enfrentados e com muito trabalho, o negócio acabou dando certo. Nascia a Bayer.
Em 1867, a Bayer já contava, além da fábrica que funcionava a todo vapor, com três escritórios de vendas em diferentes cidades da Alemanha e um na vizinha Suíça. Já em 1876, a promissora Bayer começou a produção em Moscou, na Rússia. Um crescimento espantoso para uma época com pouca tecnologia.
Depois que os dois sócios fundadores da Bayer faleceram, os administradores da empresa resolveram expandir ainda mais os negócios. Em 1881, foi criada a Friedr. Bayer & Co., que já estava bem consolidada, contando com diversas fábricas pela Europa e 384 funcionários.
Inovação, crescimento e novas descobertas
Em meados de 1884, os químicos contratados pela Bayer, começaram a fazer algumas descobertas revolucionárias na área da saúde. Quatro anos mais tarde, foi criado um departamento farmacêutico, pois o foco dos negócios, pelo menos no início, era exclusivamente esse.
Em 1899, a famosa e conhecida Aspirina, que foi desenvolvida pela Bayer, chega ao mercado como analgésico e conquista o mundo. Nos anos seguintes, as vendas desse medicamento cresceram exponencialmente, apesar de todo estresse diário causado pelo rápido crescimento da empresa.
No início do século XX, os negócios para a Bayer estavam tão aquecidos, que a companhia transferiu sua sede para a cidade de Leverkusen, em 1912. Nas décadas seguintes, o desenvolvimento de importantes medicamentos que são usados até hoje, foram o estopim para o crescimento da Bayer.
A Bayer se consolida cada vez mais
Os anos 50 e 60 foram marcados por mudanças administrativas na Bayer, que tiveram um efeito benéfico para toda a empresa, que tinha o objetivo de se tornar o maior grupo químico-farmacêutico internacional. Diversas empresas de outros segmentos começaram a fazer parte de todo o negócio. Algumas competências essenciais também são imprescindíveis.
A década de 1970 representaram uma significativa expansão dos medicamentos Bayer por todo o mundo. Em 1979, é criado o Centro de Pesquisa Agropecuária da Bayer. O objetivo era investir na diversificação de produtos confiáveis e, claro, com a qualidade já conhecida pelos clientes.
Mais e mais produtos foram sendo desenvolvidos pela marca, que, cada vez mais, conquistava a confiabilidade do público. Em 1986, é fundada a Bayer USA Inc., que era uma sociedade holding que fazia a gestão de todas as empresas pertencentes a Bayer nos Estados Unidos.
No aniversário de fundação dos 125 anos da Bayer, em 1988, as vendas ultrapassavam os 40 milhões de dólares e o número de colaboradores chegava a 165 mil, em todo o mundo. A marca se tornou a primeira empresa da Alemanha a ter ações na Bolsa de Tóquio.
Anos 1990 e 2000: 100 anos da criação da Aspirina
Na década de 1990, como era de se esperar, a Bayer se consolida praticamente em todo o território americano e canadense. A empresa se torna referência em medicamentos para os consumidores desses países e continua firme no propósito de expansão para outros países. Em 1991, com os avanços tecnológicos, a gigante alemã inaugura o seu Centro de Comunicações.
O ano de 1999 foi especial para a Bayer. Fazia 100 anos que a Aspirina foi criada e a marca comemorou em alto estilo com uma diferente modificação na sede da empresa, que se transformou na maior caixa do mundo do medicamento aniversariante. Os negócios cresciam em um ritmo alucinante, com a aquisição de diversas empresas.
Em 2000, a marca alemã se torna a maior produtora mundial de insumos para artigos feitos à base de poliuretano. No ano seguinte, a Bayer compra a Aventis CropScience por cerca de 7,2 bilhões de euros e se torna uma das maiores empresas no ramo de produtos para plantas em geral.
Se é Bayer é bom
Em 2005, a Bayer se torna uma das principais fornecedoras mundiais de medicamentos que não precisam de prescrição médica. Isso fez as vendas aumentarem ainda mais para a empresa. Nos anos seguintes, os produtos Bayer foram se tornando referência em todo o mundo, por causa da sua eficácia e confiabilidade.
Atualmente, o Grupo Bayer conta com aproximadamente 350 empresas em todos os 5 continentes e tem 103.800 colaboradores. O faturamento em 2019 foi de 43,54 bilhões de euros. A multinacional atua nos setores de medicamentos, produtos químicos e para animais, plásticos, adubos e proteção para plantas.
Se pensarmos que todo esse império começou em uma simples casa que fabricava produtos para tingir roupas, é de se admirar esse gigantesco crescimento, não é?
Venha para o IBND
O curso de coach do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.
O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: