Será que é possível uma montadora de automóveis fabricar um carro que se tornaria o recordista de vendas de todos os tempos no Brasil? Sim. A Volkswagen é a prova viva disso. Essa respeitada marca alemã conseguiu realizar essa façanha justamente por causa de uma extrema visão de mercado, qualidade e confiabilidade mecânica dos seus carros, seja modelos populares ou de luxo.
Se você ficou interessado (a) em saber mais sobre a história da Volkswagen, continue a leitura do post e saiba como os carros dessa vitoriosa marca fizeram e fazem tanto sucesso até hoje no mundo inteiro. Descubra como a inovação foi de extrema importância para essa montadora de prestígio e respeito entre os clientes. Que tal acomodar-se no sofá e se inspirar com mais uma bela história do mundo dos negócios?
Volkswagen: uma ideia bem pensada que deu certo
A nossa história começa no ano de 1937, na Alemanha. O governo desse país teve a brilhante ideia de começar a produzir automóveis populares que fossem acessíveis para boa parte da falida população da época, que pudessem transportar 2 adultos e 3 crianças e que ainda fosse econômico. Por isso, inaugurou a Volkswagen, que significa “carro do povo”. A autoconfiança deve ser a peça chave na hora de empreender.
Inicialmente, a empresa era comandada pela Frente Trabalhista Alemã, que era uma organização de cunho nazista. Até 1939, com o início da Segunda Guerra Mundial, a Volkswagen só havia produzido poucas unidades do seu primeiro e icônico automóvel: o Fusca. Somente depois de 1945, a Volkswagen começou efetivamente a produção em massa de veículos. Até no final daquele ano, a marca havia produzido 1.785 modelos.
Em 1947, a Volkswagen começou a exportar o Fusca para a Holanda. Pouco a pouco, o modelo era cada vez mais aceito pelo público e chegou a representar cerca de 23% das exportações da marca. A Volkswagen era soberana no mercado de automóveis nacional e europeu, abocanhando 64%. Já em 1949, a marca chegou nos EUA e acabou conquistando o exigente mercado automobilístico americano.
Mais icônicos lançamentos e maior faturamento
A década de 50 foi de ouro para a Volkswagen. O lançamento da famosa Kombi e de outros modelos de automóveis (não tão conhecidos por aqui) foram responsáveis pelo altíssimo faturamento da marca, pois as vendas a aumentaram bastante. Além disso, a inauguração de fábricas da Volkswagen no Brasil, Canadá e Austrália, para atender a crescente demanda, marcaram esse período.
Já em 1960, o bom e velho Fusca também ganhava os famigerados motores 1.3 e 1.5. Essa década também foi marcada pelo lançamento de outros modelos de carros Volkswagen. Mas foram os anos 1970 que selaram definitivamente o sucesso e a maior consolidação da Volkswagen em todo o mundo. O Passat, lançado em 1973, foi o estopim para a marca alemã alavancar ainda mais suas vendas.
Já em 1975, os modelos Golf GTI e Polo deram as caras no mercado mundial. Em 1977, o Fusca alcançava a histórica marca de 21 milhões de unidades comercializadas, desde a sua criação. Em meados de 1979, o clássico sedã Jetta, que atualmente está em sua sexta geração, foi lançado. Ainda nesse ano, a marca lança os seus primeiros caminhões.
A Volkswagen reina em absoluto em diversos países
Os anos 80 foram marcados pelo lançamento do Golf conversível; do famoso Santana; da terceira geração do Passat, da Parati e de outros modelos. Mas um carro em especial entraria definitivamente para a história da Volkswagen: o Gol, que foi lançado em maio de 1980. Ele é o automóvel mais vendido do Brasil até hoje. Prova disso, é que ele está em sua sexta geração. Manter o pensamento positivo sempre ajuda o empreendedor.
Mesmo diante da concorrência de outras montadoras, a confiabilidade mecânica, durabilidade e, principalmente, o preço acessível, fizeram o Gol ser a preferência de milhares de consumidores durante várias décadas. Ao todo, foram mais de 8 milhões de unidades fabricadas e vendidas até hoje no Brasil.
A década de 1990 foi marcada pelo lançamento de mais 5 novos modelos de carros da Volkswagen, que também tiveram grande aceitação no mercado brasileiro. Dentre os mais conhecidos, podemos destacar o Polo (1993); o novo Passat (1996) e o Bora (1999). Ainda nessa década, a Volkswagen sofreu uma grande reestruturação administrativa por causa da aquisição de outras 5 marcas de veículos.
Mais lançamentos para se destacar da concorrência
Já em 2002, o lendário Touareg e o luxuoso Phaeton foram lançados no mercado mundial. Em 2003, outro carro que foi um dos recordistas de vendas da Volkswagen, foi lançado: o Fox. Dois anos mais tarde, o icônico Cross Fox também chega ao mercado, agradando milhares de clientes, principalmente pelo seu design. Em 2007, o SUV Tiguan é lançado. Por causa do seu preço “salgado”, as vendas desse veículo não foram tão altas.
Em 2008, a Volkswagen compra a montadora sueca de caminhões Scania. Nesse mesmo ano, a Porsche torna-se a principal acionista da Volkswagen. Já em 2010, a primeira caminhonete de médio porte da marca alemã, a Amarok, foi lançada. Esse modelo é vendido até hoje e ganhou novas versões e uma motorização mais potente. Em 2011, é a vez do compacto UP! ser apresentado ao mercado.
Já em 2014, uma nova versão do Golf (perua) também é lançada pela Volkswagen. Atualmente, essa marca alemã famosa por seus clássicos automóveis, vive uma grande crise financeira. Mesmo assim, o brilho das suas constantes inovações, dos seus marcantes slogans, da qualidade de fabricação e confiabilidade mecânica, faz a Volkswagen ser uma das empresas mais respeitadas em todo o mundo. As 119 fábricas, presença em 153 países e cerca de 610 mil funcionários, são a prova viva desse gigantesco império.
Venha para o IBND
O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.
O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: