No início do século XX, o simples ato de lavar roupas era extremamente cansativo e penoso para as donas de casa. A tecnologia existente na época ainda não tinha desenvolvido um produto que tirasse a sujeira das roupas com a máxima eficiência. Até que um dia o Omo foi inventado.
Por isso, elaboramos esse artigo que vai contar a história dessa aclamada marca, que é a preferência da maioria dos consumidores em todo o mundo. Conheça a trajetória secular de uma das empresas mais bem conceituadas do mercado, cujo lema é inovação. Acomode-se no sofá e fique conosco até o final da leitura.
Omo: sucesso desde o início
A história da marca Omo começa há mais de um século, mais precisamente em 1908, na Inglaterra. A já estabelecida Lever Brothers lançou um amaciante de roupas para auxiliar na lavagem das peças. Depois de um relativo sucesso, o produto foi modificado e virou um sabão em pó para limpeza de roupas brancas. Nascia o Omo, que revolucionaria o mercado.
Com o passar dos anos, a novidade foi ganhando mais popularidade em todo o país, com vendas cada vez maiores. Até 1954, sua fórmula considerada “mágica” por milhares de pessoas, não sofreu alterações, pois tinha uma boa eficiência na limpeza de roupas de quaisquer tecidos.
Ainda em 1954, a Unilever (antiga Lever Brothers), lançou a versão do Omo detergente em pó, que também fez um grande sucesso entre as donas de casa britânicas. Mais uma vez, a inovação sempre se mostra eficaz quando o assunto é prosperidade no mundo dos negócios. Em 1957, a marca Omo chega ao Brasil e causa um verdadeiro frenesi.
Expansão dos negócios e investimento em marketing
Os anos 1960 foram marcados pelo início do programa de expansão da marca, que se tornava cada vez mais famosa em seu país de origem. Por ser um produto extremamente prático, o poderoso sabão em pó Omo, que é uma das principais marcas da gigante Unilever, foi sendo apresentado para outros países da América Latina e Ásia. A inteligência financeira é algo essencial no mundo dos negócios.
Já a década de 1970, devido ao sucesso cada vez maior, a marca Omo resolveu inovar e lançou diversas versões do seu sabão em pó preferido dos consumidores. As fórmulas do produto eram cada vez mais eficazes na hora de deixar as roupas sempre brancas e com aquele delicioso cheirinho de limpeza. As vendas cresciam em um ritmo alucinante.
Os famigerados anos 80 também foram marcados por diversos outros lançamentos do sabão em pó Omo, com diferentes fragrâncias e versões. Até as embalagens sofreram inovações, ficando mais chamativas e contendo informações úteis aos consumidores. Outro marco dessa época foram as massivas companhas publicitárias, que evidenciaram o produto como sendo o melhor para lavar roupas.
Omo: cada vez mais vendido no mundo
Na década de 1990, a marca Omo já fazia parte do dia a dia de milhares de consumidores de 20 países, em todos os cinco continentes. Para se ter uma ideia, em 1999, ela já abocanhava 55% do mercado brasileiro em seu segmento. Mesmo diante do surgimento de outras empresas concorrentes, a marca Omo sempre se reinventou, se tornando líder absoluto de vendas.
Os anos 2000 são lembrados por muita inovação da marca inglesa. Produtos para usar em roupas coloridas, em máquinas de lavar, com alvejante, amaciante e até para roupas delicadas, foram lançados. Ou seja, todas as opções possíveis, quando o assunto era lavagem de roupas, independentemente do tecido, a Omo oferecia uma solução eficaz, pois era soberana no assunto.
Em 2007, a Omo, com seus famosos slogans, intensifica ainda mais suas campanhas de publicidade, especialmente as televisivas. Cada vez mais, a marca era considerada a melhor de todas, pois os resultados apresentados nas propagandas de TV acabavam convencendo os consumidores. A fórmula do sabão em pó mais conhecido do mundo era exclusiva. Ter uma habilidade profissional pode ajudar bastante o empreendedor.
Anos 2010: a Omo conquista de vez o mundo
Na década atual, a Omo lançou produtos com diferentes fórmulas cada vez mais eficientes, tendo uma imensa aceitação do seu público fiel. Usando uma tecnologia capaz de deixar as roupas cada vez mais brancas, a marca britânica, aliada a um marketing extremamente persuasivo e diferentes versões dos seus produtos, se consolidou na mente dos consumidores, tornando-se a primeira opção na hora das compras.
Em 2010, por exemplo, a marca inovou e lançou a versão líquida super concentrada. Já em 2012, foi a vez do Omo Multiação, que removia até as manchas mais difíceis durante o processo de lavagem. A versão Omo Roupas Delicadas (2013), o Omo Tira-Manchas (2014) e o Omo Puro Cuidado (2016), foram os grandes destaques dessa inovadora marca.
Já em 2018, mais uma dose de inovação por parte da Omo: o lançamento de uma moderna linha para limpar diferentes tipos de pisos, conhecida como Omo Pisos, disponibilizada em quatro diferentes fragrâncias. As versões Omo Sports e Omo Força da Natureza também deram as caras nesse mesmo ano.
A Omo ainda continua sempre inovando em seus produtos, deixando-os cada vez mais tecnológicos e, sobretudo, eficazes na hora de limpeza de roupas ou superfícies. Certamente, um dos segredos de todo esse sucesso é: campanhas de marketing persuasivas e muita inovação, aliada ao uso inteligente da tecnologia. Que tal se inspirar na bela história dessa marca secular?
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