Não restam dúvidas de que uma boa visão de negócios dentro de um mercado que pode ser altamente explorável e rentável, pode fazer qualquer empreendedor prosperar e ganhar reconhecimento. E uma empresa ilustra bem o que acabamos de dizer, é a Localiza. Sinônimo de qualidade e excelência em aluguel de veículos no Brasil e na América Latina, essa empresa tem um altíssimo prestígio entre os clientes.
Por isso, te convidamos a conhecer a bela história de sucesso da Localiza. Saiba como ela se tornou referência nesse serviço e por que a atenção plena e a inovação sempre foram as palavras de ordem dentro desse império.
Prepare uma boa xícara de café e inspire-se com uma bela história do nosso blog. Aproveite ao máximo a leitura!
Localiza: quase meio século de sucesso e inovação
A nossa história começa no ano de 1973, no Brasil, mais precisamente em Belo Horizonte (MG). Quatro jovens, que sonhavam em ser dar bem financeiramente na vida, tiveram uma visão de negócios de um mercado que poderia ser altamente rentável no futuro: o aluguel de carros.
Dessa forma, José Salim Mattar Jr., Eugênio Pacelli Mattar, Antônio Cláudio e Flávio Resende, resolveram investir nessa inusitada ideia e fundaram a Localiza Rent a Car.
Inicialmente, a frota da Localiza era composta de seis fuscas usados e financiados, pois o capital de giro da empresa ainda era pequeno para grandes investimentos.
Pouco a pouco, o negócio foi ganhando mais visibilidade no mercado e sua frota também foi aumentando. Em 1979, a Localiza começou o seu plano de expansão dos negócios, comprando seus concorrentes diretos e ganhando de brinde todos os seus clientes, uma estrutura montada, além de uma frota nova.
E essa estratégia acabou dando muito certo, fazendo a Localiza se tornar referência no setor de aluguel de carros, com o passar dos anos.
Como faturamento cada vez maior, nos anos 1980, a empresa começou a atuar em outros estados brasileiros, seja montando lojas próprias ou adquirindo empresas concorrentes de menor porte. O alvo da Localiza nessa época foi os estados da região nordeste, que era o destino turístico de milhares de pessoas.
Crescimento da frota e muita inovação
Em 1981, mesmo sendo considerada a maior locadora de veículos do Brasil, a Localiza ainda queria mais reconhecimento do público. Por isso, em 1983, apostou no rentável sistema de franquias, o que também acabou dando certo.
Como era um mercado altamente promissor, essa estratégia atraiu o interesse de vários empreendedores, que logo se tornaram franqueados da Localiza. A empresa ainda vendia seus carros para os clientes interessados.
Por volta de 1989, com os negócios indo de vento em polpa, a empresa já contava com uma frota de 7.200 veículos, 246 mil clientes no cadastro, e cerca de 173 lojas em todo o Brasil.
Nada mal para um empreendimento com pouco mais de 15 anos de fundação. Em 1992, mais uma dose de inovação da Localiza Rent a Car, que fundou filiais na vizinha Argentina. Foi um baita desafio, mas a ideia acabou vingando. Manter o pensamento positivo também ajuda muito.
Já em 1999, a Localiza, que sempre inovava em suas operações, criou o sistema de gestão de frotas, sendo a pioneira nesse segmento no Brasil.
O objetivo era alugar frotas para grandes empresas de diversos setores da economia. A estratégia deu tão certo que, pouco tempo depois, a Localiza já contava com quase 23 mil veículos alugados para pessoas jurídicas em todo o Brasil. Os negócios foram prosperando cada vez mais para essa conceituada empresa.
Modernização e investimentos em tecnologia
Em 2005, a Localiza se torna a primeira locadora de carros a abrir capital na Bolsa de Valores do Brasil, o que possibilitou um considerável crescimento da empresa.
Como a visão de negócios sempre foi a marca registrada dos proprietários da Localiza, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, a empresa previu que os negócios poderiam decolar ainda mais. Por isso, investiu em inovação, modernizando suas lojas e aumentando a sua já extensa frota.
Todo esse investimento acabou trazendo bons resultados para a Localiza Rent a Car.
Em 2017, a empresa arriscou em uma ousada estratégia para expandir os negócios ainda mais: firmou uma sólida parceria com a Hertz, que é uma das maiores empresas de aluguel de carros do mundo. E essa rentável parceria deu muito mais visibilidade para a Localiza nos diversos outros países que a Hertz atua. A parceria Localiza-Hertz foi um verdadeiro sucesso.
Ameaçada pela enorme concorrência dos aplicativos de transporte e outras empresas do ramo, a Localiza foi obrigada a inovar mais uma vez.
Por isso, em 2018, investiu pesado em tecnologia, criando o Localiza Way, um moderno gadget que oferece diversos serviços online para os clientes como GPS e wi-fi; o autoatendimento Localiza Express; o Mobile Checkout, dentre outras comodidades que facilitavam tanto o aluguel quanto a devolução dos carros nas lojas.
Os números da Localiza
- Presença em 7 países (Brasil e América Latina);
- Frota aproximada de 150 mil carros;
- 7.800 colaboradores (contando os franqueados);
- 579 agências;
- O valor da marca, em 2016, era de 376 milhões de reais;
- Faturamento de 4.43 bilhões de reais em 2016.
E pensar que tudo isso teve início com seis fuscas usados e comprados a crédito, podemos admirar tamanha persistência, inovação e foco nos objetivos por parte dos visionários da Localiza, certo?
Venha para o IBND
O curso de PNL do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.
O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: