Não restam dúvidas de que a inovação é um dos segredos do sucesso do mundo dos negócios. Fazer diferente para conquistar a confiabilidade dos consumidores e se destacar, é algo fundamental para que uma empresa prospere. Pode até dar muito trabalho, mas quando se torna uma referência no mercado, dificilmente perde-se essa posição.
E para exemplificar o que acabamos de dizer, vamos te contar a história de uma empresa secular: a Gillette. Saiba como ela se tornou referência em produtos de higiene pessoal e porque a inovação sempre fez parte da sua trajetória. Acomode-se no sofá, prepare sua xícara de café e boa leitura!
Gillette: inovação desde o início
Nossa história começa em 1900, quando o empreendedor norte americano King Camp Gillette teve uma ideia revolucionária de criar lâminas para barbear descartáveis e finas mas, ao mesmo tempo, extremamente fortes. Depois de vários testes, o protótipo final ficou pronto em 1901, permitindo o barbear que conhecemos hoje. Nascia a Gillette.
Em 1920, a empresa resolveu inovar um pouco a novidade, que já era um sucesso. O aparelho se tornou um pouco mais firme e preciso na hora do uso, no que diz respeito a abertura e o fechamento do mesmo. Aos poucos, esse empreendedor, que tinha grande inteligência financeira, foi fazendo pequenos ajustes na sua invenção.
Nas décadas seguintes, o aparelho para tirar pelos do corpo caiu na graça dos consumidores. O seu funcionamento era bastante simples e permitia os amantes de uma pele lisinha darem adeus aos pelos indesejáveis, sem dores ou cortes graves, tamanha sua precisão. As vendas dispararam.
Anos 50 e 60: mas inovação à vista
Com a inovação era a sua marca registrada, em 1957, a Gillette lançou no mercado o primeiro aparelho de barbear ajustável e que tinha 3 regulagens de altura das lâminas. Cada vez mais, a empresa foi inovando na sua criação para atender a necessidade de todos os consumidores. Nos anos seguintes, foram nove ajustes nos aparelhos Gillette.
Em 1965, o inovador Techmatic foi oficialmente lançado no mercado, causando uma imensa procura nas lojas. O produto tinha um moderno sistema de barbear que consistia em uma banda contínua, cilíndrica e retrátil. Dessa forma, a pessoa não precisava mais tocar na lâmina para retirar o excesso de pelos, agilizando o processo.
Até os mínimos detalhes foram pensados pela empresa. O design do Techmatic agradou tanto os consumidores, que ele foi fabricado por mais de 30 anos. Agora era possível promover uma higiene corporal muito mais eficaz. A Gillette sabia mesmo com agradar os seus clientes, por isso, se tornou um império.
Décadas de 70 e 80: novas criações para novas necessidades
E era exatamente assim que a diretoria da Gillette pensava. Em 1971, a empresa lança o moderno barbeador TRAC II, que vinha com duas lâminas, proporcionando um barbear mais rente e suave. Uma verdadeira inovação para o início dos anos 70. O sucesso foi tanto que podemos encontrar, até hoje, esse aparelho nas prateleiras das farmácias.
Por volta de 1977, a Gillette cria um inovador sistema de barbear, que consistia em um cartucho que vinha com duas lâminas com uma cabeça giratória, o que possibilitava um barbear ainda mais rente na pele. Para variar, a invenção também conquistou milhares de pessoas pelo mundo.
Paralelamente ao barbeador, que era o carro-chefe da marca, outros produtos como a famosa espuma (ou creme) de barbear, loções pós barba e desodorantes, também foram criados, para incrementar ainda mais as vendas. Atenção plena para as necessidades dos consumidores e visão de mercado, fizeram a Gillette ser a soberana em seu segmento.
Já em 1985, com a Gillette praticamente dominando o mercado de produtos de higiene pessoal, é lançado o primeiro barbeador com tiras lubrificantes. O ATRA PLUS permitia um barbear sem irritações e, ao mesmo tempo, lubrificava a pele do usuário, quando o mesmo estava se barbeando.
Anos 1990 e 2000: mais lançamentos e revolução do barbear
Essas décadas também foram marcadas por muita inovação da Gillette. Um bom exemplo foi o lançamento, em 1990, do aparelho Sensor, que se ajustava automaticamente ao contorno do rosto de qualquer pessoa. Seu moderno sistema tinha lâminas sobre molas extremamente sensíveis. Fazer a barba se tornava cada vez mais fácil e rápido.
Mas em 1998, temos a grande novidade que foi um verdadeiro estouro de vendas no mundo até hoje: o lançamento do aparelho MACH 3, que é um barbeador que vem com três lâminas, proporcionando um barbear ainda mais rente e suave.
Na década de 2000, outros aparelhos também foram lançados. A linha Gillette Fusion 5 (2006), que tinha cinco lâminas, e Gillette Body (2014), criado exclusivamente para o corpo masculino, causaram um verdadeiro frenesi entre os consumidores.
Gillette: qualidade, confiança e inovação
Fazer a barba ou promover uma depilação em qualquer parte do corpo, se tornou algo simples, prático e indolor. Em 2015, o Fusion 5 Proglide foi mais uma das várias inovações da Gillette ao longo do tempo.
Já em 2016, a marca ainda lança o barbeador Fusion 5 ProShield, que vem com uma tecnologia de ponta que permite a lubrificação antes de depois de passar as lâminas. Esse aparelho foi um dos recordistas de vendas.
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