A Programação Neurolinguistica (ou PNL) é o estudo da experiência subjetiva. Mas você sabe o que é o termo Subjetividade e como ele influencia tudo que se passa no intimo de nós seres humanos?
Uma das grandes bases de estudo da PNL é pautada na ideia de não interferir naquilo que é importante para você ou para outros. Afinal, cada um de nós enxerga o mundo por uma lente única e as nossas verdades, crenças e ideologias são apenas nossas!
Portanto, a experiência de Subjetividade é algo intimo de cada um de nós. Pessoas que, por exemplo, lêem o mesmo livro tem opiniões diferentes sobre a obra e podem gostar ou não. E esta individualidade é sempre respeitada e estudada na PNL!
Mas afinal de contas, o que é a subjetividade?
Quando dizemos que uma pessoa está sendo subjetiva, estamos falando que este indivíduo está manifestando sua opinião sobre determinado assunto. Desta forma, esta pessoa não está adotando uma postura imparcial e objetiva, mas uma postura guiada pelos seus ideais, pelas suas verdades e crenças.
Para entender a Subjetividade, primeiro é preciso compreender que ela implica diretamente em nossa existência como seres pensantes. Ou seja, cada pessoa é única em seu modo de pensar, de falar, de agir e até mesmo de sentir. E esta individualidade é moldada, sobretudo, pelas nossas experiências.
Portanto, mesmo que tenhamos características muito parecidas com outra pessoa, o conjunto total de nossas particularidades nos faz um ser singular.
Já se perguntou por que você gosta tanto de uma determinada comida e aquele seu amigo detesta? Pode parecer chocante, mas a mesma comida pode ter um sabor diferente para cada um de nós e isso é a Subjetividade!
Dito isso, fica claro entendermos que é através da experiência subjetiva que construímos relacionamentos e que estas relações nos inserem dentro de esferas sociais onde cada sujeito desempenha um papel importante.
Quer saber mais sobre este assunto e entender como a Subjetividade se aplica em âmbito profissional e social? Continue sua leitura deste artigo do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento)!
A Subjetividade e a vida em sociedade
As particularidades são indicativas da nossa posição dentro da sociedade. Pense no seu grupo de amigos por um segundo; Com certeza existem muitas semelhanças que fizeram com que vocês se unissem não é mesmo?
Pois é. Assim como a Subjetividade nos faz diferentes, ela também nos aproxima em determinados aspectos!
Mas, foi só a partir das ideias iluministas que a ideia de individualismo emergiu. E essa nova lógica de que o sujeito age conforme sua vontade revolucionou o mundo colocando o ser humano no centro das atenções.
Como a Subjetividade e a vida profissional caminham juntas
Como pudemos ver nos parágrafos acima, a Subjetividade está diretamente ligada à forma como nos organizamos em sociedade e interagimos com as demais pessoas e construímos relações com elas. E graças a isso, podemos pensar como este conceito se aplica no meio profissional e no desempenho de cada individuo com o seu trabalho.
Em uma realidade onde as organizações têm exigido maior responsabilidade, pró atividade e interação do time de colaboradores, é importante que gestores entendam os efeitos que a Subjetividade podem trazer na construção do ambiente coorporativo e no desenvolvimento profissional de cada colaborador.
A Subjetividade de cada um de nós pode ser moldada de maneira positiva e de modo a agregar valor nas relações de trabalho e, consequentemente, gerar mais e melhores resultados a organização.
A construção e remodelação da subjetividade acontecem, também, através das relações e experiências no trabalho. Fatores como cultura organizacional, hábitos, costumes, etc., podem intervir na formação dos profissionais quanto indivíduos e no seu desenvolvimento pessoal.
Por isso, pode ser importante fazer a correta gestão de pessoas através de técnicas ensinadas em um curso de pnl.
PNL: potencialize sua mente através de ferramentas eficazes de mudança de comportamento!
Considerada por nós do IBND como o “estudo da experiência subjetiva”, a Programação Neurolinguistica permite que reprogramemos nossa mente e cérebro de modo a buscar novos caminhos, corrigir falha e remodelar nossas crenças, verdades e ideologias.
A PNL oferece um estudo que nos ajuda a entender como cada um de nós pensa, age, sente e se comunica, para que sejamos capazes de identificar e aproveitar nossas capacidades para alcançar resultados que almejamos.
A Formação em PNL do IBND é para você que seja alcançar sua máxima performance, para você que deseja dominar uma linguagem mais persuasiva e clara, ressignificar lembranças negativas e modificar suas crenças subjetivas.
Venha descobrir os benefícios profissionais, pessoais e sociais da Programação Neurolinguistica junto com o IBND e garanta seu certificado internacional como Practioner em PNL através de aulas 100% práticas comandadas por um especialista com as melhores certificações do mercado.
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: