Síndrome do impostor: será que você já se autossabotou?

16/03/2023 às 14:31 Hipnose

Síndrome do impostor: será que você já se autossabotou?

Imagine-se em uma situação (se você ainda não a vive) onde você construiu uma carreira bem-sucedida em um cargo de importância, sólida e com alto salário. Você sente que merece essa posição?

Muitas pessoas ao chegar neste patamar profissional sentem que nada disso lhe pertence. E se você, por acaso, se identifica com este cenário, pode estar sofrendo da famosa síndrome do impostor, um fenômeno muito comum na atualidade e que se trata de uma forte crença limitante.

De acordo com uma pesquisa da Universidade Dominicana da Califórnia, 70% das pessoas se sentem uma fraude no ambiente de trabalho. Esta síndrome é coisa séria!

Mas como fazer para identificar e, posteriormente, vencer a síndrome do impostor? Quais as consequências dessa síndrome para a nossa vida?

Para falar mais sobre esse importante tema, convidamos os especialistas em Hipnose Clínica do IBND - Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento, continue sua leitura e bom aprendizado!

Antes de tudo, o que é a síndrome do impostor?

Termo usado pela primeira vez no fim da década de 1970, a síndrome do impostor define um padrão psicológico de desconfianças acerca da própria competência, seja ela profissional ou referente a qualquer outra esfera da vida.

Em um cenário distorcido, pessoas com essa autopercepção atribuem o sucesso das suas conquistas a fatores como a sorte, ajuda de terceiros, momentos oportunos, carisma ou quaisquer outros elementos que não estão relacionados ao seu esforço pessoal.

Em decorrência dessa incompetência que acreditam possuir, pessoas com essa síndrome temem serem descobertas como uma “fraude”. Afinal, por não acreditarem em suas próprias habilidades, acreditam que os demais também podem chegar à conclusão de que elas não estão aptas a atingir o nível de excelência atribuída-lhes.

O resultado mais óbvio das constantes dúvidas e descrenças é uma autossabotagem. O medo, a ansiedade e, sobretudo, a insegurança impede quem nutre esse padrão de pensamento a evoluir profissionalmente. 

Fique atento aos sinais da síndrome do impostor 

Assim como qualquer outra síndrome de caráter psicológico, a síndrome do impostor encoraja diversos comportamentos e pensamentos disfuncionais, os quais podem prejudicar o desempenho profissional, as relações interpessoais e aquilo mais em que ela se acredita um impostor.

Esta síndrome tem muitos sintomas, os quais falaremos abaixo; confira!

Sentimento de não pertencimento

Muitas vezes, pessoas que sofrem com a síndrome do impostor pensam que não merecem  estar onde estão. Quando isso ocorre, é comum que haja um sentimento de não pertencimento, o que, por consequência, leva a pessoa a se afastar lentamente dos grupos a que pertence.

Procrastinação

Outro sintoma muito presente na vida de quem sofre com a síndrome é a procrastinação que vem, em geral, a partir de uma insegurança do indivíduo em executar tarefas, justamente por se julgar incapaz de desenvolvê-la ou buscar o perfeccionismo em sua execução. 

Autodepreciação

Você costuma falar mal de si mesmo? Fique atento(a), pois este é um sinal que também indica a síndrome do impostor. Afinal, pessoas com essa síndrome têm dificuldades para enxergar e até mesmo aceitar suas qualidades e competências, tornando-se tóxicas consigo mesmas. 

Medo de receber críticas

Pessoas nesta situação psicológica tendem a fugir de situações em que podem ser críticas ou avaliadas, podendo adiar iniciar um projeto ou ideia criativa por medo de receber feedbacks por causa disso.

Quer aprender a lidar com as críticas da melhor maneira? Sugerimos a leitura do artigo “Critica construtiva” do IBND!

Comparação

Finalmente, chegamos a um dos principais sintomas da síndrome do impostor: a comparação. É quase uma regra que pessoas com essa síndrome só consigam encontrar boas características nos outros e nunca em si próprios.

Como reduzir esse problema?

Como você deve ter percebido, a maior parte dos sinais da síndrome do impostor são agravados à medida que o indivíduo os cultiva. Mas, então, o que pode ser feito para reduzir esse problema? 4 exercícios são fundamentais:

  1. Verificar se os maus pensamentos sobre si mesmo são comprovados e fazem sentido;

  2. Avaliar o trabalho com um olhar técnico e externo;

  3. Pedir feedbacks para pessoas que trabalham junto com você;

  4. Compartilhar suas angústias, frustrações e preocupações.

Apesar de muito comum, a síndrome do impostor pode ser superada! Neste contexto, muitas pessoas estão descobrindo na hipnose uma maneira incrível de reprogramar a sua mente e realizar de vez todos os seus sonhos e objetivos.

Chegou o momento de voltar a ser o seu maior aliado na construção e realização de sonhos!

O curso de hipnose do IBND é para você que:

  • Deseja superar desafios profissionais e pessoais;

  • Quer tratar questões emocionais, como a síndrome do impostor;

  • Está insatisfeito com seus resultados profissionais;

  • Está procurando novas possibilidades de ganhos financeiros;

  • Deseja conquistar seus maiores sonhos. 

Toda a transformação começa com uma decisão. Escolha fazer o melhor por você e conte com o Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento - IBND


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK