Não restam dúvidas de que o Japão é referência quando o assunto é tecnologia de ponta. Para se ter uma ideia, uma tecnologia que lá já é considerada obsoleta, no Brasil será novidade daqui alguns anos ainda. No segmento de automóveis, a qualidade e a durabilidade dos carros japoneses é algo espantoso.
Um bom exemplo de tudo que mencionamos acima, é a Toyota. Vamos te contar a história de sucesso dessa marca japonesa no Brasil e como os seus carros se tornaram referência para milhares de consumidores, não só por aqui, mas em todo o mundo. Precisa de mais inspiração para começar bem o dia? Continue a leitura.
Década de 1950: a Toyota aterrissa em solo brasileiro
No verão de janeiro de 1958, uma das fabricantes de carros mais conhecidas no mundo, inicia suas atividades no Brasil. A cidade de São Paulo foi a escolhida para sediar o moderno escritório da Toyota, para a época. No final desse mesmo ano, a marca japonesa importa o seu primeiro automóvel para o Brasil: o Bandeirante, que se tornou um marcante ícone.
Já em 1962, devido ao grande sucesso que o Bandeirante fazia com o público, a Toyota deu início ao processo de expansão dos negócios fora do Japão. Sendo assim, a marca começa a produzir o modelo em sua fábrica recém inaugurada na cidade de São Bernardo do Campo (SP). As encomendam cresciam em um ritmo alucinante, pois a empresa sabia como alcançar metas.
Nos anos 70 e 80, a Toyota acabou intensificando a produção do Bandeirante no Brasil. O diferencial desse carro era a sua qualidade construtiva e altíssima durabilidade, se comparado com outras marcas que já marcavam presença no Brasil há mais tempo. O sucesso e a consolidação eram somente uma questão de tempo para a marca da terra do sol nascente.
Anos 1990 e 2000: início da produção do Corolla e expansão dos negócios
Em 1996, com os negócios indo a todo vapor e um investimento de 150 milhões de dólares, a Toyota inaugura a sua segunda fábrica na cidade de Indaiatuba (SP). Dois anos mais tarde e com uma moderna infraestrutura disponível, a marca japonesa começa a produção de um carro que se tornaria o mais vendido do mundo: o Corolla.
Em 1999, depois de comemorar a fabricação de 100 mil unidades do Bandeirante, a Toyota decide interromper a fabricação do modelo. A visão de negócios da marca era tanta, que ela passou a fabricar autopeças para seus veículos em sua fábrica de São Bernardo do Campo.
Já em 2000, a Toyota não poupou despesas e fez mais um alto investimento de cerca de 300 milhões de dólares para ampliação e implementação de tecnologia de ponta na fábrica de Indaiatuba. Para a marca, os seus carros precisavam ser os melhores do mercado brasileiro.
Nos anos seguintes, outros modelos de automóveis foram trazidos para o Brasil. A camionete Hilux e o grandalhão SUV SW4 caíram no gosto dos admiradores de carros de grande porte e foram um estouro de vendas por aqui. A qualidade, confiabilidade mecânica e durabilidade acima da média dos automóveis da Toyota, era indiscutível.
Crescimento planejado e sucesso garantido
Em 2005, a Toyota resolveu expandir seus negócios ainda mais no Brasil, já que era um mercado que teve uma enorme aceitação dos seus carros. Como a fabricação de diversos modelos estava em alta, a marca japonesa criou a “Fundação Toyota do Brasil”, em 2009. O objetivo era promover uma maior sustentabilidade e causar menos impactos negativos no meio ambiente.
Em 2012, com o sucesso cada vez maior dos seus carros e com as vendas sempre em alta, a Toyota investiu cerca de 600 milhões de dólares na inauguração de mais uma nova fábrica na cidade de Sorocaba (SP). A terceira fábrica da marca em solo brasileiro, é considerada a mais moderna de todas elas e produz o compacto Etios. A Toyota sempre manteve relacionamentos saudáveis com todos os seus clientes.
Pioneira em carros híbridos e mais uma fábrica
O ano de 2013 foi marcado por uma grande inovação na Toyota. O lançamento do primeiro automóvel híbrido, o Prius, foi um marco no mercado brasileiro, principalmente no que tange a tecnologia automotiva. Como era de se esperar, o carro acabou se tornando líder isolado nesse promissor segmento. Nesse mesmo ano, a Toyota começa a exportar o Etios para a América do Sul.
Em 2014, a marca japonesa já estava totalmente consolidada no Brasil, mas queria mais. Por isso, dá início a construção da sua quarta fábrica na cidade de Porto Feliz (SP). O objetivo é a fabricação dos duráveis motores Toyota. Em 2015 e 2016, cerca de 100 mil unidades de motores 1.3L e 1.5L foram produzidas.
Já em 2017, a moderna fábrica de Porto Feliz recebe mais um investimento de 508 milhões de reais e começa a produzir motores para todas as versões do Etios. Em 2018, a Toyota comemorou em alto estilo, os 60 anos de presença no Brasil. O presente foi o lançamento do Yaris, que é um modelo intermediário entre o compacto Etios e o sedã bem sucedido Corolla.
O fato é que essa marca sempre conquistou e fidelizou o seu público-alvo no Brasil, justamente pelo excelente atendimento pós-venda e, principalmente, pela qualidade construtiva dos seus carros, além da alta durabilidade. Pelo visto, a Toyota ainda tem um longo caminho de sucesso pela frente aqui no Brasil.
Venha para o IBND
O curso de coach do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.
O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: