O Coaching é uma das metodologias de desenvolvimento humano mais populares do mundo. E o processo também ganhou bastante destaque no Brasil nos últimos anos.
Com o Coaching despertando a curiosidade de várias pessoas no meio empresarial, pensamos em fazer este texto para lhe mostrar qual é a origem dessa metodologia.
Conhecer a origem do coaching é necessário para entender como essa metodologia começou e começou ela se desenvolveu ao longo dos anos até os dias atuais.
Atualmente, o Curso de Coaching é procurado por muitas pessoas de diferentes áreas para desenvolvimento pessoal e profissional, e para a aceleração de resultados.
Qual é a origem do coaching?
A origem do Coaching não é tão recente como muitos devem estar imaginando. O termo Coach surgiu no século XVI em um povoado da Hungria.
A cidade de Kocs, que fica entre Viena (capital da Áustria) e Budapeste (capital da Hungria) foi o local de origem dessa palavra.
Por morarem próximo ao Rio Danúbio, os moradores da cidade viram a necessidade de criar carruagens resistentes e confortáveis. Com Isso, foram produzidas as primeiras carruagens com suspensão.
Feitas com molas de aço, todos os cidadãos de Kocs e cidades próximas queriam ter o privilégio de andar na carruagem, tamanho era o conforto que ela oferecia para a época.
A carruagem foi chamada de kocsi szeker, e com o tempo passou a ser chamada pelo diminutivo kocsi.
Foram os ingleses que utilizaram a carruagem que deram o nome de Coach. Para os britânicos, a palavra kocsi tinha esta pronúncia. Essa foi a origem primária da palavra Coach, ou seja, ela significa carruagem.
E apesar de não parecer com o significado atual, a origem da palavra Coach tem muito a ver com a metodologia atual.
Mas o que tem a ver uma carruagem com um processo de desenvolvimento humano? Bom, dá para entender isso com uma simples analogia. Podemos dizer que a função da carruagem é levar uma pessoa de um lugar ao outro.
E que a função do condutor da carruagem é conhecer os caminhos rápidos para fazer o passageiro ir de um ponto a outro no menor tempo possível.
Como o Coaching se tornou uma metodologia de desenvolvimento humano?
Conseguiu entender como a origem tem a ver com a concepção do Coaching no mundo atual?
Acredito que sim. Bom, para finalizar a origem do Coaching, precisamos saber quando o termo começou a se assemelhar ao que vemos hoje. Então vamos lá.
Isso aconteceu no século XIX na Inglaterra. Alunos da Universidade de Oxford, a mais antiga do Reino Unido, começaram a chamar de Coach, os professores que mais os ajudavam a melhorar o seu desempenho.
Depois de se popularizar entre os alunos, os reitores da universidade perceberam que a palavra se encaixava plenamente para denominar os responsáveis pelas equipes esportivas.
Atualmente, a tradução da palavra Coach para o português é treinador. Foi nesse ponto que o Coaching começou a se tornar mais semelhante ao que é hoje.
No século passado, mais especificamente na década de 1950, o termo Coaching surgiu para designar um conjunto de técnicas específicas para motivar esportistas. As técnicas tinham como diferencial na época, a concepção de que o principal inimigo do esportista era ele mesmo.
Em outras palavras, o Coaching começou a ser aplicado para que os competidores começassem a desenvolver suas habilidades com mais rapidez, identificando e trabalhando em cima de todos os pontos em que podiam melhorar.
O sucesso do Coaching no esporte foi tão grande que executivos, que praticavam tênis, começaram a pensar em adaptar a metodologia no ambiente corporativo.
E deu bastante certo. Atualmente, o Coaching tem muito influência no mundo empresarial.
Como podemos definir o Coaching nos dias de hoje?
Atualmente, o Coaching pode ser definido como uma metodologia de desenvolvimento humano, que pode ser usado para aceleração de resultados e transformações na área profissional e na vida pessoal.
O processo de Coaching é o estabelecimento de uma parceria entre o Coach (profissional especializado na metodologia) e o Coachee (pessoa que deseja alcançar objetivos com auxílio do Coaching).
Com a parceria, Ccoach e Coachee desenvolvem sessões, geralmente semanais ou quinzenais, com o intuito de traçar o caminho e implementar as ferramentas adequadas para o alcance de objetivos.
Podemos citar vários benefícios que o Coaching possui para a vida de uma pessoa, confira alguns deles abaixo:
- Desenvolvimento acelerado de habilidades;
- Identificação e trabalho em cima de pontos a melhorar;
- Maior produtividade e organização;
- Maior concentração no trabalho;
- Mais discernimento para tomada de decisões assertivas;
- Autoconhecimento;
- Inteligência e equilíbrio emocional;
- Resiliência;
- Geração de insights.
Estes são apenas alguns dos benefícios do Coaching. A metodologia é capaz de ajudar pessoas e empresas a aproveitarem todo o seu potencial de crescimento.
O Coaching pode ser aplicado tanto a vida pessoal como a vida profissional.
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: