Imagine uma marca que é reconhecida pelos desenhos espalhafatosos de alguns dos seus produtos, pela inovação constante com o uso de tecnologia de ponta, pelo design extremamente futurista e pela mistura inteligente de arte e ciência. Pensou na Oakley? Acertou em cheio. Essa aclamada empresa tem um imenso prestígio entre o seu público, cada vez mais fiel.
Por isso, esse post vai te contar um pouco sobre a história da Oakley. Saiba como os produtos e acessórios dessa marca acabaram se tornando uma necessidade para milhares de consumidores em todo o planeta.
Se você procura mais motivação para o seu dia a dia, acabou de encontrar a história certa. Aproveite ao máximo a leitura!
Oakley: uma mente empreendedora que fez a diferença
Tudo começa nos EUA, em 1975. O talentoso jovem Jim Jannard resolveu empreender e montou um pequeno laboratório totalmente improvisado nos fundos da garagem de sua casa.
Mesmo com apenas 300 dólares no bolso para investir, Jim começou a fabricar manoplas de motocicletas que tinham um design bastante inovador e eram feitas com material resistente, o que acabou chamando a atenção do público. Nascia a Oakley.
Mesmo com as vendas das manoplas sendo um sucesso, Jim achou que precisava criar algo que fosse único e diferenciado. Em 1980, o empreendedor criou óculos para pilotos de carros de corrida, altamente resistentes contra quedas e que protegiam os olhos contra os nocivos raios UV. Além disso, o produto, que foi um sucesso de vendas, tinha um design exclusivo. Ter uma boa habilidade profissional também é importante.
Já em 1983, a Oakley, que ganhava mais visibilidade no mercado americano, começou a produzir óculos especiais para os praticantes de esqui na neve. A aceitação foi imensa e, no ano seguinte, a Oakley lançou um óculos escuro feito de plástico e com lentes que podiam ser removidas.
Devido ao design inovador e altíssima qualidade de fabricação, além de uma grande versatilidade, os produtos da Oakley foram ganhando destaque no mercado mundial.
Mais negócios e novos lançamentos exclusivos
A partir de 1985, a Oakley investiu pesado na produção de novos e diferenciados modelos de óculos de sol, o que atraiu a atenção de milhares de pessoas, sejam elas esportistas ou entusiastas.
Os produtos dessa marca eram conhecidos pela sua praticidade, durabilidade e, principalmente, pelo design diferenciado. No restante da década, as vendas dos produtos e acessórios da Oakley aumentaram ainda mais.
Em 1993, a marca resolveu expandir ainda mais o seu ramo de atuação para as áreas de lentes solares com prescrição médica, armações de óculos com receitas e laboratório de fabricação.
E essa estratégia não poderia ter sido mais bem pensada. Todo o investimento acabou dando certo para a Oakley, que se tornou uma referência nos EUA, Europa e Ásia. A inovação sempre traz prosperidade no mundo dos negócios.
O ano de 1998 foi marcado por três grandes inovações da Oakley, apesar do sucesso das suas linhas de óculos para todas as necessidades: o lançamento de uma icônica mochila altamente tecnológica e destinada para praticantes de alpinismo; a criação dos primeiros calçados esportivos e de uma moderna linha de relógios de pulso. Como era de se esperar, os produtos tiveram grande aceitação do público.
A Oakley arrasa de vez em todo o mundo
Os anos 2000 foram marcados por diversos outros lançamentos de linhas exclusivas dos óculos da Oakley. Cada vez mais práticos, versáteis, funcionais, com design chamativo e recheados de modernos recursos tecnológicos, os produtos dessa marca se consolidaram de vez no mercado mundial.
Em 2007, a Oakley homenageou as mulheres e lançou uma linha de óculos exclusivamente feminina. Todo empreendedor de sucesso deve saber como ser mais produtivo.
Em 2008, a marca norte americana lançou uma inovadora capa para iPhone, extremamente resistente, bonita e prática. Entre os anos de 2009 e 2017, a Oakley lançou mais seis linhas de óculos que esbanjavam tecnologia, modernidade, um design jamais visto antes, além de toda funcionalidade e qualidade da marca. Os materiais esportivos da Oakley conquistaram clientes em todo o mundo.
Em 2018, a inovação, que era a palavra de ordem para a Oakley, deu as caras novamente: o lançamento de uma linha exclusiva de produtos, que iam desde roupas até os famigerados tênis. Além disso, é lançado também uma nova linha de óculos que vinha com armação específica para os praticantes de natação ou mergulho. A Oakley continua sempre inovando em seu portfólio de produtos para atender as mais variadas necessidades dos seus clientes.
Os números da Oakley
- Faturamento anual estimado de 1, 5 bilhão de dólares;
- Presença em 110 países;
- Aproximadamente 380 lojas próprias em todo o mundo;
- Cerca de 2.500 colaborares;
- Produção de 11 milhões de óculos por ano;
- Oferta de uma linha de produtos completa que incluem: carteiras, cintos, bolsas, mochilas, óculos, calçados em geral, relógios e eletrônicos;
- Cerca de 75% de todo o faturamento da Oakley é oriundo das vendas dos seus óculos, que se tornaram o carro-chefe da empresa;
- O mercado brasileiro corresponde a 8% do faturamento total da marca;
- A Oakley é considerada uma das empresas mais inovadoras do mundo.
Esperamos que essa bela história traga toda aquela inspiração necessária e mais foco para fazer o seu negócio prosperar como a Oakley. Boa sorte!
Venha para o IBND
O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.
O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: