Pele cheirosa, suave, bem hidratada e delicadamente limpa. Se você pensou no sabonete Dove, acertou em cheio. Essa prestigiada marca se tornou referência para milhares de clientes quando o assunto é higiene corporal, pois inovação constante é o seu forte, além de estratégias eficazes para atender as principais necessidades dos consumidores.
Por isso, dedicamos esse post para contar a história de sucesso da Dove pelo mundo. Conheça os motivos que levaram seus produtos a se tornarem a primeira opção na hora do banho ou de cuidar dos cabelos e saiba como uma ideia brilhante acabou dando certo. Então, é bom preparar aquela xícara de café e aproveitar a leitura ao máximo!
Dove: ideia genuína que prosperou
A nossa história começa em 1957, nos EUA, quando o sabonete Dove foi efetivamente lançado pela Lever Brothers, que futuramente se tornaria a gigante Unilever. A ideia de lançar um sabonete bem mais suave, com uma espuma cremosa, deliciosa fragrância e que não ressecasse tanto a pele como os outros sabonetes que existiam no mercado, acabou dando muito certo.
Como o produto, logo de cara, teve uma enorme aceitação em todo o país, a cada vez mais conhecida marca Dove começou a investir pesado em campanhas publicitárias para dar ainda mais visibilidade para seus cobiçados sabonetes. O grande destaque da vez foi para o alto poder de hidratação, se comparado aos sabonetes de marcas concorrentes. A estratégia foi um sucesso. Os produtos Dove estavam relacionados a uma maior qualidade de vida.
Nos anos 60 e 70, além de um eficiente e persuasivo marketing, os sabonetes Dove ganharam inovações em sua fórmula, proporcionando uma higiene corporal ainda mais eficaz e suave ao mesmo tempo. Até os dermatologistas da época indicavam os sabonetes Dove como a principal alternativa na hora do banho, o que conquistou rapidamente o gosto das consumidoras americanas.
Anos 80 e 90: expansão dos negócios mundo afora
Com as vendas cada vez mais crescentes em todo os EUA, por causa da grande aceitação do público, a marca Dove achou que era hora de expandir os negócios. Sempre inovando em seus sabonetes e fazendo altos investimentos em publicidade, principalmente as televisivas, em 1989, a Dove deu as caras na Europa, mais precisamente na Itália.
Entre os anos de 1991 e 1994, a marca norte americana foi apresentada a 55 países, incluindo o Brasil (1992). Em 1995, a inovadora versão liquida do sabonete Dove chega ao mercado, trazendo os mesmos benefícios do tradicional produto em barra. Como era de se esperar, o sucesso foi imediato, por causa da sua imensa praticidade na hora do uso.
O restante dessa década foi marcado por muitas inovações da Dove, que introduziu uma extensa linha de produtos como desodorantes, loções corporais, shampoos, condicionadores e cremes hidratantes para o corpo. As opções oferecidas eram tantas, bem como a extrema eficiência dos produtos, que a Dove acabou se tornando referência no segmento de beleza e higiene corporal, principalmente no Brasil.
Anos 2000: a Dove conquista o mundo
Como essa brilhante fase para a Dove parecia não ter mesmo fim, a marca resolveu inovar ainda mais, no início do novo século. Para se ter uma ideia, somente no ano de 2002, os produtos de tratamento para cabelo foram lançados em nada menos do que 31 países. Cada vez mais, o portfólio da Dove ia crescendo e conquistando clientes fiéis. Da mesma forma que a vitamina D faz bem para a saúde, manter os cabelos e a pele bem hidratados era um dos objetivos dos produtos Dove.
Entre os anos de 2005 e 2010, a Dove, sempre reforçando na mente dos consumidores o altíssimo poder de hidratação da sua extensa linha de sabonetes, resolveu inovar um pouco mais. Por isso, desenvolveu e lançou novos shampoos, condicionadores (para todos os tipos de cabelos) e diferentes versões de desodorantes em roll-on e spray, com agradabilíssimas fragrâncias.
As incríveis fórmulas de todos os produtos Dove, especialmente dos sabonetes, eram um dos segredos desse estrondoso sucesso da marca. A potente hidratação, fragrâncias exclusivas e duradouras, tecnologia de ponta empregada, constante inovação e alta eficiência dos produtos da Dove, proporcionaram vendas cada vez maiores e um considerável crescimento para essa empresa.
Anos 2010 em diante: A Dove se torna a marca número 1
A década atual foi marcada por lançamentos de produtos cada vez mais inovadores e com fórmulas cada vez mais tecnológicas. Entre 2010 e 2015, a Dove investiu pesado em uma linha de produtos para os cabelo e pele. A extensa linha com novas versões de desodorantes e cremes corporais ficava cada vez maior e agradou bastante o público, o que ocasionou uma imensa procura.
Entre 2016 e 2019, a Dove aprimorou a sua fórmula “mágica” um pouco mais e lançou uma moderna linha de produtos hipoalergênicos e sem perfume, destinados a pessoas com pele extremamente seca. Por isso, quando o assunto for sabonete (líquido ou barra), shampoo, creme hidratante, condicionador, desodorante e loções, seguramente, a marca Dove vem à mente da maioria dos consumidores.
A eficácia comprovada dos produtos Dove é tão grande, que essa marca é a mais recomendada por dermatologistas de países como EUA, França e Canadá. Não é à toa que os produtos Dove estão presentes em cerca de 150 países e trazem um faturamento anual de 3 bilhões de euros.
Esperamos que você tenha gostado da belíssima história da marca que é considerada a queridinha das mulheres em todo o planeta.
Venha para o IBND
O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.
O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: