Algumas marcas parecem que chegam para ficar de vez na mente dos consumidores. Seja pela inovação, produtos diferenciados ou estratégias que fazem elas se tornarem a primeira opção do segmento para os clientes, o fato é que determinadas marcas têm um imenso prestígio.
Um bom exemplo é a Adidas. Esse artigo vai te contar sobre a história de sucesso dessa marca no Brasil. Saiba como ela se tornou uma das preferidas dos consumidores, mesmo diante tanta concorrência. Precisa de mais inspiração para começar a empreender? Continue a leitura.
Adidas no Brasil: qualidade e inovação
Fundada em 1949 na Alemanha por Adolf Dassler, a Adidas só chegou em terras brasileiras em 1973, mais precisamente na cidade de São Paulo. O principal motivo da marca apostar no mercado brasileiro era o enorme interesse que milhares de consumidores já demonstravam para artigos esportivos. A Adidas já sabia como alcançar o sucesso por aqui.
A filial da Adidas foi então inaugurada para suprir tal necessidade. O lançamento de uma linha de produtos exclusivos jamais vistos antes por aqui, provou que a inovação dessa marca alemã era o seu carro chefe. Como nos anos 70 acontecerem momentos inesquecíveis no cenário esportivo brasileiro, a Adidas investiu pesado em marketing.
Quem viveu essa época, seguramente se lembra do inconfundível chinelo Adilette e do marcante tênis branco conhecido como Stan Smith, que foi um dos recordistas de venda da Adidas. Apostando em inovação, o famigerado Nite Jogger, que foi feito para corridas noturnas, foi lançado no final dos anos 1970. As vendas só cresciam ainda mais.
Anos 80: mais inovação da Adidas
Essa década foi considerada de ouro para a marca que estava cada vez mais bem conceituada entre os consumidores brasileiros, principalmente pela extrema qualidade dos produtos fabricados. Com a evolução tecnológica, a Adidas aproveitou a paixão do público pelos esportes e inovou ainda mais.
Para os corredores de rua, o Micropacer foi de grande valia para monitorar o desempenho durante a corrida. Em 1983, a marca apostou em um produto que bateria outro recorde de vendas: a icônica chuteira Copa Mundial, que é vendida até hoje. O lançamento de um tênis exclusivo para corridas selou definitivamente o inevitável sucesso da Adidas no Brasil.
Com estratégias de marketing cada vez mais eficientes, ainda nos anos 80, o tênis Hércules com exclusiva absorção de impactos, foi lançado no final da década. O produto causou uma procura tão grande nas lojas por todo o país, que a produção era praticamente ininterrupta. De fato, os produtos da Adidas caíram no gosto do consumidor brasileiro.
Anos 1990: marketing persuasivo e mais lançamentos
Mesmo já consolidada no Brasil, os anos 90 também foram marcados por diversos lançamentos da Adidas no mercado esportivo. A primeira delas foi a famosa jaqueta azul e branca para corridas de rua. Essa peça foi um marco de uma nova geração de novos produtos e acessórios dessa marca, que sabia fazer uma eficiente gestão de talentos. O marketing persuasivo também foi um dos grandes responsáveis.
Prova disso, é que outros modelos de jaquetas e calças também foram criados, conquistando mais e mais clientes. Em 1994, o lançamento da chuteira Predator causou um verdadeiro frenesi entre os amantes do futebol e bateu mais um recorde de vendas em todo o Brasil, mesmo com a entrada da concorrente Nike no mercado nacional.
Anos 2000: produtos ainda mais tecnológicos e aprimorados
A primeira década do século XXI provou que a inovação constante da Adidas acabou dando muito certo. A famosa chuteira Predator, ganhou outras versões que fizerem enorme sucesso entre alguns ícones do futebol mundial. O tênis Supernova Cushion acabou se tornando uma febre nacional que seguiu até os dias atuais.
A bola da vez para a Adidas foi o mundo da natação. Sempre usando tecnologia inovadora para a fabricação dos seus produtos em suas diversas fábricas pelo Brasil, a marca alemã ainda fez parcerias com personalidades do esporte e criou produtos diferenciados e altamente tecnológicos para nadadores profissionais ou amadores.
Anos 2010: parcerias e sustentabilidade em alta na Adidas
A década atual foi fortemente marcada pela sustentabilidade nos novos lançamentos da Adidas no Brasil e no mundo. Parcerias em prol da conservação do meio ambiente foram fechadas com outras empresas de renome internacional. A empresa direcionou parte dos seus esforços para ações que amenizam os impactos ambientais causados pela indústria.
A inovação tecnológica também ajudou bastante. O lançamento do BOOST, que é a entressola favorita entre os corredores de plantão por causa dos seus benefícios, é um bom exemplo. Uma outra entressola feita com uma absorção de impacto jamais sentida antes, também foi desenvolvida pela Adidas com o uso de tecnologia de ponta.
Outras parcerias com celebridades também foram firmadas para consolidar a marca ainda mais. Para os aventureiros e praticantes de esportes de alta performance, a Adidas também lançou uma linha de produtos exclusivos destinados para esse público. Em 2015, a marca lançou o tênis Superstar Pride Pack, voltado para pessoas LGBT.
Um lucro líquido de 3,5 bilhões de reais em 2019, cerca de 57 mil colaboradores em todo o mundo e quase 1000 fábricas, é a prova de que a Adidas revolucionou o mercado de artigos esportivos no Brasil e no mundo. E pensar que o seu fundador começou a produzir sapatos esportivos na cozinha de casa, é de se admirar tamanha evolução.
Venha para o IBND
O curso de coach do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.
O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: