Alguns empreendedores se destacam de diversas formas. Seja pela garra, superação, resiliência, incrível capacidade de gerir pessoas, foco no que se almeja, dentre outras características. Mas e quando uma pessoa se destaca nas diversas áreas em que atuou? Pode até parecer impossível, mas não é.
Preparamos esse post que traz a inspiradora história de Richard Branson, que é um famoso empresário inglês de considerável destaque no cenário musical e que também possui investimentos em diversos segmentos de mercado. Quer ter mais inspiração na hora de empreender? Essa leitura é perfeita para isso.
Richard Branson: infância problemática e visão empreendedora
Esse famoso empresário nasceu na Inglaterra em 1950. Seu pai era um advogado bastante influente na região e sua mãe era uma aeromoça. Ainda pequeno, Branson começou a sofrer de dislexia (dificuldade de aprendizado ou compreensão da leitura) e teve inúmeros problemas na escola, o levando a abandonar completamente os estudos com apenas 16 anos.
Em 1966, o jovem Branson, decidiu que queria empreender. Dessa forma, ele e seu melhor amigo criaram e lançaram a revista Student, que era totalmente direcionada e produzida por estudantes, que o incentivaram nessa ideia. Esse pequeno projeto foi um grande marco na vida desse futuro empresário de sucesso.
Gravadora Virgin: os primeiros passos rumo a fama
Os anos passaram e o tino para os negócios de Richard Branson só aumentava. Depois de algum tempo aperfeiçoando a ideia e ter conseguido capital para investir, Branson inaugurou a sua primeira empresa: a gravadora Virgin. A proposta inicial da gravadora era patrocinar e proporcionar melhorias para a revista Student, que ia de vento em polpa nos anos 70.
Como os negócios com a gravadora também estavam a todo vapor, mesmo com o início bem tímido, Richard resolveu se arriscar um pouco mais no mundo dos empreendimentos e abriu algumas lojas de discos de vinil: a Virgin Megastore.
Mal sabia ele que esse negócio seria o estopim para o sucesso, que estava prestes a dar as caras. Com a inauguração desse tipo de loja por toda a Inglaterra, Branson se tornou um empresário de respeito e bastante famoso em seu país.
Palco para diversos músicos famosos
A Virgin Records rapidamente se tornou conhecida em todo o mundo justamente por causa dos clientes que a frequentavam. Músicos e bandas renomadas como Mike Oldfield, Genesis, The Sex Pistols, Culture Club, dentre vários outros artistas, faziam as gravações das suas canções na empresa de Branson.
Com o passar dos anos, o sucesso da gravadora Virgin foi tanto, que ela chegou a ser considerada uma das 6 maiores gravadoras do mundo. Mas, por incrível que possa parecer, Richard, que era dono de uma grande inteligência relacional, ainda não se contentava com o sucesso que sua empresa fazia e decidiu empreender em outros segmentos. E assim o fez.
Expansão do império: aquisição de uma empresa de viagens e uma companhia aérea
Em 1980, Richard Branson, que já demonstrava algumas competências corporativas, arregaçou as mangas e focou naquilo que mais queria. Nesse mesmo ano, comprou uma empresa de viagens e teve amplo destaque nesse segmento. De quebra, ainda no mesmo ramo, Branson também adquiriu uma companhia aérea.
Durante esse período de expansão dos negócios de Branson, a Virgin Megastore continuou crescendo e acabou se tornando uma referência de destaque no cenário musical da época. Nos anos 70 e 80 os discos de vinil fizeram um grande sucesso. Não é à toa que existem colecionadores desses discos até hoje.
Outras conquistas
Atualmente, Richard Branson é dono de um grupo que possui mais de 200 empresas atuantes nos setores de aviação, música, entretenimento, telecomunicações e transporte ferroviário. O empresário emprega cerca de 50 mil funcionários em 30 países. O faturamento anual atinge os 18 bilhões de dólares.
E pensar que tudo começou em um pequeno distrito de Londres com uma revista modesta feita por estudantes. Hoje em dia, a fortuna de Branson, segundo a revista Forbes, é estimada em 5 bilhões de dólares. Mesmo com altos e baixos em sua vida como qualquer pessoa, Richard Branson não se deixou desanimar e manteve o foco.
V2: a nova gravadora
Em 1992, a gravadora Virgin estava em dificuldades financeiras e acabou sendo vendida por 1 bilhão de dólares para o empresário Thorn Emi. Poucos anos depois, em 1996, Branson acabou fundando uma outra gravadora, pois não queria abrir mão do segmento da música.
A V2 também fez um considerável sucesso no meio artístico e recebeu músicos famosos como Tom Jones e Powderfinger, dentre outros. Mais uma vez, Branson se tornou referência na área do entretenimento, que, segundo ele, sempre foi o seu ponto forte. Isso é o que podemos chamar de empreendedor visionário e audacioso.
Empresa que comercializa passeios ao espaço sideral
Você não leu errado. É isso mesmo! Richard Branson tem investido em mercados pouco explorados e que podem ser altamente lucrativos no futuro. Em uma parceria com a empresa Scaled Composites, o empresário pretende fundar uma empresa que vai comercializar passeios ao espaço sideral.
Por incrível que pareça, essa inusitada ideia fez o maior sucesso. Testes já estão sendo feitos e patrocinados por Branson desde 2013. Já foram vendidos mais de 500 ingressos para o passeio pelo espaço na futura Virgin Galactic, que será o provável nome da empresa de Richard.
E aí? O que achou da coragem e da visão de negócios desse empresário inglês? Inspiração não deve faltar a partir de agora, certo?
O IBND te espera
O IBND oferece soluções personalizadas que podem fazer você se tornar uma pessoa mais feliz e realizada, em todos os âmbitos da sua vida. Cobramos um preço justo e sempre priorizamos o seu aprendizado.
O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Venha aprender com a gente e sinta a diferença em sua vida. Estamos esperando você!
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: