O mundo das organizações é pautado por diversos desafios e obstáculos diários. Por isso, os profissionais precisam desenvolver determinadas qualidades comportamentais para conseguirem alcançar o sucesso almejado na carreira. E uma das mais importantes é a resiliência. Esse post vai te mostrar as vantagens de se ter resiliência no trabalho e dar dicas sobre como ser um profissional mais resiliente no dia a dia. Aproveite ao máximo a leitura!
O que é resiliência?
Chamamos de resiliência a capacidade que uma pessoa tem de se adaptar ou superar facilmente os desafios do cotidiano, sem esboçar nenhum tipo de sofrimento. Uma pessoa resiliente tem muito mais chances de se dar bem em sua vida profissional.
É claro que outras características também são importantes para que isso aconteça, mas ter resiliência no trabalho é fundamental no cotidiano. As principais qualidades de um profissional resiliente são: maior flexibilidade; autoconfiança elevada; persistência; empatia; proatividade e autocontrole. E toda essa bagagem somada às habilidades técnicas, pode deixar a prosperidade muito mais próxima.
Por que é importante ter resiliência no trabalho?
Conheça os motivos pelos quais a resiliência no trabalho pode fazer a sua carreira profissional decolar de vez rumo ao sucesso.
Menor turnover
A alta rotatividade de funcionários é um dos maiores desafios para as organizações e deve ser evitada a todo custo. O ideal é sempre manter equipes consistentes, coesas e trabalhando em total sinergia por vários anos, pois isso traz muito mais benefícios e menos custos com processos seletivos e treinamentos.
Mas quando se é resiliente no trabalho, o profissional tem muito mais disposição para enfrentar os momentos de maior turbulência e menos favoráveis. E o melhor: sem prejudicar o seu desempenho, já que o foco sempre está nas soluções ao invés dos problemas. Conheça a história de Chris Gardner.
Maior engajamento da equipe
A resiliência no trabalho também se traduz em uma equipe bem mais engajada. Um colaborador resiliente está sempre buscando a inovação constante ou alternativas para desempenhar o seu trabalho da melhor forma possível, sempre mantendo o foco nos resultados a serem alcançados.
E isso significa um considerável aumento no nível de satisfação de toda a equipe e, consequentemente, um maior engajamento. A resiliência tem uma estreita relação com a proatividade que, por sua vez, anda de mãos dadas com o engajamento.
Produtividade em alta
Seguindo a mesma linha de raciocínio acima, um turnover menor com uma equipe de funcionários engajados e deixando a sinergia prevalecer no ambiente corporativo, se traduz em uma maior produtividade dentro de uma organização. Mas vale destacar que tudo isso é responsabilidade da resiliência.
E não é preciso mencionar que, contar com colaboradores produtivos e focados 100% nos resultados do negócio, é o sonho de todo empreendedor que deseja prosperar. Por isso, a resiliência no trabalho é algo essencial para a carreira de qualquer pessoa.
Como ser mais resiliente no trabalho?
Fique por dentro das nossas dicas de ouro sobre como ter mais resiliência no trabalho para prosperar em sua carreira:
Tenha uma postura sempre positiva
Quando um profissional adota uma postura positiva e não deixa o negativismo fazer parte da sua rotina, a resiliência pode se tornar mais evidente. Manter o pensamento positivo e agir sempre com foco no que é melhor para todos, é uma ótima forma para se ter mais resiliência no trabalho. Conheça os ensinamentos do livro Quem Pensa Enriquece.
Busque o equilíbrio emocional
Ter um bom controle emocional é importantíssimo para qualquer pessoa. Apesar de muitas vezes as nossas emoções falarem mais alto, é preciso manter o equilíbrio delas. Mesmo se uma situação for desfavorável ou estressante, respire fundo e mantenha o foco nas soluções para o problema. Ficar reclamando, procurando culpados ou ser explosivo com todos não vai resolver nada. Controle-se!
Desafios são necessários
Resiliência no trabalho também significa buscar desafios constantes para aprimorar as nossas qualidades. Muitas vezes, é preciso nos colocar à prova de que somos capazes de resolver algum problema, sempre procurando uma chance de desenvolver uma nova habilidade que poderá ser útil na profissão e na vida.
Conheça as suas vulnerabilidades
Todos os profissionais têm as suas vulnerabilidades, certo? A resiliência no trabalho também significa conhecer bem quais são os seus pontos fracos e tentar aprimorá-los. Conhecer as suas fraquezas profissionais implica em um maior autoconhecimento no dia a dia. Dessa forma, podemos ter um direcionamento mais assertivo sobre como podemos melhorar e alcançar a tão sonhada resiliência.
Acima de tudo, calma!
Por fim, é fundamental saber controlar as suas expectativas em relação à sua carreira profissional. Não deixe a ansiedade tomar conta da sua vida, independente do motivo. Lembre-se: para tudo na vida existe o seu tempo. Passar o “carro na frente dos bois” não é o mais recomendado para se ter resiliência no trabalho. Dessa forma, faça a sua parte e mantenha a calma, acima de tudo!
Viu como a resiliência no trabalho é essencial para que a sua carreira seja mais próspera? Agora é colocar as nossas dicas em prática e decolar rumo ao sucesso. Não é fácil, sabemos disso, mas é possível!
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