Imagine você entrar em um restaurante que tem pranchas de surfe na decoração, além de bandeiras, mapas, enfeites de animais como cangurus, coalas e até crocodilos. Original, não é mesmo? Pois é. Mas essa foi a ideia de uma rede de restaurantes que faz o maior sucesso em todo o mundo, não só pelo marcante estilo dos estabelecimentos, mas por suas deliciosas refeições com sabor único.
Se você pensou na rede Outback Steakhouse, acertou em cheio. Esse post vai te contar um pouco da história dessa inovadora rede de restaurantes que conquistou milhares de clientes fiéis em diversos países. Procura uma história de muita inovação para se inspirar ainda mais? Está lendo o artigo certo.
Outback Steakhouse: 32 anos de sucesso e muita inovação
Em 1988, nos EUA, quatro jovens empreendedores de sucesso decidiriam inovar de uma forma totalmente original e jamais vista antes. Dessa forma, Chris T. Sullivan, Robert D. Basham, Tim Gannon e Trudy Cooper, inauguraram um restaurante temático especializado em carnes (chamado de Steak House). O que mais chamou a atenção do público foi o padrão totalmente diferenciado e criativo do estabelecimento.
O restaurante, com sua bela e inusitada decoração rústica, além de uma iluminação suave, acabou encantando os clientes, que jamais tinham visto algo do tipo. E o que falar sobre o cardápio? Para os apreciadores de carnes, o Outback Steakhouse era uma excelente opção, pois oferecia porções bastante generosas de carnes de boi, peixe ou frango, além diversos tipos de saladas. O sucesso da empresa foi meteórico.
Além do atendimento diferenciado e exclusivo de um local totalmente único, do ponto de vista dos padrões de decoração, a rede Outback Steakhouse foi se tornando a preferência dos consumidores na hora do happy hour e das refeições diárias. Pouco tempo depois, outro restaurante da rede foi inaugurado, por causa da enorme aceitação dos americanos.
Cardápio inovador e mais restaurantes abertos
Como a força motriz da rede Outback Steakhouse era a inovação, desde a decoração dos restaurantes até o cardápio oferecido (que ficava cada vez mais diversificado e com um tempero que agravada bastante), os negócios foram se consolidando ainda mais para a empresa. Em meados de 1994, já eram cerca de 200 unidades do Outback Steakhouse em todo os EUA.
Mas os empreendedores queriam que o mundo conhecesse a marca, que se tornava a preferida dos consumidores em seu país natal. Por isso, em 1996, a rede Outback Steakhouse fundou o seu primeiro restaurante no Canadá. E, como era de se esperar, os canadenses também tiveram uma imensa aceitação daquela famosa rede de restaurantes.
Em 1997, a rede Outback Steakhouse foi ainda mais longe e inaugurou a sua primeira unidade na Coréia do Sul e no Brasil. Para variar, o sucesso com os coreanos e brasileiros também foi estrondoso, já que as pessoas de ambos os países jamais tinham visto um estabelecimento com uma temática totalmente diferente do que estavam acostumados e um ambiente tão descontraído, sem mencionar o autêntico cardápio com gosto de “quero bis”.
Crescimento consolidado em todo o mundo
Já em 1998, a rede Outback Steakhouse fechou o ano com 500 restaurantes em todo o mundo. A inovadora marca OUTBACK se tornava cada vez mais difundida na mente dos seus súditos, em diversos países. Em 2001, uma estratégia de marketing bastante ousada, levou a rede Outback Steakhouse para o Afeganistão, para suprir as demandas das tropas de soldados americanos que estavam no país.
Em 2002, o mercado japonês foi outro alvo certeiro dessa marca de sucesso, o que acabou dando certo. No restante da década, a aclamada rede de restaurantes Outback Steakhouse continuou o seu plano de expansão dos negócios mundo afora. Em 2012, foi a vez da China receber a primeira unidade da famosa rede. A inovação sempre dá certo no mundo do empreendedorismo.
Um dos diferenciais do Outback Steakhouse, é o seu atendimento personalizado, o que faz o cliente querer voltar novamente. Sempre inovando e nunca deixando a mesmice tomar conta do ambiente, essa famosa rede de restaurantes oferece aquilo que o cliente realmente espera. Todo empreendedor resiliente acada prosperando.
Brindes, cortesias, atendimento especial para as crianças (que recebem lembrancinhas), descontos em horários alternativos, extenso cardápio, eventos, dentre vários outros atrativos, fazem parte do pacote de serviços oferecidos por essa marca.
Os números da Outback Steakhouse
O fato é que essa famosa rede de restaurantes norte americana, com seus marcantes slogans, acabou se consolidando na mente de milhares de consumidores de todas as idades. Vamos aos números dessa marca:
- Faturamento de 3,88 bilhões de dólares em 2017;
- 1000 restaurantes em todo o mundo (800 somente nos EUA);
- Presença em 23 países;
- 90 mil funcionários;
- 89 restaurantes em todo Brasil, espalhados em 37 cidades;
- Os restaurantes dessa rede foram projetados para acomodar, confortavelmente até 200 pessoas, em média.
A rede Outback Steakhouse, com suas constantes inovações, seja no cardápio, no atendimento ou no estilo da decoração, que torna o ambiente dos restaurantes ainda mais diferenciado, acabou conquistando um público cada vez maior em todo o mundo. E aí? Vamos inovar também? Bons exemplos que derem certo é que não faltam no mercado.
Venha para o IBND
O curso de PNL do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.
O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: