Deliciosos bolos, torradas crocantes, biscoitos recheados, pão de mel de dar água na boca e a famosa dupla dinâmica Chocottone e Panettone. Se você logo pensou na Bauducco, acertou em cheio. Algumas marcas sabem como conquistar o paladar de milhares consumidores e se tornam referência em seu segmento em todo o mundo.
Elaboramos esse artigo que vai te contar a história de sucesso dessa marca de nome italiano, mas bastante respeitada pelos brasileiros, que adoram seus produtos. Se você estiver procurando um texto inspirador, acabou de encontrar em nosso blog. Aproveite ao máximo a leitura!
Bauducco: tradição italiana no Brasil
A história dessa prestigiada marca começa na cidade de São Paulo, em 1952. O comerciante italiano Carlo Bauducco, que já residia no Brasil há 4 anos, fundou uma modesta confeitaria chamada de Doceria Bauducco. O carro-chefe da empresa eram os saborosos panettones. Mas o empreendedor também produzia biscoitos, alguns tipos de doces e salgados, em menor escala. O autoconhecimento no mundo dos negócios é crucial.
Nos anos 50, os panettones não eram tão conhecidos como são hoje, o que levou a Bauducco a divulgar o produto para os brasileiros. A estratégia deu tão certo que a doceria conseguiu vender todo o seu estoque em três dias, tamanha a aceitação do público. As vendas da Bauducco cresciam bastante nos anos seguintes.
Em 1962, para atender a grande demanda do mercado, a marca ítalo-brasileira inaugura a sua primeira fábrica na cidade de Guarulhos (SP). Novas máquinas foram compradas bem como uma nova linha de produtos Bauducco foi lançada. Até o famoso panettone ganhou uma nova embalagem, mais resistente e diferenciada. Em 1967, a marca lançou a sua primeira linha de crocantes torradas.
A Bauducco se consolida ainda mais
Em 1972, a Bauducco investe massivamente em inovadoras campanhas publicitárias, especialmente as televisivas. Essa eficiente estratégia reforçou ainda mais a marca na mente dos brasileiros. No restante da década, a Bauducco lançou diversos outros produtos, dentre eles, o famoso Chocottone (1978), que é um dos mais vendidos até hoje.
A década seguinte foi marcada pela inauguração da segunda fábrica da Bauducco, em 1983. Já em 1984, a marca lançou dois produtos que fariam um enorme sucesso: os biscoitos amanteigados e os deliciosos wafers. Pouco a pouco, a linha de produtos da Bauducco só crescia e os consumidores agradeciam. Em 1988, era lançado o primeiro biscoito salgado da Bauducco, o Sal Salito.
Os anos 1990 também foram de ouro para a marca. Em 1997, depois de vários testes e usando toda a tecnologia disponível, a Bauducco fez uma grande mudança em sua logomarca, deixando-a mais moderna e adotando a cor amarela como sendo a predominante de todas as embalagens. Em 1999, o panettone Bauducco ganhou novas versões se tornou líder absoluto no segmento.
Anos 2000: a Bauducco era a preferência dos consumidores
Com um portfólio de produtos cada vez maior, que agradava bastante devido a qualidade indiscutível e sabor delicioso, a Bauducco decidiu inovar ainda mais. A linha Bauducco Kids, inaugurada em 2001, trouxe o mini chocottone e a famosa linha Variedades Bauducco fecharam esse ano com chave de ouro.
A linha Gulosos (2003), voltada para o público infantil, o lançamento das torradas em versões light e integral (2005), a famosa barrinha Maxi Goiabinha (2006), além de diferentes versões de panettones, são bons exemplos de como a Bauducco se preocupava em oferecer sempre o melhor para os clientes. Ter resiliência é sempre bem-vindo quando vamos empreender.
Nos anos seguintes, a conhecida linha de panettones e chocottones voltava a ser o centro das atenções da marca, já que eram os produtos mais famosos. Em 2008, as crianças foram comtempladas com o Chocottone Surpresa, que trazia um brinquedo exclusivo. Os inovadores produtos da Bauducco já eram a preferência de boa parte dos consumidores.
Década de 2010: mais inovação da marca
Mesmo com o público infantil e adulto tendo uma enorme aceitação dos produtos da Bauducco, a marca sempre inovava . Em 2011, uma nova linha de saborosos lanches Roll Cake foi lançada. Já em 2012, foi a vez do delicioso bolo Pandoro ser apresentado ao mercado, o que causou uma grande procura nas prateleiras.
Já em 2013, o lançamento do pão de mel que vinha no formato de estrela e da linha de biscoitos recheados Creamy foram os destaques desse ano. Em 2014, uma extensa linha de biscoitos e barras de cereais integrais, em diversas versões e sabores, deram as caras no mercado. No ano seguinte, a linha Tostadinhas Bauducco (torradas com diferentes sabores) foi lançada, caindo no gosto do público.
Em 2017, o Chocottone recebeu mais uma nova versão com frutas vermelhas altamente selecionadas, chocolate meio amargo e cobertura de amêndoas. Já em 2018, o lançamento da sobremesa Chocolomba Snickers fez o maior sucesso entre adultos e crianças. Em 2020, a Bauducco lançou os biscoitos recheados da linha Mega Cookies, que se tornaram a preferência na hora do lanche da tarde.
A Bauducco em números
- Faturamento de 3 bilhões de reais em 2019;
- 80 lojas próprias em todo o Brasil;
- Presença em 50 países;
- Cerca de 6 mil colaboradores;
- 200 mil pontos de vendas em todo país;
- 3 enormes fábricas em São Paulo, Minas Gerais e Alagoas.
Se pensarmos que todo esse império teve origem em uma simples doceria, mas que era chefiada por um empreendedor com uma visão extremamente inovadora, podemos entender o enorme crescimento da Bauducco.
Venha para o IBND
O curso de PNL do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.
O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: