Quer empreender no segmento de bebidas? Conheça a história da Johnnie Walker

12/02/2021 às 11:17 Coaching

Quer empreender no segmento de bebidas? Conheça a história da Johnnie Walker

Você vai a uma festa ou evento e se depara com uma garrafa de formato quadrado, rótulos coloridos e com o logotipo de um homem elegantemente vestido que parece estar caminhando. Lembrou de alguma marca famosa? Se você pensou na Johnnie Walker, parabéns! Essa marca acaba de completar 200 anos de existência e tem muita história para nos contar.

Por isso, esse post vai sintetizar os principais acontecimentos ao longo da trajetória de sucesso da marca Johnnie Walker, que tem um dos uísques mais apreciados do mundo. Quer embarcar conosco nessa aventura? Então, leia até o final e conheça mais uma emocionante história, que você só encontra aqui em nosso blog.

Johnnie Walker: tradição familiar que se estende por gerações

A história dessa aclamada marca começa em 1820, na Escócia. John Walker, que era mais conhecido como Johnnie, abriu uma pequena mercearia com o dinheiro que recebeu de herança, proveniente da venda da fazenda do seu pai, que tinha falecido um ano antes. Nascia uma das marcas mais famosas do planeta: a Johnnie Walker.

Como a fazenda do pai de Johnnie também fabricava bebidas destiladas, inicialmente, o pequeno comércio seguiu a velha tradição da família e vendia chás gelados, vinhos, bebidas, além de comidas importadas de países europeus vizinhos. O atendimento primoroso e diferenciado conquistava um número de clientes fiéis cada vez maior. Saber como ser um empreendedor é fundamental para prosperar. 

Anos mais tarde, John Walker começou a observar com mais atenção o mercado de destilados, pois era bastante promissor na época, já que o consumo de uísques era cada vez maior no país.  Não deu outra: o empreendedor entrou com força total nesse mercado, produzindo sua própria linha de uísques com sabor inigualável, acrescentando esse produto no seu portfólio já oferecido aos clientes.

Inovações na fórmula e nas embalagens

Com o passar dos anos, o uísque Johnnie Walker acabou caindo nas graças dos fiéis apreciadores dessa bebida, que se tornava cada vez mais popular na Escócia. Com uma fórmula única e de sabor agradabilíssimo, os uísques Johnnie Walker estavam se tornando uma referência no segmento. Deu-se início a expansão dos negócios em 1860, já que as vendas estavam crescendo bastante.

Nesse mesmo ano, a conhecida garrafa de formato quadrado foi criada pela Johnnie Walker, o que a tornou diferenciada perante a concorrência, que usava as tradicionais garrafas redondas. Em 1865, a inovação bateu na porta: o Black Label, feito com ingredientes de altíssima qualidade, foi lançado pela marca escocesa. Como era de se esperar, foi um baita sucesso, sendo vendido até hoje.

Em 1867, mas uma inovação no design das garrafas dos uísques Johnnie Walker: a criação do famoso rótulo inclinado dava um charme a mais na linha de produtos da marca. Nos anos seguintes, os uísques da Johnnie Walker se tornavam cada vez mais refinados e de sabor indiscutivelmente único, se tornando a preferência de milhares de pessoas. Ser resiliente é de suma importância. 

Mais lançamentos no mercado e consolidação

Em 1906, a marca Johnnie Walker já contava com três tipos diferentes de uísques devidamente identificados por rótulos distintos. Devido a imensa procura e aceitação do público, em 1909, foram lançados os famosos uísques Red Label e Black Label, que se tornaram o carro-chefe da marca até hoje. Ambos seriam a preferência mundial, em pouco tempo.

As exportações das famosas e diferenciadas garrafas de uísque da Johnnie Walker para os EUA, restante da Europa, América do Sul, Ásia e Oceania, se tornaram cada vez maiores. No final da Primeira Guerra Mundial, esses produtos já eram vendidos em mais de 120 países. Nas décadas seguintes, a Johnnie Walker se consolidou no mercado mundial de vez.

Com o passar do tempo, os uísques da marca Johnnie Walker acabaram se tornando símbolo de status e poder, pois a maioria das pessoas que tomavam uísque, tinham um alto poder aquisitivo. Em 1945, as vendas eram de 1 milhão de caixas de garrafas de uísque, já em 1958, saltaram para 5 milhões de caixas. Um crescimento espantoso, sem dúvidas.

Popularização dos uísques, venda da marca e lançamentos

Nas décadas seguintes, a Johnnie Walker investiu pesado no setor de distribuição para deixar seus uísques ainda mais populares em todo o mundo.  Em 1986, a marca escocesa foi comprada por uma cervejaria irlandesa, a Guinness. Mas essa nova administração não tiraria o brilho intenso dessa já consolidada empresa, pois novos uísques da Johnnie Walker seriam ainda lançados.

O início dos anos 1990 foi marcado pelo lançamento dos renomados uísques Premier (1991) e Blue Label (1992), que definitivamente conquistaram um mercado consumidor jamais visto antes pela marca. Em 1997, foi a vez do Green Label ser lançado no mercado pela Johnnie Walker, que também teve uma grande aceitação, pelo seu sabor ligeiramente forte e adocicado.

Já na segunda metade da década de 2000, acontece o lançamento da versão Blue Label 1805 (2005), Red Label & Cola (2007), que era uma mistura de uísque com um refrigerante de cola e uma edição especial do uísque Blue Label (2008). Cada garrafa desse destilado era vendida no Brasil por R$ 1.500,00. E só chegaram 25 garrafas.

Nos anos 2010, mais inovações nas fórmulas e lançamentos dos apreciados uísques Johnnie Walker aconteceram. E isso conquistou um número maior de clientes endinheirados que apreciavam uma bebida que somente essa marca bicentenária sabe produzir. Com 28 destilarias pelo mundo, presença em 200 países e faturamento anual estimado em US$ 5 bilhões, a marca do famoso slogan “keep Walking” parece ser mesmo imortal.

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Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


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