Qual é o papel de um stakeholder em uma empresa?

29/11/2020 às 18:13 PNL

Qual é o papel de um stakeholder em uma empresa?

Administrar uma empresa é um grande desafio. É preciso implementar um modelo de gestão inteligente, que possa fazer com que o negócio flua, conseguindo novos clientes e mantendo todos motivados. Entre os diversos temas e fatores que são decisivos para o sucesso ou fracasso de uma empresa está o termo stakeholder, assunto deste artigo.

Com toda certeza, se você trabalha em alguma empresa, você já ouviu falar sobre stakeholders. Mas você sabe o que isso significa? Os stakeholders cumprem um papel decisivo para guiar as decisões de um negócio. Falaremos mais sobre a sua importância no decorrer do texto, leia até o final!

O que é um stakeholder?

A expressão Stakeholder poder ser traduzido para o português como “parte interessada”. Por isso, podemos dizer que existem diferentes tipos de stakeholders, que podem ser pessoas, outras empresas, ONGs, o governo e qualquer outro negócio que tenha interesse ou que afete direta ou indiretamente as atividades de um negócio.

Basicamente, as empresas não conseguem viver sem o stakeholder, ele é uma peça fundamental para o desempenho de um negócio. Como dissemos, existem diferentes tipos de stakeholder.

O governo, por exemplo, é um stakeholder, já que suas políticas podem afetar diretamente as empresas. Assim como um investidor-anjo também é um stakeholder por aportar capital em um projeto que precisa do investimento para se desenvolver.

Como classificar um stakeholder?

Os stakeholders podem ser classificados de duas formas. A primeira delas relaciona os stakeholders ao relacionamento que eles possuem com a empresa. Assim, eles são classificados como stakeholders internos e externos.

Os stakeholder internos são pessoas ou grupos que possui contato direto com a parte financeira do negócio, como por exemplo, investidores, proprietários, fornecedores, colaboradores, diretores, clientes, credores, entre outros. Todos esses, são peças fundamentais para a receita de uma empresa.

Já os stakeholder externos são grupos que não possuem vínculo direto com a empresa, mas podem afetar suas finanças indiretamente. Como mostrarmos acima, o governo é um stakeholder externo, já que suas políticas podem influenciar no desempenho da empresa.

Também entram nessa classificação os veículos de comunicação e os sindicatos que podem influenciar a opinião pública.

Outro tipo de classificação para os stakeholders de uma empresa se refere a importância de cada um deles no negócio. Nisso podemos dividir os stakeholders em primários e secundários.

Os stakeholders primários são pessoas ou grupos que afetam diretamente a atividade da empresa. Os stakeholder internos que citamos acima são exemplos de stakeholder primários. Estes têm influência direta nas decisões de uma empresa, sendo de grande importância para o crescimento do negócio.

Os stakeholders primários mudam conforme o porte da empresa. Pequenos negócios, por exemplo, possuem apenas clientes, colaboradores, proprietários e fornecedores com seus principais stakeholders. Já grandes empresas, amplia esse leque com a inclusão de CEOs e acionistas, por exemplo.

Já os stakeholders secundários não possuem influência direta no negócio. Logo, estes são os mesmos que os stakeholders externos. As reivindicações de um sindicato, por exemplo, podem afetar a sua empresa, mas não é algo direto. O mesmo pode se dizer para novas regulamentações e leis do governo, são situações que acabam impactando o negócio de forma indireta.

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Como analisar e engajar stakeholders?

O papel de um stakeholder é fundamental para as empresas. Direta ou indiretamente, eles podem impactar o seu negócio de maneira positiva ou negativa. Aprender a gerenciar os stakeholders é importante para garantir que a sua empresa esteja sempre bem posicionada no mercado. Confira as nossas dicas e saiba como agir:

Comunicação

Manter os stakeholders por dentro de tudo que acontece na empresa é fundamental para o negócio. Principalmente, quando falamos de stakeholders primários que influenciam diretamente na questão financeira da empresa.

Planejamento

O planejamento é um ponto chave para o sucesso de um negócio. E para promover o engajamento de stakeholders, você deve convidá-los a participar da criação de seu plano de negócios. Isso pode ser importante.

Feedback

Outro fator importante é aceitar e dar feedbacks para os stakeholders. Entender o que é feedback e usá-lo com os stakeholders é importante para ampliar a participação destes e buscar melhores resultados. Isso também ajuda bastante na construção de um engajamento ativo.

Como vimos durante todo o texto, os stakeholders tem um papel fundamental para garantir o bom desempenho da empresa. São pessoas e organizações que tem o poder de influenciar severamente negócios de qualquer porte ou segmento. Por isso, você nunca deve desconsiderá-los.

É importante conhecer bem os stakeholders do seu negócio e aprender a lidar com eles. Isso é fundamental para garantir o sucesso da sua empresa no mercado atual.

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Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


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