Ter responsabilidade é importante. Assumir e pensar previamente nas consequências de nossos atos é fundamental. Não basta apenas seguir leis, cumprir com as obrigações que possuímos, a responsabilidade tem um sentido muito mais profundo em nossa vida.
O que é responsabilidade?
Como falamos acima, a responsabilidade vai além do simplesmente cumprir com as nossas obrigações e respeitar as leis. O sentido desse conceito é bem mais amplo. Pessoas responsáveis não adotam um comportamento porque ele é certo, adota porque ele faz bem para suas vidas.
A responsabilidade nos traz a consciência de que é preciso assumir a culpa pelos nossos fracassos e não apontar o dedo para outras pessoas sempre que algo de errado acontece. Nossas escolhas nos dizem para onde vamos, onde podemos chegar, ser uma pessoa responsável não é seguir leis, mas assumir o controle da própria vida.
Eis a importância! A responsabilidade é que o não nos deixa manter a inércia, é algo que nos coloca em movimento, algo que nos faz pensar. Culpar outras pessoas pelo que fazemos é erado. Nesse sentido, ter responsabilidade é ser maduro o bastante para não ficar passivo e assumir as rédeas da nossa vida.
Como se tornar uma pessoa responsável?
Acredito que depois do tópico acima, você entendeu que a responsabilidade é importância para sua vida. Então, abaixo vamos dar diversas dicas para que você se torne uma pessoa responsável e possa ver esse conceito como uma forma de transformar a sua vida para melhor.
Confira as nossas dicas abaixo:
Assuma as consequências dos seus atos
O primeiro passo para ter responsabilidade é ser capaz de assumir tudo o que você faz. Assuma seus pensamentos, seus sentimentos, suas palavras e suas ações. Registre na sua mente de que você é o senhor da sua vida, você é quem pode decidir o que quer, só você!
Isso pode parecer difícil no começo, mas você verá com o passar do tempo, pensar antes de fazer se tornará um hábito. Ao assumir as consequências dos seus atos, você acaba buscando controlar tudo o que faz e isso será importante para que você deixe de cometer que te prejudicam, ou pior, prejudiquem outras pessoas.
Não culpe outras pessoas pelos seus erros!
Essa é uma dica clássica para criar responsabilidade. Desenvolver a autorresponsabilidade é evitar culpar outras pessoas pelas consequências dos seus atos, o que é fundamental para nos tornamos responsáveis. Os nossos atos são responsabilidade única e exclusivamente nossa. Se algo nos afeta, isso está relacionado a sentimentos que nos mesmos nutrimos e não a outras pessoas.
Culpar os outros é um grande erro! É importante entender que certas atitudes de outras pessoas nos afetem emocionalmente, mas isso não deve ser motivo para apontar o dedo para elas por conta do que nós mesmos fizemos. Como mostramos no outro tópico, ser responsável é assumir a culpa!
Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.
Não reclame, tente fazer diferente!
Outro fator fundamental para ter responsabilidade e colher os bons frutos dela é deixar de reclamar. Quem vive reclamando está impedido de fazer melhor porque não consegue sair de sua zona de conforto.
Então, a nossa terceira dica para se tornar uma pessoa responsável é deixar de reclamar e tentar fazer diferente. O hábito de reclamar atrai negatividade para a nossa vida e nos impede de ver as coisas boas que fizemos.
É fundamental que sempre que algo dê errado, nós consigamos olhar a situação e tentar fazer diferente do que fizemos e tentar reverter nossos erros.
Quando estiver errado, ouça e peça desculpas!
Assumir os erros faz parte da responsabilidade. E por isso, sempre que você estiver errado e souber disso, esteja aberto a ouvir conselhos e críticas construtivas de outras pessoas. Isso pode lhe ajudar a identificar o seu erro e a encontrar maneiras de acertar em suas próximas tentativas.
Também é fundamental pedir desculpas pelos nossos erros. Infelizmente, nem sempre nossos erros apenas nos prejudicam. Muito do que fazemos também prejudicam a vida de outras pessoas, então é fundamental que sejamos conscientes e peçamos desculpas.
Viva o presente!
Ter responsabilidade é algo que se refere ao presente, não ao passado ou ao futuro. Ser responsável é algo que devemos fazer agora, não amanhã. Por isso, a nossa última dica é que você viva o presente, reflita sobre os seus atos hoje, tente melhorar a sua vida hoje!
Postergar a nossa responsabilidade para o futuro é mais um erro que cometemos. Precisamos entender que temos o controle da nossa vida no presente e precisamos apostar no agora para termos um futuro próspero.
Faça a nossa Formação Practitioner em PNL!
No IBND possuímos uma Formação Practitioner em PNL completa. Aqui você aprenderá a utilizar todos os recursos da programação neurolinguística para melhorar a sua vida e a vida de outras pessoas. Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.
Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: