Você conhece as diferenças entre a empatia e a simpatia? A semelhante destes termos gera confusão na maioria das pessoas. Aqui, vamos lhes mostrar quais são as diferenças entre esses dois comportamentos. Será que é melhor ser simpático ou empático? Aqui, você entenderá tudo sobre estes comportamentos.
A simpatia e a empatia tratam da forma como nos agimos, nos relacionamos com outras pessoas. Por isso, muitas pessoas confundem já que elas estão presentes em nossa rotina diária. Apesar dos conceitos serem similares, existem algumas diferenças cruciais como mostraremos neste artigo.
Antes de lidar com as diferenças entre simpatia e empatia, precisamos entender melhor o que essas palavras significam, então vamos lá!
O que é simpatia?
Pessoas simpáticas são aquelas que conseguem se relacionar bem com os outros. A simpatia é um comportamento relacionado a solidariedade e visa uma boa relação com as outras pessoas.
Quem é simpático geralmente tem um bom relacionamento com a maioria das pessoas e isso acontece pelo fato da simpatia nos tornar agradáveis e positivos para os outros. As pessoas simpáticas se identificam com outras pessoas superficialmente, elas não tentam entender a outra pessoa, mas a aceitam e lidam bem em qualquer situação.
Um exemplo simples de simpatia é quando um gestor cumprimenta diariamente todos os funcionários da empresa, pergunta sempre se está tudo bem, mas ao sentir um problema ele não vai a fundo, não tenta resolver. O seu sentimento em relação ao bem-estar dos outros é superficial.
O que é a empatia?
A empatia vai mais longe do que a simpatia em relação ao contato com outras pessoas. Uma pessoa empática é aquela que busca compreender o outro e se coloca em seu lugar. Assim, ele consegue entender o ponto de vista alheio e sem julgamentos ou prerrogativas ele busca oferecer soluções para o problema.
Empatia é se colocar no lugar do outro. Isso não significa que tenhamos que concordar com os outros em todos os pontos, mas devemos entender o seu ponto de vista e apresentar um argumento ou uma solução para um possível problema. As pessoas empáticas enxergam nas relações humanas uma oportunidade verdadeira de ajudar os outros.
Um exemplo de empatia é quando uma pessoa tenta solucionar o problema de outra pessoa. Digamos que numa enchente, os moradores da parte mais baixa da rua tenham perdido muitos móveis e estão com as casas muito sujas.
A empatia no ambiente de trabalho também é importante ser praticada e adotada na cultura da empresa. Tudo fica mais fácil e fluido!
Os moradores da parte mais alta, que não foi atingida pela enchente, se unem a eles para fazer um mutirão de limpeza e tentam viabilizar a arrecadação de novos móveis, roupas e utensílios domésticos. Estas pessoas estão colocando a empatia em prática e buscando verdadeiramente formas de ajudar outras pessoas a superarem esta dificuldade.
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Quais são as diferenças entre simpatia e empatia?
Como podemos perceber, a principal diferença entre simpatia e empatia é a profundidade das relações com os outros. A simpatia é positiva, gera sentimentos, gera afeto e afeição por alguém, mas o envolvimento é mais superficial, uma pessoa simpática não se envolve para atender ao problema ou entender o ponto de vista do outro.
Já a empatia é o comportamento de se colocar no lugar da outra pessoa. Isso ajuda a compreender diferentes pontos de vista e lidar com situações distintas. Muitas vezes, a empatia é confundida com uma livre aceitação ou concordância com tudo, mas não é verdade.
Uma pessoa empática entende que não precisa concordar com a outra pessoa para ajudá-la, ela apenas busca reconhecer o problema, entende a opinião do outro e respeita. Assim, ela consegue encontrar soluções e também consegue trazer argumentos que possam ajudar a pessoa a ampliar o seu ponto de vista.
Você é mais empático ou simpático?
Depois de entender as diferenças entre a empatia e a simpatia, você consegue responder a pergunta deste tópico? Obviamente, ser uma pessoa empática dá bem mais trabalho e gera muito mais envolvimento do que ser apenas simpático.
A empatia é uma habilidade bastante cobrada atualmente no mundo corporativo. Gestores e empresários devem ser empáticos, eles precisam demonstrar que se importam verdadeiramente com os seus colaboradores. De fato, a empatia é uma habilidade chave para quem pretende se tornar um líder e assumir um cargo de gestão ou direção no futuro.
Podemos dizer que ser simpático é o mínimo que podemos ser para lidar bem com outras pessoas e ser empático é uma forma de nos conectarmos com os outros e geramos oportunidades importantes na vida pessoa e profissional. Se deseja se tornar uma pessoa empática, aqui vi uma dica: aprender a empatia fica muito mais fácil com a ajuda do coaching e da PNL.
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