Você ao que se refere a psicologia positiva? Antes de entender a sua relação com o processo de coaching, é preciso esclarecer essa ciência relativamente nova que teve seus estudos iniciados na década de 90, com o psicólogo Martin Seligman e Christopher Peterson, na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos.
Assim como o nome explicita, a psicologia positiva busca entender o lado saudável do ser humano e, através disso, promover um funcionamento mais positivo do cérebro para com as emoções, relacionamentos, realizações, etc.
Impossível por meio dessa sucinta descrição não relacionar psicologia positiva e coaching, visto que ambos os processos propõem a transformação do ser humano para o seu desenvolvimento.
Para tratar mais sobre esse assunto com propriedade, convidamos o especialista e professor do curso de coaching do IBND, Rodrigo Huback, para contribuir com seus conhecimentos. Acompanhe-nos!
O encontro da psicologia positiva e do coaching
A psicologia positiva se ajusta naturalmente ao coaching e vice-versa, à medida que ambos entendem que as pessoas são basicamente saudáveis, engenhosas e motivadas para o crescimento - ainda que em muitos casos isso não ocorra naturalmente e seja preciso um certo “empurrão”.
Essa abordagem terapêutica pode servir e muito ao coaching, pois tem como foco o estudo das condições e dos processos que contribuem para o florescimento humano e social.
Logo, ambos apresentam características em comum, por exemplo:
-
Compreensão dos valores e propósitos de vida;
-
Estabelecimento de metas;
-
Trabalhar fortalezas e potencializar talentos;
-
Minimizar fatores limitantes;
-
Transformar o mindset e o comportamento para ser mais produtivo;
-
Desenvolver autoconhecimento e equilíbrio emocional;
É desta forma que surge o chamado Coaching Positivo, que utiliza a metodologia do coaching “tradicional” tendo a psicologia positiva como base. Vamos entender mais sobre ele!
O que é o coaching positivo?
Com o objetivo de ajudar o coachee (cliente) a aplicar suas forças de caráter, melhorar o desempenho, alcançar objetivos e progredir na vida pessoal e profissional, o coaching positivo se sustenta nas potencialidades de cada indivíduo.
É uma metodologia que propõe o despertar da consciência para tudo aquilo que temos de melhor a oferecer para nós mesmos e para o mundo. Assim, poderemos fazer as melhores escolhas, valorizarmos aquilo que somos, construir relacionamentos cada vez mais saudáveis e, por consequência, sermos mais felizes.
Na prática, o coaching positivo pode se valer de inúmeras ferramentas como, por exemplo:
-
Assessment: busca avaliar e identificar as principais habilidades e competências das pessoas, com o objetivo de identificar o perfil comportamental.
-
Roda da vida: consiste em realizar avaliações pessoais para diferentes áreas da vida (trabalho, relacionamentos, etc.).
Pare e reflita: suas ações têm gerado resultados positivos?
Quais são os seus objetivos de vida? Suas ações atuais têm sido positivas ou negativas? Elas estão te aproximando ou te distanciando dos seus propósitos?
É preciso estar constantemente atento às suas ações e emoções. Afinal, a positividade estimula a produtividade, a motivação e os resultados. Por isso, vale a pena investir no aprendizado de um mindset que te aproximará da felicidade.
Afinal, o que todo ser humano, independente de credo, raça e cultura busca nessa vida?
Ser feliz e sentir orgulho de si mesmo!
Gostou desse conteúdo e quer aprender mais sobre como o coaching pode transformar a sua vida? Conheça o curso de coach do IBND!
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: