Que sensação você teria ao se deparar com um carro que esbanja um lindo design futurista, fino acabamento com materiais agradáveis ao toque e qualidade tecnológica indiscutível? A melhor possível. E tudo isso se traduz em uma marca que tem “paixão pela vida”: a Renault. Seus carros conquistaram milhares de clientes em todo o mundo e vêm ganhando cada vez mais espaço nesse mercado.
Por isso, esse post traz a história da montadora Renault. Saiba porque seus carros fazem um grande sucesso entre o público e são vistos cada vez mais nas ruas. Descubra como a inovação constante fez a Renault se tornar uma marca de prestígio. Procura mais inspiração para empreender melhor? É só continuar a leitura!
Renault: mais de um século de sucesso e inovação
A nossa história começa nas priscas eras de 1898, na França. Os irmãos Louis, Marcel e Fernand Renault, que eram bastante resilientes, inauguraram uma pequena fábrica de automóveis, depois de Louis ter construído o seu primeiro carro, com apenas 21 anos de idade. Nascia a Renault, uma marca promissora que iria fazer muito sucesso. Nesse mesmo ano, a empresa criou os seus dois primeiros modelos, que venderam 76 unidades no total.
Em 1901, a Renault, mesmo com o baixo número de encomendas anteriores, desenvolveu mais dois modelos de automóveis, que tiveram uma grande aceitação do público francês. O sucesso foi tanto que obrigou a montadora a inaugurar uma nova fábrica na Bélgica. Como as competições automobilísticas eram bastante frequentes na Europa, os empreendedores da marca logo investiram em modelos para corridas, o que acabou dando certo.
Expansão dos negócios e crescimento acelerado
Em 1905, a Renault começa a investir no desenvolvimento de motores de aviões. O sucesso também foi certeiro. No ano seguinte, a marca lança o seu primeiro ônibus. Pouco a pouco, os carros da Renault foram ganhando cada vez mais visibilidade no mercado automobilístico mundial. Em 1913, a marca já atingia a produção de 10 mil carros por ano e tinha 5 mil colaboradores.
Nos anos seguintes, os veículos da Renault passaram a marcar presença em 49 países pelo mundo. Mesmo com a forte concorrência da rival Citroen, a Renault sempre empregava tecnologia de última geração em seus carros e muita inovação, principalmente no design dos mesmos, o que é uma característica marcante até os dias atuais. Nos anos 1920, foram lançados 5 novos modelos diferentes de automóveis, que fizeram bastante sucesso.
A década de 30 foi marcada pelo lançamento do primeiro modelo compacto da Renault e pelas altas vendas dos modelos lançados nos anos anteriores. Durante a Segunda Guerra Mundial, a montadora francesa se dedicou exclusivamente à produção de materiais para fins militares. Somente em 1946 é que foi retomada a fabricação de veículos de passageiros, que era o seu forte. As vendas aumentaram bastante nos anos seguintes.
Mais inovação e diversos lançamentos da Renault
Em 1955, a Renault se tornou a maior exportadora de automóveis de toda a França. Alguns modelos, como o famoso Renault 4, vendeu mais de 8 milhões de unidades em todo o mundo. Diversos outros modelos foram lançados pela marca nos anos seguintes, conquistando uma enorme parcela do mercado consumidor mundial. Saber manter o bom controle emocional no trabalho também ajuda bastante.
Os anos 60 e 70 foram marcados pelo lançamento de mais 4 modelos de automóveis pela Renault, cada vez mais tecnológicos, luxuosos e com um design inovador. O sucesso era tanto que, em 1982, a Renault já era considerada a segunda maior fábrica de automóveis da Europa a fabricar carros nos EUA, só perdendo o posto para a alemã Volkswagen. No restante da década, mais 4 modelos foram lançados no mercado mundial.
Os anos 1990 foram marcados por uma consolidação ainda maior dos carros da Renault em todo o mundo e pela chegada no Brasil. Além disso, mais 9 diferentes modelos foram lançados pela montadora durante essa década de ouro. As vendas simplesmente triplicaram por causa da imensa aceitação, tanto no Brasil quanto em outros países. Essa é a prova de que inovação aliada a uma visão de mercado sempre dá certo.
A Renault conquista o mundo
Com o estrondoso sucesso que essa marca francesa fazia no mundo inteiro, os anos 2000 foram marcados pelo lançamento de mais 6 novos modelos de carros, para todos os gostos e bolsos. A versatilidade, tecnologia de ponta e as qualidades mecânicas dos carros da Renault, agradavam homens e mulheres de todas as idades. E essa estratégia foi primordial para o sucesso da montadora perante o seu público.
Modelos compactos, sedãs, populares, de luxo, hatchs, perua, multiuso, utilitários, dentre outros, eram fabricados pela Renault. Como a inovação sempre foi o seu ponto forte, a marca francesa lançou entre os anos de 2010 e 2016, mais 9 modelos de carros. Alguns deles, como o Duster e o Kwid, tiveram uma fila de espera de mais de três meses, na época do seu lançamento, por causa da altíssima procura.
O fato é que a Renault, com suas constantes inovações, slogans marcantes, campanhas publicitárias persuasivas, teve um faturamento de 45,33 bilhões de Euros (2015), conta com 122 mil funcionários e está presente em 128 países. E pensar que todo esse império foi criado graças a ideia brilhante de um jovem que resolveu construir carros, é digno de aplausos e muita admiração.
Venha para o IBND
O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.
O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: