Saiba por que a PNL é fundamental no dia a dia dentro de qualquer empresa
Se você é empresário e está procurando uma forma de aumentar a produtividade dos seus colaboradores durante o expediente no trabalho, temos uma solução: um curso de PNL. Isso pode ajudar bastante no dia a dia em qualquer empresa.
Mas se você nunca ouviu falar e ficou curioso para saber mais sobre ela, está lendo o artigo certo. Vamos mostrar por que o uso da PNL no ambiente corporativo está cada vez mais comum.
Os resultados são surpreendentes. Fique conosco até o final e boa leitura!
O que é e por que usar a PNL?
A programação neurolinguística, conhecida como PNL, é um conjunto de técnicas que visam aperfeiçoar nossos comportamentos que estejam impedindo o desenvolvimento profissional e pessoal.
No mundo corporativo, um curso de PNL vai aprimorar aspectos como liderança, criatividade, empatia, eficiência, dentre outros.
Essa poderosa técnica estuda a maneira que as pessoas processam as informações e como fazem a representação da realidade em suas mentes.
Com a PNL, podemos modificar diversos comportamentos que fazemos em função de alcançar os resultados almejados. E isso pode fazer uma diferença positiva para o gestor de uma equipe.
Diversas empresas já usam a PNL para aprimorar as habilidades pessoais dos seus colaboradores.
O principal objetivo é desenvolver atitudes de liderança, como uma gerência eficaz, e promover a melhoria das relações entre os funcionários.
Como funciona a PNL em uma empresa?
As técnicas de PNL dentro de um ambiente organizacional seguem uma lógica: as pessoas se comportam de uma certa forma porque desconhecem outra maneira de agir.
Por isso, acreditam que essa forma de comportamento adotada é a que fará com que elas alcancem seus objetivos profissionais.
O ponto chave é que elas desconsideram as demais opções, pelo simples fato de não conhece-las a fundo. É exatamente nessa hora que um practitioner em PNL entra em cena, oferecendo outras alternativas viáveis de comportamento.
A primeira coisa a se fazer é a definição clara e precisa dos objetivos e identificar os recursos disponíveis ao colaborador oferecendo treinamentos corporativos.
Uma ferramenta bastante usada pela PNL, é a ancoragem, que permite que o funcionário crie uma associação com um marcante momento vivido por ele.
Com esse recurso, é possível fazer com que o funcionário sinta uma prazerosa e agradável sensação, como se estivesse vivenciando o auge da sua carreira profissional, sentindo os bons momentos vividos.
A consequência são resultados mais positivos no dia a dia.
Geração de novos comportamentos
Um outro recurso bacana e muito utilizado pela PNL nas empresas é o gerador de novos comportamentos.
O colaborador é induzido a imaginar que esteja fazendo alguma tarefa no trabalho ou conquistando algo na sua carreira e acaba associando esse pensamento a uma prazerosa sensação física.
Mas tal sensação pode ser um sinal externo ou interno, que pode deixa-lo mais preparado mentalmente para o sucesso profissional.
O fato é que o colaborador vai se sentir em um estado de espírito jamais sentido antes, o que pode fazer com ele enfrente os desafios do dia a dia com mais empenho e autoconfiança.
A mudança positiva de comportamento dos colaboradores que foram submetidos à um formação de PNL, vão trazer bons resultados para toda a empresa. Todo o clima organizacional pode ficar bem mais leve, agradável e descontraído.
Casos bem sucedidos com o uso da PNL em organizações
A famosa empresa alemã, BMW, usou a PNL em todos os seus funcionários em sua fábrica na Inglaterra.
Primeiramente, mapeou-se todos os padrões de comunicação dos vendedores, dos experientes aos novatos.
Com todas as informações em mãos, separou-se todos os comportamentos de alguns colaboradores que fizeram vendas bem sucedidas e ensinaram ao restante da equipe de vendas.
O resultado? Um aumento considerável nas vendas, em poucos meses.
O Diners Club também foi uma organização que usou a PNL em cada um dos seus parceiros representantes, com o objetivo de aprimorar o atendimento aos clientes e melhorar a comunicação interna entre os colaboradores, que estava deficitária.
A empresa conseguiu um considerável aumento nas vendas externas e manter a equipe motivada, usando técnicas de PNL em funcionários que lidavam diretamente com os clientes e em líderes de equipe.
Qual a importância das estratégias utilizadas pela PNL?
Além do sucesso dentro do ambiente corporativo, como o alcance das metas, resultados expressivos e cada vez mais satisfatórios, é fundamental que as técnicas estejam sendo realizadas de forma adequada.
O bom trabalho de toda a equipe deve ser a força motriz de tudo.
Dessa forma, nada mais eficaz do que inserir técnicas que auxiliam no desenvolvimento e promovam um melhor relacionamento pessoal entre os colaboradores no dia a dia, dentro de uma empresa.
O principal objetivo é aprimorar o desempenho de todos eles e obter um feedback construtivo.
E é por isso que a PNL está sendo cada vez mais usada dentro das organizações, independente do porte ou segmento de mercado.
Estima-se que muitas das empresas em todo o mundo já usaram ou usam a PNL em seus colaboradores.
Além da PNL existem outras técnicas e ferramentas, como a do
coaching executivo, que podem estar somando ainda mais com o desenvolvimento da empresa e colaboladores
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