Por que pode ser tão difícil se comunicar?

01/09/2023 às 17:36 Dicas PNL

Por que pode ser tão difícil se comunicar?

Você provavelmente já se viu em meio a um problema de comunicação, onde um fala X e outro entende Y, ou mesmo em uma situação em que simplesmente não conseguiu expressar exatamente o que queria, certo?

A comunicação, além de essencial para nossa vida em comunidade, é uma habilidade poderosa para todos os profissionais, e que desde sempre foi valorizada pelo mercado de trabalho.

Se você chegou até este conteúdo, é provável que você queria melhorar o seu poder comunicativo. Para isso, convidamos o especialista em Programação Neurolinguística (PNL) Rodrigo Huback para compartilhar seus conhecimentos valiosos.

Acompanhe este conteúdo até o final se você deseja ter a comunicação assertiva como uma das suas habilidades sociais e/ou profissionais.  

Onde reside sua dificuldade?

A comunicação humana é um processo complexo e multifacetado, e várias razões podem contribuir para as dificuldades que encontramos em nos comunicar.

Para além da diversidade linguística tão presente em nosso país, a falta de habilidades comunicativas é um fator de grande peso.

A capacidade de articular pensamentos de forma clara e coerente, ouvir ativamente, entender o contexto e adaptar a mensagem ao ouvinte são habilidades essenciais para uma comunicação eficaz. Sua falta pode levar a mal-entendidos e dificuldades na comunicação.

A comunicação assertiva envolve não apenas transmitir informações, mas também entender e responder às necessidades e perspectivas do outro. Assim, a falta de empatia e escuta ativa podem dificultar essa conexão e compreensão mútua nas interações comunicativas.

Por fim, às vezes, as pessoas podem ter dificuldade em expressar suas ideias de forma clara e organizada. Isso pode resultar em mensagens confusas, ambíguas ou contraditórias, dificultando a compreensão por parte do receptor.

O primeiro passo, portanto, para tornar sua comunicação mais objetiva e assertiva é descobrir onde reside a sua dificuldade para que você possa trabalhar em cima dela. Para isso, os profissionais do IBND te dão uma pequena ajuda. Prossiga com a sua leitura.

Orientações para potencializar sua comunicação

Ainda que algumas pessoas tenham naturalmente mais habilidade comunicativa que outras, saiba que todos nós temos dentro de nós tudo aquilo necessário para desenvolver uma fala mais assertiva, objetiva e clara, basta que você esteja disposto a treiná-la com consciência no seu dia a dia.

As orientações que você conferirá a seguir, são uma pequena parte daquilo que é oferecido de forma prática no Curso de PNL - um pequeno presente aos nossos leitores, portanto, aproveite!

Adaptação

Você já teve a oportunidade de conversar com um profissional de advocacia? Se você não for um especialista na área, é provável que durante a comunicação você tenha compreendido 100% da mensagem, e tenha se perdido em meio a tantos termos jurídicos.

Esse exemplo é perfeito para ilustrar a importância da adaptação. Sempre que possível é necessário simplificar e direcionar a sua linguagem de acordo com cada público, para que a comunicação seja clara e compreensível ao destinatário. 

Alinhamento

As suas palavras estão alinhadas às suas ações? Se você deseja passar credibilidade e estabelecer uma relação de confiança com quem se relaciona, lembre-se de que ações falam mais do que mil palavras e de que as mensagens não verbais também são fundamentais no processo comunicativo.

Portanto, se você se comprometeu a ajudar aquele seu colega de trabalho em um projeto, nada de deixá-lo na mão, estamos de acordo?  

Assertividade

O excesso assim como a falta de assertividade são problemas de comunicação que precisam ser trabalhados.

A comunicação assertiva é a capacidade de expressar pensamentos, sentimentos e opiniões de maneira direta e facilmente compreensível, sem deixar de lado as emoções de quem escuta.

Ela envolve ser objetivo sobre o que você não gosta, evitar julgamentos, cuidar da linguagem corporal, trazer uma fala em primeira pessoa e treinar uma escuta ativa.

Organização

Antes de falar, pergunte a si mesmo: o que eu quero dizer? Como posso organizar e apresentar minha mensagem para atingir o resultado desejado?

A organização das ideias é parte extremamente importante de uma comunicação objetiva e clara para que o outro a compreenda plenamente em sua fala. 

Inteligência emocional

Ter e manter a inteligência emocional é fundamental no processo de comunicação, sobretudo em momentos de tensão, conflitos, desavenças e afins.

Se você está emocionalmente abalado a respeito de algum assunto, é bem provável que interprete de forma errada o que o outro diz e, consequentemente, falhe em expressar seus pensamentos de forma clara ou como de fato deseja.

Curtiu essas dicas e quer obter ajuda para colocar essas melhorias em prática? No curso de PNL do IBND você obtêm o apoio que tanto busca para deixar de lado a sua dificuldade em se comunicar e passar uma imagem de maior credibilidade para os outros. 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


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