A terceira idade, apesar de ser uma fase muito importante da vida, costuma vir acompanhada de diversos desafios que podem comprometer tanto a saúde física quanto a emocional. Afinal de contas, o estresse, problemas familiares, traumas e tudo que foi vivido da infância até o presente momento se acumulam.
Neste contexto, a saúde mental pode ser afetada e, por isso, pode ser necessário buscar soluções para alcançar uma melhor qualidade de vida. E dentre essas opções, a Hipnose para idosos pode ser um tratamento eficiente, tanto antes quanto depois do aparecimento de doenças psíquicas.
Por meio deste tratamento alternativo é possível aprender a lidar de forma saudável e consciente com as mudanças inevitáveis do envelhecimento e com as experiências acumuladas e não tratadas ao longo da vida.
Vamos entender mais sobre a Hipnose para idosos e conferir casos onde ela pode ser eficiente? Continue fazendo a sua leitura deste artigo do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento)!
Vamos falar sobre acessibilidade?
Quando falamos em processos terapêuticos envolvendo os cuidados com idosos, a questão da acessibilidade não pode ser deixada de lado. Afinal, embora as dificuldades de locomoção e outros aspectos decorrentes do envelhecimento não sejam necessariamente presentes, isto não invalida a necessidade de planejar o espaço para receber os clientes.
Profissionais de saúde e futuros hipnólogos, o seu espaço de atendimento é adequado para receber pessoas que possam precisar de adaptações para uso pleno do espaço?
As cadeiras possuem uma altura confortável para o seu cliente se sentar e se levantar sem ter que realizar grandes esforços? As instalações permitem que o seu cliente circule com facilidade e segurança? Ou o seu espaço é estreito, com muitos móveis e tapetes? É preciso estar atento a detalhes como esses antes de um atendimento.
Alguns casos onde a hipnose para idosos é eficiente
Como sabemos, a hipnose ajuda a identificar traumas de infância e da vida adulta facilitando ao cliente em transe hipnótico o aprendizado com eles. Por consequência, ela também auxilia o indivíduo na convivência diante das adversidades da vida de uma perspectiva muito mais positiva.
Neste sentido, a Hipnose para idosos pode ser um método terapêutico auxiliar para diversas das mais comuns condições mentais da terceira idade.
Bipolaridade
A bipolaridade é uma doença caracterizada pelas alterações no comportamento, onde a pessoa acometida passa por fases de muita euforia e momentos de intensa depressão. Podendo as crises variarem de acordo com a intensidade (leve, moderada ou grave), frequência de episódios e duração.
A mudança repentina de comportamento e humor acaba dificultando a realização de atividades simples e comuns do dia a dia como trabalhar ou estudar.
Alzheimer
O Alzheimer é uma doença degenerativa do cérebro que acomete pessoas com mais idade, sendo uma das doenças mais comuns da terceira idade. Esta doença neurodegenerativa causa alterações de comportamento, no humor e perda brusca da memória que podem se intensificar com o avanço da doença.
Apesar de não possuir um tratamento específico, a hipnose para alzheimer pode ser uma excelente alternativa para ajudar a pessoa acometida a ter mais qualidade de vida e se sentir mais segura e amparada.
Depressão
A depressão é uma das doenças mentais que mais atinge os idosos, seja ela reativa (quando o tempo de duração é pequena) ou maior (nos casos que duram mais de duas semanas).
Dentre os sinais clínicos da doença, a tristeza, ansiedade, apatia, irritabilidade, cansaço, pessimismo, insônia, etc., são os mais comuns entre pacientes seniors. E, embora não exista uma causa definida que desencadeia a depressão na terceira idade, há fatores que podem contribuir, tal como as intensas mudanças advindas deste período de vida.
Esquizofrenia
Outra doença mental que pode afetar indivíduos da terceira idade é a esquizofrenia, uma doença que atinge cerca de 1% da população mundial e que se caracteriza pela perda do contato com a realidade e a indiferença a tudo que se encontra ao redor.
Além disso, em casos mais graves, o idoso pode apresentar delírios e alucinações. A pessoa esquizofrênica pode ser entendida como um indivíduo com vários “Eus”, e essa divisão acaba por distorcer as percepções da realidade.
Através dos estados de transe e dos diálogos com o inconsciente, a Hipnose promove uma conversa entre essas partes, construindo pontes de integração e favorecendo um sistema íntegro do cliente, ou seja, inteiro.
Os benefícios da hipnose para os idosos
Quando uma doença é diagnosticada, é possível aliar o tratamento tradicional e, por vezes, medicamentoso a métodos alternativos que visem potencializar resultados. Tal como é o caso da Hipnose para idosos que ajudará o indivíduo a manter uma mente positiva e saudável para envelhecer com mais bem estar e qualidade de vida.
Durante as sessões de hipnoterapia é possível identificar o que está afetando o idoso emocionalmente. Consequentemente, torna-se viável trabalhar para achar uma maneira de suprir suas necessidades emocionais.
Um idoso, por exemplo, que acabou de se aposentar pode se sentir desanimado e inútil, não conseguindo lidar bem com a situação atual.
Durante a hipnose, busca-se identificar a causa e fazer com que o cliente perceba que a aposentadoria foi a causa do seu sofrimento emocional, afinal, nem sempre isso pode ser evidente ao idoso. Identificado a raiz do problema, o hipnólogo poderá direcionar o cliente a novos caminhos.
Da mesma forma, a Hipnose para idosos é eficiente, pois:
-
Incentiva atitudes positivas e de gratidão;
-
Estimula mudança de postura e de pensamento;
-
Promove a autoestima e autoconfiança;
-
Ajuda o cliente a estipular novas metas e objetivos;
-
Melhora a interação social;
-
Ajuda na compreensão e resolução de problemas;
-
Identifica os eventos causadores de doenças como a depressão, por exemplo;
-
Ajuda a recuperar o controle emocional, etc.
Quer usar a Hipnose para idosos no atendimento aos seus clientes? No curso de hipnose do IBND você irá aprender a usar esta ferramenta poderosa de forma prática para potencializar resultados e, efetivamente, ajudar os seus pacientes. Conheça!
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: