Ainda que pareça um pensamento ultrapassado, vivemos numa sociedade onde muitas pessoas valorizam personalidades de pessoas que se posicionam como “duronas” o tempo todo. Como se não demonstrar vulnerabilidade e sentimento fosse o segredo para uma vida bem sucedida e um relacionamento saudável com nós mesmos e com os outros.
E, de fato, se buscarmos pelo termo “vulnerável” no dicionário podemos encontrar definições como a seguinte:
“Algo ou alguém que está suscetível a ser ferido, ofendido ou tocado. Aquilo que pode ser destruído, derrotado, frágil.”
Logicamente, esta definição está longe de ser incorreta. No entanto, não devemos cometer o erro de traduzir esta definição ao pé da letra. Afinal, se uma pessoa se mostra vulnerável , automaticamente, isso lhe dá o título de pessoa fraca?
Muito pelo contrário. A pessoa que tem coragem de se mostrar vulnerável e pedir ajuda, é mais forte que muitos “durões” por aí. Afinal, é preciso ter humildade para reconhecer sua vulnerabilidade e sabedoria para compreender que nem sempre é possível fazer tudo sozinho.
Ser vulnerável te permite viver mais e melhor
Ao permitirmos sermos vulneráveis de vez em quando, consequentemente, passamos a viver a vida mais intensamente frente a diferentes situações que surgem na nossa jornada de vida.
Ninguém está livre das incertezas, medos e inseguranças, por mais que possa demonstrar o contrário. Assim, concorda que é muito mais fácil pode contar com o apoio de outras pessoas para superar os desafios ao invés de ficá-los remoendo internamente e deixar de viver situações?
Vamos a um exemplo: quando amamos alguém e nos declaramos nos colocamos numa posição vulnerável. Afinal, o outro pode não retribuir o sentimento e podemos ter medo de parecer frágeis e fracos ao expôr o que sentimos.
No entanto, se não colocarmos este sentimento para fora, podemos deixar de viver. Podemos estar deixando passar uma oportunidade de vivenciar um romance, e tudo por conta do medo de se colocar em uma posição vulnerável.
Pense em quantas outras situações do seu dia a dia são perdidas por este mesmo motivo. Quando estamos vulneráveis damos a chance para a vida ganhar ainda mais vida!
Vulnerabilidade e exposição emocional. É a mesma coisa?
Enfrentar a exposição emocional nem sempre é um caminho fácil. Mas, se recuarmos e maquiarmos nossos sentimentos sejam eles positivos ou negativos, também podemos estar fechando as portas para oportunidades, realizações e conquistas.
O caminho para a felicidade não é uma “receita de bolo”, pois exige que a gente passe por cima das dificuldades. Encarar os riscos, ter coragem para ser imperfeito e errar fazem parte do trajeto rumo aos nossos objetivos.
Seja para fazer uma apresentação no trabalho ou ter uma conversa aberta e honesta sobre seu relacionamento, todas as situações exigem uma exposição emocional e, consequentemente, a demonstração de vulnerabilidade. Em troca, conquistamos mais e alcançamos nossos objetivos.
Cuidado: não aceitar a vulnerabilidade pode ser um perigo!
Muitas pessoas ainda têm dificuldade de aceitar a própria vulnerabilidade. E, neste sentido, faz-se necessário estar atento aos perigos deste tipo de comportamento que pode ser a causa de doenças como a depressão, a ansiedade e as crises de pânico, por exemplo.
Abaixo você irá conferir algumas das consequências de não compreender, bem como aceitar, a sua vulnerabilidade:
-
Quando não aceitamos e trabalhamos a nossa vulnerabilidade em situações de medo, inseguranças e dificuldades, consequentemente, não estamos prontos para agir. E isso pode paralisá-lo diante de desafios, fazendo com que você não os encare com maturidade;
-
Ao não assumirmos nossa fragilidade criamos uma falsa armadura que, cedo ou tarde, poderá ser derrubada. E esta armadura, além de insustentável, torna-se nociva a nossa saúde mental e também física.
-
O medo de expor sentimentos pode impedi-lo de viver experiências ao longo da vida, consequentemente, te afasta dos seus sonhos e objetivos.
Como a hipnoterapia pode ajudar na aceitação da vulnerabilidade
A hipnoterapia, ou hipnose clínica, é uma ferramenta muito interessante para quem quer fazer um mergulho profundo dentro do inconsciente para entender as causas que o impedem de demonstrar a vulnerabilidade, bem como aceitá-la e trabalhar nela.
O profissional de hipnose, o hipnólogo, será capaz de ajudar o cliente a aceitar suas imperfeições e fragilidades, de forma a não enxergá-lo sob uma ótica negativa, mas sim fazendo-o entender o que pode ter causado tal cenário de insegurança.
Você é um profissional da saúde que trabalha com foco em proporcionar melhoria na vida dos seus clientes? Conheça o curso de hipnose clínica e regressiva com PNL do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento) e utilize esta poderosa ferramenta para alcançar resultados mais expressivos no seu atendimento!
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: