Responda com sinceridade: o quanto o hábito de se comparar com outras pessoas faz parte da sua vida?
Embora a comparação possa parecer um fonte de motivação e crescimento, também pode nos levar a insegurança e a baixa autoestima.
Quando nos comparamos favoravelmente com os outros, nos sentimos bem sobre nós mesmos, mas quando o resultado da comparação sugere que a “grama do vizinho é mais verde”, então provavelmente nossa autoestima decairá e trilharemos um caminho para a autodepreciação.
Mas saiba que ambos os caminhos são não bons e, mais ainda, são perigosos. Afinal, enquanto em um caso de comparação onde nos vemos como alguém inferior, desdenhamos nosso própria vida, e no outro podemos pensar que somos alguém superior, que está acima dos demais.
Abaixo, listamos algumas razões pelas quais você deve parar de se comparar com os outros e apenas ser você mesmo. Confira!
-
Se comparar limita sua individualidade
Você é um individuo único com suas próprias experiências, crenças e valores. Então, por que se comparar com os outros se tudo o que você é e faz é exclusivo?
Represente quem você é e entenda o que te torna único. Abrace o que te torna especial, até mesmo seus defeitos, e deixe de lado toda a superficialidade que geralmente vem com as comparações. Orgulhe-se de quem você é!
-
A comparação só gera estresse
Quando perdemos tempo observando a grama do vizinho, perdemos momentos importantes e aumentamos o estresse em nossas vidas.
Concentre-se em si mesmo e nas maneiras de chegar aos seus objetivos. Lógico que você pode se inspirar em alguém, mas esteja ciente de suas próprias capacidades. Não modele sua vida baseado em outra pessoa, caso contrário, isso irá te gerar frustração e estresse, por que você não pode ser o outro.
-
Ao nos compararmos produzimos menos coisas boas para a nossa vida
Sempre terá alguém que conquistou mais do que nós, e por que se preocupar com isso? Sempre existirá alguém mais inteligente, mais bonito, mais bem sucedido financeiramente, etc.
Então, que tal aceitar esse fato e trabalhar para si mesmo, para também chegar lá? No final tudo se resume a como você se vê. Esteja satisfeito com o que você tem feito e celebre suas pequenas conquistas.
-
Gera o sentimento de inferioridade
Ao nos compararmos com os outros temos a sensação de que somos inferiores.
Mas se todos nascemos em circunstâncias diferentes, temos objetivos e sonhos diferentes, por que nos comparar com a outra pessoa se soubermos que ela talvez não está tentando alcançar as mesmas coisas? E mesmo que estejam buscando o mesmo “final feliz” para eles a viagem será completamente diferente da sua.
-
Se comparar é perigoso para a saúde mental
A comparação com os outros também é um perigo para a saúde mental. Quanto mais nos concentramos em outras pessoas, mais nossa própria vida escapa de nossas mãos e nos deixa instáveis.
Aprenda a amar e apreciar quem você é, pensando positivamente. Se elogie diariamente e observe até mesmo suas realizações menores. Mantenha sua saúde mental em alta e se concentrar mais sobre nas coisas que te fazem o que você é.
Concentre-se em você mesmo!
Olhar para si mesmo é um poderoso exercício de manutenção de autoestima e consolidação da valorização de suas próprias qualidades. Por mais que as pessoas com as quais você convive e que você conhece sejam incríveis, lembre-se de que você também é a sua própria maneira.
E se para você parar com as comparações é algo difícil, que tal apostar numa ferramenta que pode lhe ajudar nessa jornada? Através do curso de pnl online do IBND você aprenderá a eliminar as crenças que te limitam e, com isso, atingir todo o seu potencial.
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: