O câncer de mama é hoje no Brasil, excluindo o câncer de pele não melanoma, o mais incidente entre a população feminina. De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), somente em 2022 mais de 66 mil casos de incidência são estimados, representando uma taxa de 43,74 casos por 100 mil mulheres.
Em consideração a este cenário, a importância da campanha Outubro Rosa é revelada. Visto que a detecção precoce da neoplasia aumenta as chances de cura em até 95%.
Ainda, segundo uma pesquisa do INCA, cerca de 13% dos casos da doença em 2020 no Brasil (aproximadamente, 8 mil ocorrências) poderiam ser evitados pela redução de fatores de risco relacionados ao estilo de vida. O que nos leva a temática proposta neste conteúdo pelos profissionais do Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento (IBND).
Vamos lá? Boa leitura!
O que é o Outubro Rosa?
Quando se trata da saúde feminina (ainda que possa acometer até 1% dos homens), um dos principais temas abordados é o câncer de mama. E a campanha do Outubro Rosa visa exatamente a conscientização e o convite a prevenção desta neoplasia.
Para além das mulheres, a campanha também visa conscientizar toda a sociedade, uma vez que com essa ação conjunta, familiares, amigos, grandes marcas, órgãos públicos e empresas ajudam no alerta ao público feminino.
A adesão de toda a sociedade à campanha, bem como a promoção de ações motivacionais nas empresas, se mostram indispensáveis para que a conscientização, a identificação e o tratamento da doença continuem sempre em progresso, ajudando a reduzir os números de casos e óbitos.
A mulher e o autocuidado
Culturalmente, a mulher carrega o “dever” de ter que cuidar primeiro dos outros, sobretudo filhos e marido, e por último de si mesma, um fato que só se acentuou com a chegada do período de pandemia por covid-19.
Mesmo que de forma inconsciente, as mulheres enfrentam diversos conflitos internos, e acabam usando do seu tempo para se desdobrar em múltiplos papéis: mãe, esposa, profissional e dona de casa. E com tantas obrigações, muitas vezes, o cuidado com a saúde fica em segundo plano.
Para muitas mulheres, o autocuidado é visto como um privilégio e até mesmo um ato egoísta que, quando praticado, gera um sentimento de culpa.
Quando falamos de autocuidado, nos referimos a um conjunto de comportamentos e atitudes que tomamos em nosso próprio benefício, em prol da nossa saúde física, mental e emocional. E ele não precisa ser complexo e cheio de passos.
Será que você tem dedicado um tempo na sua agenda para se autocuidar? Um bom termômetro para que você avalie o seu autocuidado é respondendo a si própria a essas questões:
-
Você tem cuidado da qualidade do seu descanso?
-
As necessidades dos outros são mais importantes que as suas?
-
Você adia o enfrentamento de questões que precisam de solução?
-
Você sabe o que te agrada ou desagrada?
-
Você cuida da sua saúde e está com os exames periódicos em dia?
A importância de se autocuidar na prevenção e combate ao câncer de mama
A mulher tem um papel muito importante na prevenção do câncer de mama, e, portanto, deve adotar comportamentos que resultem na diminuição dos riscos da doença, que aumente o estado de saúde do seu organismo e, consequentemente, a sua qualidade de vida.
De acordo com o ministério da saúde, investir em hábitos saudáveis pode diminuir em até 30% o risco de desenvolver o câncer de mama. Algumas destas práticas estão diretamente relacionadas com a adequação da rotina. Vamos falar mais sobre elas.
Inclua esses hábitos na sua rotina!
-
Exercícios físicos
A prática de atividades físicas, ainda que por poucos minutos do dia, ajuda a equilibrar os níveis hormonais, melhorando a defesa do corpo e ajudando na manutenção do peso adequado, fator que influencia diretamente na prevenção do câncer de mama.
-
Alimentação saudável
O excesso de peso gera alterações hormonais que podem provocar mutações nas células ou crescimento de células já alteradas. Portanto, manter o peso adequado é fundamental para prevenir que isso aconteça.
-
Evite o consumo bebidas alcoólicas e o tabagismo
O álcool pode ajudar o aparecimento do câncer por diferentes mecanismos. Evitar a ingestão de todos os tipos de bebidas alcoólicas favorece a prevenção não só do câncer de mama, mas de inúmeros outros.
O mesmo vale para o cigarro e outros produtores de fumaça (o narguilé, por exemplo), que contém mais de 69 substâncias químicas que podem provocar uma neoplasia.
-
Mantenha os seus exames em dia
Além de prevenção, é fundamental falarmos de detecção precoce. É imprescindível que as mulheres a partir dos 40 anos realizem anualmente a mamografia, exame mais eficaz para o diagnóstico precoce.
Encontre um tempo para a prevenção, não deixe para depois! Seja generosa consigo mesma, cuide-se, valorize-se e busque o seu bem-estar integral!
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: