A cultura que rege hoje a nossa sociedade, nos apresenta a ambição sob uma perspectiva repleta de paradoxos. É fácil perceber isso quando pensamos nas produções audiovisuais, onde de um lado temos um personagem autoconfiante e disposto a dar seu melhor para conquistar um objetivo, e de outro um personagem frio e disposto a passar por cima dos outros para conseguir o que quer.
A ambição é um assunto extremamente polêmico, cheio de prós e contras que nos leva a refletir: afinal, ser ambicioso é algo bom ou ruim? É melhor pecar pelo excesso ou pela falta de ambição?
Talvez você já tenha as respostas para estas perguntas. Mas, se não, te convidamos a prosseguir com a sua leitura deste conteúdo!
Antes de tudo, o que é ser ambicioso?
A ambição é feita dos mesmos materiais de que são feitos os grandes sonhos. Trata-se de uma força que nos motiva a tomar decisões e trilhar caminhos fora da zona de conforto para conseguirmos algo que desejamos muito, seja financeiramente, na vida profissional ou até mesmo um estilo de vida.
Para entender a ambição em toda sua essência, é preciso diferenciá-la da ganância, que se refere ao desejo exacerbado de ter ou receber mais do que os outros.
O ambicioso quer ter mais, seja dinheiro, prestígio social e assim por diante. Veja, portanto, que seus objetivos dizem respeito a si próprio, sem qualquer referência a terceiros.
Os dois lados da moeda
É verdade que todo excesso faz mal, assim como a falta. No caso da ambição, os dois lados da moeda são igualmente prejudiciais. Veja a seguir.
A falta de ambição
A falta de ambição pode resultar em uma vida estagnada e falta de progresso. Quando as pessoas não têm ambições ou metas significativas, podem ficar presas em uma rotina monótona e sentir uma falta de propósito.
Essa falta também pode levar à procrastinação, falta de motivação e uma falta geral de direção na vida. Sem objetivos claros para alcançar, as pessoas podem se sentir perdidas e desanimadas.
Além disso, a falta de ambição pode levar à estagnação profissional e pessoal. Sem a motivação para buscar novas oportunidades e desafios, as pessoas podem ficar presas em empregos insatisfatórios ou em situações pessoais que não as fazem felizes.
O excesso de ambição
A ambição em excesso pode levar as pessoas a ultrapassar limites éticos e morais em busca de seus objetivos. Quando a ambição se torna obsessiva, pode haver uma tendência de ignorar os valores e princípios em nome do sucesso pessoal.
As pessoas excessivamente ambiciosas muitas vezes se concentram exclusivamente em si mesmas e em seus próprios interesses, sem considerar o impacto que suas ações podem ter nos outros. Isso pode levar a comportamentos competitivos e egoístas, nos quais as pessoas estão dispostas a pisar nos outros para alcançar suas metas.
Além disso, o excesso de ambição também pode levar ao esgotamento mental e físico. Quando alguém está constantemente buscando objetivos cada vez mais altos, sem nunca se permitir descansar ou desfrutar dos frutos de seu trabalho, pode haver um desequilíbrio na vida. A saúde física e emocional pode ser negligenciada, resultando em estresse crônico, problemas de relacionamento e até mesmo problemas de saúde mais sérios.
Quando a ambição ultrapassa os limites?
A ambição excessiva é tóxica e pode ser observada por meio de três principais sinais:
-
Arrogância;
-
Individualismo;
-
Egocentrismo.
Uma pessoa que não consegue controlar sua ambição também agirá com falta de ética em muitos casos, sendo capaz de prejudicar os outros em prol de conseguir o que quer.
Da mesma forma, acabam deixando os próprios valores de lado, e principalmente aqueles que são universalmente julgados eticamente corretos, como o trabalho em equipe, paciência, honestidade, entre outros.
Dicas para ser ambicioso (na medida certa!)
Sim, é plenamente possível ser ambicioso na medida certa, usando ética e estabelecendo limites saudáveis para alcançar objetivos.
-
Desenvolva um mindset positivo: mentalize o que você deseja, pense em coisas positivas e use suas qualidades para trabalhar à seu favor. Lembre-se de que tudo é possível, basta apenas querer.
-
Faça uma ponte ao futuro: ao invés de focar no que você irá perder para conquistar um objetivo, gaste sua energia pensando no que você vai de fato ganhar.
-
Não tenha medo de fracassar: errar é uma forma de encontrar pontos fracos nos seus projetos. Não há uma pessoa bem-sucedida que não tenha cometido erros em sua história.
-
Defina objetivos realistas: manter os pés no chão é fundamental. Por isso, crie objetivos realistas e trace estratégias que estão dentro do que você pode alcançar.
Desenvolva sua ambição (na medida) com a Programação Neurolinguística (PNL)
A Programação Neurolinguística (PNL) pode desempenhar um papel importante ao ajudar uma pessoa a desenvolver uma ambição saudável, evitando o excesso, pois se concentra na conexão entre os processos mentais (programação), a linguagem (neuro) e os comportamentos (linguística).
No curso de PNL do IBND você conhecerá ferramentas e estratégias eficazes para:
-
Definir metas claras e equilibradas;
-
Gerenciar crenças limitantes;
-
Gerenciando recursos internos, como motivação e confiança,
-
Melhorar a comunicação interpessoal.
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: