O objetivo do coaching é estar sempre crescendo e se tornando um ser humano e profissional melhor. Mas quais serão os principais valores para o sucesso como Coach?
O que é coaching?
O coaching é um processo de desenvolvimento humano que permite refletir sobre as áreas da vida e constituir um plano de ação para atingir resultados, algum estágio desejado na vida pessoal e profissional, na criação de vínculos e conexões e fazer as perguntas que muitas vezes temos medo de fazer a nós mesmos e acabamos, por isso, estancados nas mesmas posições, sem crescimento e qualidade de vida.
Coaching não é algo que se nasce sabendo, é preciso adquirir muito treinamento e horas de prática para aos poucos ir se tornando um Coach profissional. Além disso, o coaching é uma habilidade que pode ser aprendida ao longo da vida.
Através da metodologia coaching, o profissional precisa motivar, inspirar, levar pessoas a novos patamares, através de um processo diretivo, por exemplo, removendo barreiras para alcançar metas.
O que seria um Coach de sucesso?
Mas então, como seria um Coach de sucesso, dada toda essa exigência no mercado atual?
A profissão de Coach está intrinsecamente ligada à paixão por ajudar pessoas a alcançarem novos patamares de vida, trabalho e bem estar. Veja abaixo 10 valores que podem definir um Coach de sucesso.
Os 10 valores de um Coach de sucesso:
- Clareza: dar e receber comunicação assertiva.
A comunicação assertiva e clara é fundamental, pois quando essa não acontece, uma quantidade de tempo e dinheiro ocorrem, então se há vontade de atingir metas, elas precisam ser comunicadas sempre uns com os outros.
- Suporte: um compromisso a dar suporte aos Coachees ou equipes.
O coach de sucesso precisa dar suporte e a ajuda que as pessoas precisam, significando isso dar um conselho, uma informação, materiais ou apenas entendimento e encorajamento. É importante comunicar sua intenção de ser um apoiador claramente, para que as pessoas saibam que podem contar com você em suas dificuldades.
- Construindo confiança: um compromisso pessoal de construir e sustentar uma autoimagem positiva de cada Coachee ou equipe.
Deixar claro que você acredita em seu Coachee ou equipe, em seu potencial e naquilo que estão fazendo, essa é a essência do papel do Coach: ajudar as pessoas a verem, sentirem e intuir sobre sua vida.
- Mutualidade: uma orientação em que todos ganham.
A mutualidade é compartilhar uma visão em comum a respeito das metas. Nem sempre os indivíduos têm claras as metas que precisam ser realizadas em conjunto, e deixar claro os papéis é importante para a organização e trabalho em equipe.
- Perspectiva: um foco total em todo o mercado de trabalho.
Facilitar o ganho de perspectiva “de dentro pra fora”, na qual a empatia para entender o ponto de vista do outro é fundamental no processo do coaching de sucesso.
- Risco: encorajamento para inovação e esforços para reduzir a punição por erros durante o processo de aprendizado.
Assumir riscos é uma forma de crescer, aprender e ser excelente naquilo que se faz. A única forma de avançar é enfrentando riscos e por isso é tão importante que as pessoas entendam a necessidade de aceitar errar e reaprender.
- Paciência: ir além do foco a curto prazo para uma performance que foque nos ganhos a longo prazo.
O coach de sucesso sabe que tempo e paciência são as chaves para desenvolver pessoas e prevenir que você reaja a uma situação. Por isso, algumas técnicas podem ser utilizadas para desenvolver a paciência e trabalhar no coaching:
- Avalie a situação (escreva em um papel, se necessário);
- Identifique soluções alternativas com prós e contras;
- Ouça outras opiniões e informações;
- Implemente a resposta escolhida;
- Verifique os resultados e mude a abordagem sempre que necessário.
- Envolvimento: um interesse genuíno em aprender com indivíduos de modo a conhecer o que os incentiva, preocupação e as ações que os inspiram.
Isso significa simplesmente trabalhar com pessoas, não se relacionar com elas a partir de uma postura fria ou distante, se importando o suficiente para entender suas experiências, entender os fatos significativos sobre seu histórico familiar, origens étnicas, traumas, ambições e desejos.
- Confidencialidade: uma habilidade de proteger informação de todas as interações da equipe e que podem causar uma sensação de confiança ou conforto entre os indivíduos.
O Coach de sucesso tem a habilidade de se manter em sigilo. Desenvolvem a habilidade de se manter em silêncio e não dar pistas quando solicitado, para manter a segurança do Coachee.
- Respeito: receber e dar consideração e respeito mútuo.
Por fim, o Coach de sucesso atua a partir de um ponto de vista de uma atitude positiva diante do Coachee. Significa ter admiração em relação às pessoas com quem se trabalha e sempre tentar extrair o melhor delas.
Constante evolução
É preciso lembrar que o Coach, assim como o processo de coaching, também está em um processo de constante aprimoramento em sua performance, e através do foco no momento presente o Coach pode facilitar o aprendizado de seus clientes e colaboradores.
Todos os Coaches, de certa forma ou de outra, estão em níveis diferentes de desenvolvimento de cada uma dessas etapas, mas é importante ter uma visão mais ampla a respeito da qualificação do que constitui o Coach de sucesso.
E você, avalia sua performance como Coach? Ou gostaria de aprender mais sobre coaching e o sucesso na sua carreira? Venha para o IBND!
O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.
Referência:
HOLLIDAY, M. Coaching, mentoring and managing: breakthrough strategies to sol performance problemas and build winning teams. The Career Press Inc. 2001.
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: