No mercado de trabalho atual, um profissional que possua apenas habilidades técnicas não garante uma carreira de sucesso. Além de desenvolver competências técnicas, ele precisa desenvolver competências socioemocionais importantes para se ambientar bem ao trabalho em grupo e consegue lidar bem com clientes e fornecedores.
As competências socioemocionais são importantíssimas para o dia a dia de trabalho. Essas habilidades são essenciais para ter uma comunicação efetiva e o relacionamento com os colegas de trabalho e lidar com possíveis crises que são rotineiras no ambiente corporativo.
O que são competências socioemocionais?
As competências socioemocionais são aqueles que lidam com a nossa capacidade de administrar as nossas emoções e são essenciais para desenvolver equilíbrio emocional e outras habilidades como o autoconhecimento e a autoestima.
Sem que percebamos, essas competências são necessárias no nosso dia a dia.
Elas influenciam diretamente na nossa capacidade se relacionar com outras pessoas, mediar conflitos, solucionar problemas e colaborar para a realização de projetos.
Confira quais são as principais competências socioemocionais mais usadas no nosso dia a dia:
Autoconhecimento
O autoconhecimento é uma das habilidades mais importantes para a nossa vida. Basicamente, essa competência se refere a nossa capacidade de nos compreendermos profundamente.
Uma pessoa que se conhece bem, sabe onde pode chegar, o que precisa melhorar e o que precisa mudar para chegar aonde almeja.
Isso é muito importante em todos os âmbitos da vida. Um curso de coaching é uma das alternativas mais indicadas para quem deseja desenvolver o autoconhecimento.
As técnicas e ferramentas desta metodologia são excelentes para que possamos encontrar a nossa essência e para que possamos reconhecer e entender as nossas próprias emoções e comportamentos.
Autoestima
A autoestima é outra habilidade socioemocional importantíssima em nosso dia a dia. Ela se refere a nossa capacidade de se conhecer como pessoa e gostar de quem nós somos. Desenvolver essa competência é essencial para você consegue ter autoconfiança e automotivação.
Uma pessoa que não se ama e não se aceita, tem bastante dificuldade em compreender a si mesmo, assim como não consegue explorar todo o seu potencial.
A autoestima é uma forma de trazer mais motivação e disciplina para que possamos conquistar nossos objetivos e desenvolver outras habilidades socioemocionais importantes para a nossa vida.
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Autoconfiança
Ser uma pessoa confiante é essencial em qualquer âmbito da vida. Seja no ambiente de trabalho ou na vida pessoal, as pessoas se sentem mais seguras quando estão próximas de pessoas confiantes.
Desenvolver a autoconfiança é fundamental para que você transmita confiança e possa encontrar em si mesmo, as maneiras de despertar essa capacidade.
Busque sempre ver as coisas pelo lado positivo e use outras competências socioemocionais para isso.
Se você desenvolveu o autoconhecimento, por exemplo, você pode identificar as suas principais habilidades e desenvolver âncoras que remetam as suas capacidades de realizar bem uma tarefa ou de conversar com uma pessoa, por exemplo.
Empatia
A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro e compreender suas opiniões e argumentos. Essa competência socioemocional é importantíssima, principalmente no meio profissional.
Lidamos diariamente com pessoas completamente diferente de nós e temos que aprender a lidar com todas elas para conviver bem em sociedade.
Desenvolver empatia é fundamental para conseguir trabalhar no mercado atual. Esse conceito é bastante importante no relacionamento diário com os colegas de trabalho, clientes e fornecedores.
Pessoas empáticas são mais agradáveis e conseguem influenciar os outros porque se colocam em seus lugares e usam os argumentos certos.
Ética
A ética é uma competência socioemocional que está ligado a nossa capacidade de fazer julgamentos e moderar a nossa própria conduta dentro do que é certo e das regras de um local ou empresa.
É pela distinção provida pela ética, que nós conseguimos discernir o que é certo e o que é errado. A ética define o que devemos e o que não devemos fazer.
Ter uma boa base de princípios morais é fundamental para encarar um mercado de trabalho tão concorrido. Ser ético é essencial para ter uma carreira de sucesso.
Autonomia
Por último, uma pessoa precisa ter autonomia no dia a dia, principalmente no ambiente de trabalho. Essa competência socioemocional é extremamente importante e as empresas cobram de seus funcionários competências corporativas.
Independente do seu cargo, você deve ter a capacidade de tomar decisões individuais e agir com confiança e criatividade.
É óbvio que saber respeitar a hierarquia é importante, mas hoje em dia as empresas não esperam que você fique esperando ordens, elas precisam e querem que você tome as decisões certas quando for necessário.
Não há como ter seu chefe sempre ao seu lado, então é preciso desenvolver a autonomia para ser mais produtivo.
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