Ser produtivo é a busca de todos os profissionais no mercado. Ter um bom desempenho, estar focado em objetivos e metas é uma capacidade de pessoas produtivas. Como muito se fala e pouco se faz, viemos trazer este artigo com tudo o que você precisa saber sobre produtividade.
O primeiro ponto é analisar que produtividade pode ter diferentes sentidos. Isso quer dizer que se considerar uma pessoa produtiva depende de vários fatores. A produtividade pode ser desenvolvida por meio do autoconhecimento, quando a pessoa se dá do que prejudica o seu rendimento e aplica soluções para melhorar o seu desempenho.
Produtividade: definição e conceito
Se olharmos a definição da palavra “produtividade” no dicionário encontraremos algo como a característica ou condição do que é produtivo, a capacidade de produzir. Em seu significado mais comum no mercado, a produtividade é a relação entre o tempo e a capacidade de produção.
Logo, se uma pessoa produz mais em menos tempo do que outras pessoas, ela é mais produtiva do que elas. Porém, a produção não é a única coisa envolvida neste conceito. Não adianta nada produzir muito, mas produzir sem qualidade.
Então, o que podemos dizer é que uma pessoa produtiva é a que consegue produzir bastante com qualidade em determinado período. Também é importante frisar que a produtividade no mercado corporativo está bastante ligada ao lucro, então a ideia é que quanto mais produtiva for a empresa, maior será sua receita.
Produtividade x qualidade de vida
Na correria do mundo de hoje, as pessoas acabam dando muito mais atenção ao profissional em relação ao pessoal. Elas se tornam “workaholics”, viciadas em trabalho e com isso deixam a vida pessoal de lado, buscando sempre serem as mais produtivas possíveis.
Como resultado de uma rotina de trabalho pesada, a pressão das responsabilidades corporativas, muitos negligenciam sua felicidade pessoal. Isso é muito ruim para o desenvolvimento pessoal e se pararmos para pensar também pelo lado profissional.
Focar na produtividade, consumir todo o tempo com atividades profissionais no longo prazo acaba gerando um esgotamento mental. E isso também derruba a produtividade. Por isso, a relação entre produtividade e qualidade de vida não pode ser deixada de lado.
É preciso encontrar o equilíbrio entre ser produtivo no trabalho e na vida pessoal. Dessa maneira, você segue produtivo e pode cada vez produzir mais com consciência e naturalidade.
Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.
Como ser mais produtivo?
Existem diversas formas de se tornar uma pessoa mais produtiva. Aqui vamos listar algumas que podem ser tanto para quem quer aumentar a produtividade no trabalho quanto na vida pessoal.
Confira as nossas dicas abaixo:
Elimine as distrações
Hoje em dia, o que não falta são pontos de distrações no nosso dia a dia. E isso ajuda a desviar a nossa atenção de tarefas que precisamos executar rotineiramente. É fundamental para a produtividade que as distrações sejam eliminadas.
Então, comece identificando as origens de suas distrações. Assim, você pode encontrar o que te atrapalha no dia a dia. Se as notificações do smartphone te distraem a atenção, então deixe-o longe ou desative as notificações durante o trabalho, por exemplo.
Organize o seu tempo
Outro grande aliado da produtividade é o tempo, então é importante gerir melhor o seu tempo para se tornar uma pessoa mais produtiva. Dessa maneira, conte com a ajuda de planners, aplicativos e outras ferramentas que possam te ajudar a equilibrar melhor o seu tempo para a realização de cada atividade que você precisa fazer durante o dia.
A organização do tempo será um fator importantíssimo para ser mais produtivo. Com isso, você poderá determinar seus horários de trabalho, de lazer e outros projetos. E com o decorrer das semanas, sua mente e seu corpo se acostumarão aos novos horários e ficará muito mais fácil cumpri-los.
Defina objetivos e metas
Outro passo importante para a produtividade é definir objetivos e metas. Dessa forma, será muito mais fácil notar que você está evoluindo e se tornando mais produtivo. Isso lhe trará autoconfiança para seguir em frente e colocar projetos em prática a todo vapor.
Com metas e objetivos bem claros, você terá muito mais facilidade para organizar o seu tempo. Essa é uma forma de se motivar e de pensar em metas e objetivos mais ambiciosos a longo prazo.
Defina métricas e acompanhe os seus resultados
Não adianta nada definir metas e objetivos se você não mensurar os resultados. Então, é importante que você defina métricas e indicadores para acompanhar sua evolução pessoal e profissional.
Dessa maneira, você poderá valorizar bastante o seu tempo, adquirindo mais automotivação e assim conquistando seus objetivos pouco a pouco. Com isso, ficará bem mais fácil medir o seu nível de produtividade e acompanhar o crescimento.
Faça a nossa Formação Practitioner em PNL.
O curso de PNL do IBND tem dupla certificação internacional. Venha aprender com a gente tudo sobre programação neurolinguística.
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: