O que é markup de venda?

08/03/2022 às 10:27 PNL

O que é markup de venda?

O lucro sempre existiu no mundo dos negócios. Afinal, sem ele, nenhuma empresa sobrevive no mercado. A grande questão é que muitos empreendedores encontram dificuldades em estipular um preço que seja competitivo para os seus produtos, que acabam ficando encalhados no estoque por falta de compradores. Por isso, esse post vai te mostrar o que é markup de venda, todo o seu funcionamento e como fazer esse cálculo, para que o seu negócio consiga vender mais. Confere aí!

O que é markup de venda? 

Podemos dizer que markup de venda nada mais é do que uma variável que é aplicada sobre o custo final de um determinado produto, para que seja formado o preço final que o mesmo será vendido. Antes de usar esse fator multiplicador, o empresário precisa levar em consideração a margem de lucro definida e o custo da produção de cada unidade. 

Através do markup de venda pode-se saber a relação entre o custo para se fabricar o produto, bem como a sua distribuição e o seu preço final de venda. Precificar  um produto ou serviço não é uma das tarefas mais fáceis que existem, por incrível que pareça. Mesmo que você saiba o que é markup de venda, diversos cálculos são necessários para que ele seja definido. Saiba como atingir o seu break even.

Como funciona o markup de venda?

O funcionamento do markup de venda se dá através da seguinte forma: o empreendedor precisa chegar até um valor que cubra todas as despesas de produção e distribuição do produto e que ainda garanta uma margem de lucro satisfatória. Mas quando falamos em despesas, estamos nos referindo ao custo de aquisição da matéria-prima, impostos incididos sobre a venda, comissão dos vendedores, custo operacional fixo e lucratividade. 

Vamos a um exemplo prático.  Suponha que você tenha uma loja virtual que vende camisas e que o custo de confecção de cada peça seja R$ 10,00. Se você deseja um markup (fator multiplicador) de 2X, o preço de venda ficaria em R$ 20,00. Aí o seu lucro seria de R$ 10,00. Além de saber o que é markup de venda, entendeu agora o seu funcionamento? 

Como calcular o markup de venda de produtos? 

Para você calcular o índice de markup, será necessário usar 3 importantes variáveis: 

  1. Percentual de despesas variáveis (DV), que são todos os custos relacionados com a venda de um produto, como impostos e comissões dos vendedores;
  2.  Percentual de despesas fixas (DF), que são os custos que não têm relação direta com o processo de venda, como pagamento de colaboradores, aluguel de espaço, energia elétrica, água, telefone e internet banda larga;
  3.  Margem de lucro desejada (ML), que é uma porcentagem de lucro estipulada pelo empreendedor em cada venda. Essa margem pode variar bastante e precisa ser muito bem pensada. Apesar de você já saber o que é markup de venda, é preciso conhecer cada detalhe dele, certo?

Existem fórmulas para o markup?

Para calcular o preço final dos seus produtos, existem duas maneiras de precificá-los corretamente com as seguintes fórmulas do markup: 

  1. Índice divisor do markup

Consiste na divisão do custo total da mercadoria pela variável markup, com o objetivo de encontrar o preço final de venda. Pode ser representada dessa maneira: 1 - (DF + DV + ML)

  1. Índice multiplicador do markup

Consiste na multiplicação do custo total da mercadoria pelo markup, para que o preço final da venda seja encontrado. Essa conta é inversa da que fizemos anteriormente: 1/ (1- (DF + DV + ML)). Cabe ressaltar que todas as variáveis de ambas as fórmulas são representadas por percentuais. Conheça a história da Artcoco.

O que acontece se o markup for mal usado?

Mesmo que você esteja por dentro sobre o que é markup de venda, se ele for mal calculado, pode trazer consequências negativas para a sua empresa como: 

Amargar prejuízos

Um markup de venda muito alto pode deixar os preços dos seus produtos nas alturas, fazendo as vendas do seu negócio reduzirem drasticamente. Em contrapartida, você também pode estabelecer um percentual de vendas muito baixo e acabar amargando incontáveis prejuízos ou até não conseguir vender o que precisa para alcançar uma certa lucratividade. 

Na verdade, é que pode ser bem complicado estipular a porcentagem relacionada ao custo fixo para atrelá-lo ao preço final  de venda de um produto. No mundo dos negócios, prejuízos constantes podem levar qualquer empresa a decretar falência. 

A sua empresa pode perder mercado

Como dissemos acima, um markup de venda mal calculado, seja para mais (que faz as vendas se estagnarem) ou para menos (que pode afetar negativamente os lucros), também pode fazer o seu negócio perder uma boa fatia do mercado consumidor. 

Por isso, mesmo que você e seus colaboradores saibam o que é markup de venda, tenha em mente que esse cálculo precisa ser bastante preciso. Afinal, você precisa manter as vendas no mesmo patamar e ter uma certa lucratividade que valha a pena continuar empreendendo. É um baita desafio, não pode-se negar, mas no final pode ser recompensador! 

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Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


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