O mercado de trabalho tem seus desafios diários. Os profissionais precisam encontrar alguma forma de desenvolver suas habilidades técnicas e comportamentais, para se manterem competitivos. Você já ouviu falar em know how? Se a resposta for não, continue lendo esse artigo e saiba mais sobre esse conceito fundamental dentro do ambiente de trabalho.
O que é Know-how?
É uma expressão bastante usada no mundo dos negócios que, ao pé da letra, significa “saber como”. Mas a tradução que faz mais sentido para nós é “saber fazer”. Muita gente acha que ter Know how é extremamente simples, pois basta ter um amplo conhecimento de um determinado assunto que está tudo certo. Mas dominar essa habilidade pode ser bem mais complexo do que se imagina.
Esse “saber fazer” se traduz em uma série de habilidades que vão muito além do conhecimento específico de algo. Quando combinadas, elas podem fazer você alcançar resultados jamais vistos antes em sua carreira. Podemos dizer que o know how é a soma de alguns fatores essenciais no dia a dia. A arte da hipnose costuma ser bem útil nesse processo.
Know-how: fatores envolvidos
Conheça os 4 fatores que têm relação ao conceito de know how e descubra por que essa expressão não é tão simples quanto parece:
1- Conhecimento teórico
Nada mais é do que toda a teoria aprendida nas instituições de ensino que você frequentou na vida. Ou seja, tudo que você aprendeu na escola ou na faculdade é um dos pilares formadores do conceito de know how.
2- Conhecimento prático
É a prática por si só. Em outras palavras, depois de aprender a teoria, chegou a hora de colocar tudo que foi aprendido em prática. Ou seja, é a sua vivência como profissional e toda a sua experiência no desenvolvimento de alguma função na sua carreira.
3- Aptidão
Podemos dizer que é o dom que você tem para realizar determinada atividade de uma maneira eficiente. Essa característica é intrínseca de cada pessoa. Se você não tem ela bem desenvolvida, é possível reverter a situação e ter muito mais aptidão, que faz parte do complexo conceito de know how.
4- Ação
É o agir em si. Ou seja, quando dominamos bem determinada área, podemos agir sem medo de errar, pois já temos o conhecimento teórico, prático e a aptidão exigida. É o “colocar a mão na massa”, como dizem por aí. Em outras palavras, é você mostrar o que sabe fazer através de suas atitudes.
Como conquistar ou aumentar o seu know how?
Confira as nossas dicas de ouro para aumentar o seu know how e se destacar no mercado de trabalho. Vale lembrar que o aprendizado constante de teorias e técnicas, é fundamental e não deve ser negligenciado.
Mantenha-se sempre atualizado
Para se tornar um profissional com um know how invejável, é primordial se manter sempre atualizado em relação ao mercado de trabalho e sua área de atuação. Procure ficar por dentro das novidades a respeito da sua profissão. Isso pode fazer uma baita diferença na hora de um processo seletivo, por exemplo.
Não permaneça em sua zona de conforto
Sem essa de achar que é o sabe-tudo e que não precisa aprender mais nada em sua profissão, só pelo fato de ter muita experiência. Toda pessoa que quer aumentar o seu know how, precisa de desafios constantes. A cada obstáculo vencido, maior será a habilidade de superar os problemas que possam aparecer pelo caminho, bem como o seu mindset.
Tenha um bom networking
A famosa rede de contatos é fundamental para os profissionais que desejam conquistar ou aumentar o seu know how. Afinal de contas, a troca de experiências e conhecimentos pode contribuir para que você tenha mais chances de sucesso em sua carreira, no dia a dia. Quanto maior for o seu networking, maior poderá ser o seu know-how.
Procure ter mais inspiração
Toda área do conhecimento revela profissionais renomados que podem servir como fonte de inspiração para você. Por isso, inspire-se em algum que tenha se destacado no seu segmento de atuação. Espelhe-se em alguém que possa ser referência em sua profissão. Converse com outros profissionais da sua área. Isso ajuda bastante!
Know-how empresarial: como desenvolver?
Você sabia que as empresas também podem ter know how em sua área de atuação? É verdade! Por isso, conheça algumas estratégias usadas pelas organizações de grande destaque:
Pesquisa de mercado
Diversas empresas realizam pesquisas de mercado constantes com o objetivo de identificar as principais necessidades dos seus clientes para desenvolver produtos específicos para eles. Isso pode ser um grande diferencial lucrativo.
Bom uso da tecnologia
Uma empresa que faz bom uso de uma tecnologia de ponta no dia a dia a seu favor, pode sair no lucro e ter muito know-how. Saber aproveitar as benesses dos constantes avanços tecnológicos, é fundamental para uma organização se manter competitiva.
Criatividade
Contar com colaboradores criativos e estimulados a contribuir com boas ideias em prol de toda a organização, é uma forma eficiente de se tornar referência no mercado. Aqui, vale o ditado: “A união faz a força”.
Incentivar o desenvolvimento da equipe
Qualquer empresa que deseja ter know how, precisa incentivar sua equipe a desenvolver habilidades importantes no dia a dia. Além disso, a organização precisa estimulá-los e mantê-los sempre atualizados.
Está vendo como o know how é uma habilidade importante e, ao mesmo tempo, complexa? Mãos à obra e boa sorte.
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