Resiliência é um termo que ficou bastante conhecido nos últimos anos. Muitas pessoas tatuaram essa palavra no próprio corpo, a utilizaram em conversas com amigos e buscaram saber mais sobre esse conceito.
Mas o que, de fato, é resiliência? E como ela pode ser importante em nossas vidas?
A palavra resiliência é bastante usada por psicólogos e coaches, mas o termo surgiu na física. Em latim, a palavra significa:”voltar atrás” e isso ter a ver com a origem desse termo.
Na física, resiliência é a capacidade que alguns corpos possuem de voltar ao seu estado original, mesmo após serem submetidos a algum tipo de deformação.
O que é resiliência?
O sentido da palavra resiliência no meio do coaching e da psicologia e similar ao originário da física.
Para nós, a resiliência é a capacidade que uma pessoa possui para lidar com seus problemas, não se abater perante adversidades, buscando se adaptar as mudanças e resistir a qualquer tipo de pressão para superar barreiras.
Uma pessoa resiliente se caracteriza por ter atitude, tomar as rédeas da própria vida, assumir riscos, tentar incessantemente e não se abater com maus resultados.
Elas possuem uma visão otimista da vida como um todo e esta visão não se abala com os obstáculos enfrentados no caminho.
A Programação Neurolinguística – PNL é uma das mais eficazes ferramentas no desenvolvimento das habilidades que formam uma pessoa resiliente.
Qual é a importância da resiliência em nossa vida?
A resiliência é uma competência essencial para qualquer ser humano. Ter a capacidade de lidar e de transpor adversidades é fundamental para o sucesso profissional e pessoal.
Pessoas resilientes conseguem ver situações por outra ótica, enxergando o lado bom de momentos ruins, aprendendo com isto e seguindo em frente.
Ter essa capacidade para lidar com os problemas, te torna uma pessoa capaz de enfrentar as crises, superar seus próprios traumas e perdas e estar sempre se adaptando a novos desafios.
Acreditar em si mesmo é a chave da resiliência e isso é enormemente eficaz em nossas vidas.
Como ser uma pessoa resiliente?
Cada tem uma maneira específica de lidar com os próprios problemas, reagimos e agimos de maneiras diferentes, então como desenvolver a resiliência?
Bom, existem dicas simples que podem ajudar a desenvolver essa capacidade com o poder do hábito e da mente.
Confira as nossas dicas abaixo:
Aprenda com experiências negativas
Todos nós, sem exceção, passamos por adversidades, de diversos tipos e níveis, ninguém está imune a problemas. Isso é inevitável! Então, o que podemos mudar é a forma como nós enfrentamos, como nós enxergamos o problema.
Por isso, um dos pilares da resiliência é o aprendizado. Aprenda com experiências negativas! Ao pensar sobre uma situação, tente vê-la dos mais diferentes aspectos.
Observe e encontre erros e pontos de aprimoramento em sua conduta. Assim, você não se concentra na magnitude do problema, mas nas suas causas e esta é a chave para encontrar novas soluções.
Conheça o nosso Curso de PNL.
Não se isole!
Uma característica em comum de pessoas que passam por diversas adversidades ao mesmo tempo ou em sequência é o ato de se isolar do mundo.
Uma pessoa resiliente nunca se isola. Ela continua mantendo contato com amigos e familiares, sempre buscando nas pessoas que ama, uma palavra de conforto e bons momentos de descontração.
Você não tem que sofrer sozinho! Recorra a amigos e familiares, exponha seus problemas a pessoas de confiança. Elas sempre poderão lhe ajudar de uma forma ou de outra.
E claro, sempre esteja disposto a ouvir outras pessoas, essa também é uma forma de aprender e crescer como pessoa.
Pratique atividades antiestresse
O acúmulo de problemas, o isolamento e doenças como a ansiedade e a depressão são potencializadas por conta do forte estresse.
E o estresse está presente em nossas vidas, seja no trabalho ou na vida pessoal. Passamos o dia acumulando tensão.
Uma boa maneira de reduzir os efeitos do estresse em nosso dia a dia é praticar atividades antiestresse. Entre essas atividades, podemos citar duas: a meditação e a terapia.
Ambas, são atividades que visam acalmar a mente e organizar os nossos pensamentos. Hobbys como dançar, desenhar, ouvir música e muitos outros também pode ser excelentes contra o estresse.
Renove seus hábitos
Uma boa maneira de baixar o estresse e aprender a lidar melhor com os problemas é renovar os nossos hábitos.
Afinal, como queremos obter resultados diferentes se sempre fazemos as mesmas coisas?
Se observe e veja quais são os hábitos que lhe prejudicam. E então busque renová-los com hábitos mais saudáveis.
Assim, você pode pôr em prática, hábitos como uma alimentação mais saudável, exercícios físicos, momentos de leitura , entre outros. Essa é uma maneira de lidar melhor com os acontecimentos cotidianos.
Conheça e faça o nosso Curso de PNL
Acredite no seu potencial!
Pessoa resilientes acreditam no próprio potencial, elas tem consciência no que são boas e no que podem melhorar.
Dessa forma, elas compreendem e absorvem melhor as situações negativas. Acreditar em si mesmo é a chave para ser resiliente.
Faça uma formação de coaching. Essa metodologia pode lhe ajudar a estimular habilidades como o autoconhecimento, a automotivação, que são essenciais para desenvolver e aplicar a resiliência em nossas vidas.
Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso Curso de PNL.
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: