O que é customer centric?

19/12/2021 às 13:42 Coaching

O que é customer centric?

Não restam dúvidas de que nenhuma empresa sobrevive sem clientes e que eles são o alicerce de qualquer negócio. Por isso, muitas organizações elaboram estratégias eficientes e sempre baseadas na satisfação da sua clientela. Diante desse contexto, surge um termo bastante usado no mundo dos negócios: customer centric. Esse post vai te mostrar o que é customer centric, o seu funcionamento, a sua importância e as vantagens para as empresas que adotarem essa estratégia. Aprecie a leitura! 

O que é customer centric? 

Podemos dizer que é uma estratégia que coloca o cliente como o foco principal em todas as tomadas de decisões de uma empresa. O customer centric (cliente no centro) significa que, antes dos gestores e líderes tomarem qualquer tipo de decisão, eles devem levar em consideração como ela irá beneficiar os seus clientes e a forma que isso vai acontecer. 

Em suma, o customer centric não deixa as necessidades do público-alvo de lado e não coloca o lucro acima de tudo. O foco principal é sempre no consumidor. Qualquer decisão, por mais estratégica que seja, sempre deve privilegiar os interesses da clientela de um negócio. Entendeu o que é customer centric? 

Como funciona o customer centric? 

O funcionamento do customer centric acontece da seguinte forma: o cliente precisa fazer parte de todo o planejamento estratégico, bem como das etapas que permeiam o ciclo de vendas dos produtos ou serviços. O customer centric começa a funcionar desde o primeiro contato com o consumidor em potencial, passando pelas outras fases do funil de vendas, até chegar na fase do pós-venda. 

Agora que você sabe o que é customer centric, vale dizer que, para que o funcionamento dessa estratégia seja assertivo, todas as ações precisam ser baseadas na satisfação plena dos clientes. Por isso, se faz necessário um minucioso estudo das preferências, hábitos de consumo e, acima de tudo, necessidades. Com dados concretos em mãos, é possível implantar melhorias e oferecer soluções viáveis.  Fazer um curso de PNL pode deixar os seus comportamentos mais assertivos dentro da sua empresa. 

Conheça a importância do customer centric

Pode até parecer óbvia a real importância do customer centric. Mas a recompensa não é somente no fortalecimento da relação cliente-empresa. Os colaboradores também acabam sendo beneficiados com essa estratégia, já que passam a confiar mais na organização, por causa dos seus valores e posicionamento. 

Uma empresa que se preocupa em oferecer uma experiência agradável para todos os seus clientes, tende a contar com funcionários mais satisfeitos e um clima organizacional mais prazeroso e sinérgico. Agora que você sabe o que é customer centric, conheça um pouco mais a importância dessa estratégia: 

  • Organizações que são 100% focadas em seus clientes, costumam ser até 60% mais lucrativas; 

  • Milhares de clientes estão dispostos a pagar até 85% a mais por uma experiência mais agradável; 

  • Um negócio que investe pesado na satisfação dos seus clientes, apresenta um considerável aumento de 10% na retenção dos consumidores;

  • Um customer centric eficiente pode aumentar em até 30% o valor de uma marca no mercado;

  • O prejuízo causado por uma prestação de serviços ineficiente ou de má qualidade, o que gera perda de clientes, pode ultrapassar 10 milhões de dólares ao ano. 

Viu como a estratégia customer centric é fundamental para um negócio prosperar no mercado e se tornar a preferência dos clientes? 

Quais são os principais benefícios para as empresas?

Não adianta saber apenas o que é customer centric sem conhecer os seus benefícios para todo o negócio. Por isso, conheça os principais:

  1. Satisfação do cliente

Não existe nada melhor do que comprar um produto ou um serviço de uma empresa e ficar 100% satisfeito. Quando o cliente tem as suas necessidades sanadas, a experiência de compra do mesmo se torna inesquecível. E toda essa satisfação se traduz em uma maior fidelidade da clientela. Saiba o que é resiliência signif

  1. Melhora a imagem da empresa 

Imagine uma organização que coloca o cliente no centro de todas as decisões do dia a dia. A imagem dela seria a melhor possível, já que todos os seus esforços são baseados unicamente na experiência deles. Um atendimento primoroso e que ofereça uma solução viável para o cliente pode melhorar exponencialmente a imagem de uma marca no mercado.

  1. Grande vantagem competitiva

Mesmo que você saiba o que é customer centric, essa estratégia, quando bem usada, permite que uma empresa tenha uma enorme vantagem competitiva. Em meio a concorrência desenfreada, colocar o cliente no centro de todas as ações estratégicas pode facilitar o alcance dos resultados. Muitas vezes, uma experiência memorável positivamente pode ser mais importante do que o preço e até a qualidade do produto em si.

  1. Menor custo de aquisição de clientes (CAC)

Toda empresa tem um determinado custo para conquistar clientes e convencê-los a comprar seus produtos ou serviços. Quando o gestor implanta o customer centric, esse gasto pode reduzir bastante, já que o investimento na fidelização é a prioridade. Depois que se conhece as demandas do público-alvo e as transforma no foco principal, inevitavelmente, todas as ações se tornam mais eficientes. Conheça a cativante história de Chris Gardner.

  1. Aumento do ROI

Sabemos que você já está por dentro sobre o que é customer centric. Mas talvez o que você não saiba é que essa estratégia também aumenta o ROI (retorno sobre investimento) de um negócio. Quando uma empresa proporciona a melhor experiência para seus clientes, a tendência é que se sintam mais confiantes em comprar novamente. Além disso, eles também podem indicar a marca para amigos e conhecidos. 

Saber apenas o que é customer centric não é suficiente. É preciso colocar essa estratégia em prática para prosperar no mercado e se tornar uma referência de sucesso. Boa sorte! 

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Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


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