Em meio a tanta competitividade entre as empresas no mercado, algumas habilidades técnicas e comportamentais dos colaboradores precisam ser adotadas para que o sucesso seja alcançado. Afinal, é preciso encontrar soluções viáveis para os problemas do cotidiano, o que nem sempre é fácil. Mas um recurso bastante usado por muitas organizações é o crowdsourcing. Esse post vai te mostrar o que é crowdsourcing, os seus benefícios e dar dicas preciosas sobre como implantá-lo em um negócio. Bora lá aprender um pouco mais?
O que é crowdsourcing?
Trata-se de um importante recurso que usa o aprendizado de todos colaboradores de uma empresa para implementar soluções viáveis para os problemas relacionados com a gestão dela. O conhecimento coletivo pode ser inovador, resolver pendências, criar estratégias interessantes, aumentar o faturamento, conquistar mais clientes e tudo mais que possa ser benéfico para uma organização. Saiba o que é amadurecimento.
Essa colaboração coletiva (tradução de crowdsourcing) é essencial para que qualquer negócio prospere e se torne referência para seus clientes. Afinal, quando os funcionários utilizam todo o seu conhecimento técnico a favor da organização em que trabalham, mais alternativas viáveis para os imprevistos e problemas do cotidiano podem aparecer. Agora que você sabe o que é crowdsourcing, conheça um pouco mais sobre esse assunto.
Benefícios do crowdsourcing
Ao contrário do que muita gente pensa por aí, o crowdsourcing apresenta diversas vantagens para as organizações, quando usado com inteligência. Vamos aos principais:
Maior número de pessoas envolvidas em um projeto
Na hora de elaborar um determinado projeto, colocá-lo em prática ou fazer possíveis alterações nele, quanto mais conhecimento, melhor. Por isso, o crowdsourcing permite que mais colaboradores estejam envolvidos com projetos de interesse da organização. E isso se traduz em uma grande bagagem de conhecimento/aprendizado que será colocado em prática, o que permite que se alcance efetivamente os objetivos do negócio.
Novas ideias
Não basta apenas saber o que é crowdsourcing sem conhecer as suas vantagens. Quando existe o envolvimento de mais funcionários, automaticamente, existe a possibilidade de aparecer novas ideias ou soluções viáveis e diferentes de todas que já são conhecidas. Essa colaboração coletiva é fundamental para que novas alternativas sejam criadas, já que diversas cabeças pensam muito melhor do que somente duas ou três, certo?
Constante inovação
O conhecimento coletivo empregado na busca por soluções viáveis e constantes melhorias para toda a organização, traz de brinde uma inovação constante. Essa saudável troca de ideias e aprendizados, permite que o seu negócio desenvolva alternativas inovadoras que possam atingir os objetivos do mesmo. E podemos convir que, inovar é sempre bem-vindo e grandioso. Descubra os segredos de uma mente milionária.
Compartilhamento do conhecimento
Mesmo que você saiba o que é crowdsourcing, a outra vantagem dele é que existe uma grande possibilidade de compartilhar todo o conhecimento entre as equipes. Na verdade, todos os colaboradores podem aprender e ensinar. E toda essa construção do saber coletivo pode deixar todos os integrantes do time bem mais capacitados e engajados. Afinal, o saber não ocupa espaço e sempre existe algo novo para aprender.
Coleta de informações
Deu para perceber que o crowdsourcing é uma ferramenta eficaz na hora de elaborar projetos ou desenvolver ideias. Além disso, esse modelo também pode ser bastante útil para fazer a coleta de informações sobre o público-alvo do seu negócio, do mercado e até dos profissionais que fazem parte dele. E ter informações concretas em mãos é como encontrar ouro.
Como implantar o crowdsourcing nas empresas?
Sabemos que você já está por dentro sobre o que é crowdsourcing e dos seus benefícios. Agora chegou a hora de conhecer as nossas dicas sobre como implantá-lo em seu negócio:
Deixe o crowdsourcing fazer parte da cultura organizacional
O empreendedor deve estar ciente de que o crowdsourcing precisa fazer parte da cultura de toda a organização. Além disso, ele também deve incentivar a constante construção do aprendizado coletivo. Quando o crowdsourcing faz parte da cultura de um negócio, todos os colaboradores estarão cientes de que esse sistema deve prevalecer, para que os objetivos sejam alcançados.
Mapeie as áreas que podem ser beneficiadas
É importante saber o que é crowdsourcing, conhecer suas vantagens e estar a par sobre como implantá-lo. Por isso, o empreendedor deve fazer um mapeamento de todas as áreas em que o crowdsourcing possa ser útil. Dependendo do setor em que esse modelo for usado, pode trazer impactos positivos para todo o negócio. Mas vale dizer que é necessário deixar todos os responsáveis pela gestão desse processo a par de tudo. Afinal, os setores beneficiados pelo crowdsourcing devem estar na mesma sintonia.
Faça bom uso da tecnologia
Você já pensou em criar uma moderna plataforma que permita a construção coletiva do conhecimento? Recursos tecnológicos para fazer isso acontecer é o que não faltam. Todos os colaboradores podem contribuir com ideias e conhecimentos que podem ser úteis em algum momento. E agrupar toda essa bagagem de aprendizado em um único lugar pode ser extremamente vantajoso e, sobretudo, promissor.
Somente saber o que é crowdsourcing não adianta muito. É preciso conhecer os seus benefícios e saber como colocá-lo em prática dentro de uma organização. Agora é mãos à obra e boa sorte!
Venha para o IBND
O curso de PNL do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano. O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: