Ser comunicar bem é fundamental para qualquer profissional no mercado atual. Empresas estão investindo pesado em treinamentos para potencializar a capacidade de comunicação de seus colaboradores. E a comunicação efetiva é um fator fundamental para boas relações interpessoais e o sucesso profissional.
Um profissional que amplifica o seu poder de comunicação tem mais sucesso no trabalho dentro de empresas e como empreendedor. Os benefícios vão além da comunicação em si, o profissional consegue lidar melhor com o seu trabalho, se torna mais confiante e motivado para alcançar os seus objetivos.
Por que apostar na comunicação efetiva?
A comunicação é independente a nossa vontade. Seja como for, diariamente temos que nos comunicar com outras pessoas. Seja pela fala, por gestos ou outros métodos, a comunicação sempre estará presente em nossas vidas.
Pessoas que conseguem desenvolver um bom poder de comunicação costumam ter mais sucesso no mercado de trabalho. Esta é uma característica bastante comum entre gestores, empreendedores, diretores e outros cargos de liderança.
A comunicação efetiva é a chave para ver os resultados aparecerem. Focar em passar uma mensagem objetiva é fundamental para alcançar os resultados e ser entendido da maneira correta por superiores, colegas de trabalho, clientes, etc.
Como desenvolver a comunicação efetiva?
Assim como qualquer outra habilidade, a comunicação efetiva pode ser desenvolvida por qualquer pessoa. Aqui, vamos dar dicas de como acelerar o desenvolvimento e o aprimoramento de uma comunicação eficaz e geradora de resultados. A Comunicação é amplamente estudada em nosso Curso de PNL.
Confira as dicas abaixo:
Seja objetivo
A comunicação efetiva não possui rodeios. Você não precisa enrolar sobre o assunto, você vai direto ao ponto. E para conseguir ser realmente objetivo, você precisa saber aonde quer chegar. Por isso, antes de se comunicar sempre defina o que você quer e o que você vai falar.
Uma comunicação mais objetiva é sinal de efetividade. Ir direto ao ponto pode ser fundamental para que sua mensagem seja entendida corretamente. Isso evita conflitos de ideias e acaba com possíveis mal-entendidos, o que geralmente acontece quando não somos diretos.
Ser direto e objetivo ajuda as pessoas a entenderem o seu recado e ao colocarem em prática. Gestores costumam utilizar esse tipo de linguagem, indo direto ao ponto, seja para darem ordens, orientações ou feedback.
Desenvolva a persuasão
A persuasão é uma arma importante para nos comunicarmos com efetividade. Ela consiste em criar uma certa influência em pessoas, assim elas conseguem entender melhor a sua mensagem e lhe dar um retorno assertivo.
Além disso, você consegue criar autoridade e ser considerado uma pessoa mais confiável. Isso é importantíssimo para garantir que as suas mensagens tenham valor, seja no âmbito pessoal ou profissional.
Fale sobre o que você conhece
A comunicação efetiva precisa de bons argumentos. E só conseguimos produzi-los, caso saibamos do assunto que estamos falando. Nenhum gestor terá o respeito de seus colaboradores, se não mostrar a eles a sua capacidade em sua área de atuação, por exemplo.
Por isso, desenvolva todos os conhecimentos técnicos e mentais necessários para ter conhecimento e poder de fala. Assim, você pode ter argumentos mais sólidos para falar sobre os mais variados temas.
E seja sincero, sempre busque aprender mais, quando necessário, deixe claro para a pessoa que você não conhece ou prefere não opinar e tente aprender com ela. Assim, você estará sendo mais receptivo tanto para entregar como para receber mensagens durante diálogos.
Pratique a escuta ativa
A comunicação efetiva não consiste só na fala, na expressão, ela também se baseia na audição e na atenção. Se comunicar é se conectar com outras pessoas. Para isso, além de se expressar, temos que aprender a ouvir.
A escuta ativa é uma ferramenta importante para a comunicação atual. Em diálogos, busque ouvir mais as pessoas, assim você pode refletir sobre o que elas dizem e responder com os argumentos certos e com maior objetividade.
Tenha empatia
A empatia consiste em se colocar no lugar das outras pessoas. Essa prática é muito importante nos dias de hoje. Estar sempre aberto a entender outras pessoas é fundamental para que elas possam receber a sua mensagem mais facilmente. Não busque debater, inferiorizar outras pessoas, mas sim entende-las, por mais que você não concorde com elas.
Ser empático não é aceitar tudo o que outra pessoa lhe diz, mas se colocar no lugar dela e compreender o seu ponto de vista. Todos temos histórias diferentes, passamos pelas mais diversas experiências e isso tudo ajuda a formar as nossas opiniões, então seja inteligente para entender que a boa comunicação depende da compreensão.
Quer desenvolver a comunicação efetiva? Uma boa alternativa para isso é apostar em uma Formação de Coaching e de PNL. Essas metodologias são fundamentais para acelerar o desenvolvimento do seu poder de comunicação.
Através da formação, você pode aprender as técnicas e ferramentas necessárias para exercer com mais qualidade e efetividade a sua comunicação no dia a dia.
Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça a nosso Curso de PNL.
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: