Muitas pessoas buscam uma Formação de Coach para desenvolverem habilidades que possam lhes proporcionar uma carreira de sucesso. A intenção do processo de coaching é ajudar pessoas a definirem melhor os seus objetivos e o caminho para alcançá-los.
Dentre os vários nicho de coaching, o que trata da área empresarial é o coaching executivo.
O que é Coaching Executivo?
O coaching executivo é uma modalidade da metodologia de coaching voltada para o mundo corporativo.
A intenção deste tipo de coaching é trabalhar o desenvolvimento de profissionais em cargos de liderança nas empresas. Muitos dos CEOs das principais multinacionais do mundo já passaram pelo processo.
A ideia do coaching executivo é trabalhar principalmente os gestores, mas também pode ajudar os demais colaboradores e equipes de trabalho a desenvolverem habilidades e alinharem suas estratégias para alcançar melhores resultados.
O crescimento do coaching nas empresas brasileiras é bem acentuado. Muitos negócios já estão implementando a metodologia como parte do desenvolvimento do trabalho.
O coaching executivo é um processo objetivo que busca ajudar os profissionais a aprimorarem as habilidades que as empresas precisam.
Quais são os principiais benefícios do Coaching Executivo?
Esse processo pode ajudar os gestores de uma empresa a desenvolverem inteligência emocional, capacidade de liderança, serem mais produtivos, entre outros fatores.
Abaixo listaremos mais objetivos comuns que podem ser trabalhados durante o processo. Confira:
Desenvolvimento de liderança
O processo ajuda os gestores a desenvolverem ou aprimorarem técnicas de liderança importantíssimas para a geração de resultados da empresa.
Definição de estratégias, metas e objetivos
Durante as sessões de coaching, os profissionais das empresas são estimulados a repensarem estratégias e conseguem passar a definir metas e objetivos palpáveis e assertivos.
Preparação de novos gestores
Muitas pessoas começam o processo com o objetivo de se tornarem futuros gestores, e o coaching executivo ajuda bastante na conquista dessa meta, apontando habilidades e competências que devem ser desenvolvidas ou aprimoradas para que o profissional esteja pronto para chegar ao cargo.
Eliminação de hábitos ruins e crenças limitantes
Um dos principais objetivos do coaching executivo é ajudar o coachee a identificar hábitos e crenças que limitam a sua capacidade de crescimento.
Assim, o profissional pode mudar o seu padrão de comportamento e aproveitar mais do seu potencial.
Gestão do tempo
Com o coaching executivo, gestores e colaboradores de uma empresa podem repensar os horários e as atividades de trabalho.
Ao gerirem melhor o seu tempo, os profissionais se tornam mais produtivos e investem em tarefas assertivas que geram resultados para o negócio.
Conheça a nossa Formação em Coach.
Tomada de decisões assertivas
Ao passar pelo processo, os gestores conseguem definir melhor metas e objetivos, assim eles melhoram a sua tomada de decisão.
Dessa forma, o profissional passa a ter capacidade de tomar melhores decisões, principalmente no improviso, quando alguma adversidade acontece a precisa ser contornada rapidamente.
Melhora nas relações de trabalho
O meio corporativo possui vários conflitos internos. Superiores não se entendem e não respeitam subordinados ou vice-versa.
Também pode haver problemas entre diferentes equipe pela competição exagerada ou a falta de integração.
O processo de coaching executivo, quando feito com grupos, ajuda no desenvolvimento de melhores relações de trabalho.
Através da definição clara de funções e objetivos para a empresa, o coach consegue promover uma integração entre setores e uma relação mais cordial e respeitosa entre os colaboradores.
Aceleração de Resultados
O coaching é um processo muito procurado para acelerar resultados e ele realmente o faz. Isso acontece porque a metodologia tem a objetividade como uma das suas principais características.
Durante as sessões de coaching executivo, o coach junto com o coachee consegue definir o objetivo a ser buscado, montar um plano de ação, colocar as ações em prática, medir seus resultados e acompanhar a conquista dos objetivos dentro de um prazo determinado.
Autoconhecimento e autodesenvolvimento
Outra característica importante do processo de coaching é que os participantes do processo ganham autonomia para mudarem suas próprias vidas.
Diferente de métodos de mentoria, o coach não é um tutor do coachee, pelo contrário, ele trabalha junto com ele para ajudá-lo a entender seus objetivos e descobrir o seu potencial.
Através de perguntas assertivas e outras técnicas de coaching, o coach leva o coachee a uma reflexão profunda sobre a sua vida profissional.
O estímulo pelo autoconhecimento é essencial. Um profissional deve se conhecer para ter a capacidade de se desenvolver profissionalmente.
Autoestima, automotivação e autoconfiança
Com o profissional colocando em prática o plano de ação definido durante as sessões, ele começa a ver os primeiros resultados. E isso é fundamental para torná-lo um profissional mais confiante em suas capacidades.
O processo ajuda a aumentar a autoestima dos gestores e colaboradores, o que é essencial para passar credibilidade aos clientes.
Conforme os resultados vão aparecendo, o profissional se sente mais motivado. Ele começa a entender que, de fato, o coaching executivo está o ajudando a crescer profissionalmente.
Com o decorrer do processo, o profissional se sente muito mais confiante para atuar em sua área, fazer a diferença na empresa e, se planejado, buscar voos mais altos no mercado.
Gostou deste artigo? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça a nossa Formação em Coach.
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: