Muitas pessoas confundem os termos e acabam achando que Coaching e mentoring são a mesma coisa. Porém, esses dois processos têm características bem distintas.
A confusão acontece porque ambos têm objetivos semelhantes. Tanto o Coaching como o mentoring buscam ajudar pessoas a quebrarem barreiras e conquistarem seus sonhos.
Mesmo assim, as duas metodologias são distintas em suas abordagens e são bastante eficientes. Isso indica que combinar as duas pode resultar em um grande ganho.
Principalmente para mentores, passar também por um processo de Coaching pode ajudá-los a dar um salto significativo em suas vidas.
O que é Coaching Mentoring?
Para te ajudar a entender melhor as diferenças e as semelhanças entre Coaching e mentoring, decidimos fazer este artigo.
Aqui você saberá o que é Coaching e o que é mentoring e quais são as suas principais diferenças. Também iremos mostrar como as duas metodologias combinadas podem otimizar ainda mais os seus resultados.
O que é Coaching?
O Coaching é uma metodologia de desenvolvimento humano que consiste em um processo de aceleração de resultados.
Dentro deste processo, são usadas técnicas e ferramentas para ajudar pessoas a desenvolverem habilidades, encontrarem respostas para seus problemas, planejarem suas metas e alcançarem os resultados desejados.
O responsável pela aplicação do processo é o Coach. Este é um profissional especializado que domina todas as ferramentas de Coaching para a otimização de resultados.
O Coach auxilia o Coachee (pessoa que participa do processo) a encontrar as respostas necessárias e traçar um plano para chegar em seus objetivos.
Leia também: O que é Coaching de relacionamento e no que ele pode me ajudar?
Como o processo de Coaching tem como base fatores como o autoconhecimento, por exemplo, o Coach, diferente de um mentor, não precisa ter experiência na área de atuação do Coachee.
A intenção do Coach é simplesmente ajudar o Coachee a encontrar as respostas que ele já possui, através de uma ajuda especializada.
Com as perguntas e as técnicas certas, o Coach consegue fazer com que o Coachee busque o autoconhecimento e descubra que as respostas para a mudança em sua vida dependem apenas dele.
O Coachee passa a figura central do processo e o responsável por seus próprios objetivos, pois o Coach só estimula o Coachee a buscar as respostas de acordo com a sua experiência e as constatações sobre seus próprios feitos, erros e acertos.
Está gostando do assunto? Conheça o nosso Curso de Coach.
O que é Mentoring?
O mentoring é um tipo de tutoria. Neste caso, um profissional mais velho e com maior experiência na sua área de atuação se torna o mentor de profissionais mais jovens que estão ingressando no mercado. A relação passa a ser de mentor para mentorado.
O intuito do mentoring é que o jovem mentorado possa aprender por meio da troca de experiências com o seu mentor, que pode lhe passar as orientações corretas para o seu desenvolvimento profissional na carreira escolhida.
Essa metodologia também pode ser usada para alcançar resultados importantes na vida pessoal, mas o mentoring geralmente é utilizado com foco no desenvolvimento profissional.
O foco do mentor é mostrar ao mentorado quais são os melhores caminhos a seguir para que ele alcance os seus objetivos.
Neste caso, a relação se assemelha a de um professor e um aluno, em que o professor detém o conhecimento e as respostas e passa os ensinamentos para o aluno, o que torna o processo bem diferente do Coaching.
Por isso, o mentoring é bastante utilizado em situações mais específicas, como por exemplo, quando você precisa passar numa prova.
Já o Coaching pode ser usado também para casos mais abrangentes.
Coaching x Mentoring
Como já deu para perceber, Coaching e mentoring são metodologias que usam abordagens bem diferentes. Fizemos uma lista abaixo falando um pouco mais sobre as diferenças, confira:
- Abordagem: A abordagem usada no Coaching consiste em colocar Coach e Coachee lado a lado para dividirem experiências e assim encontrar as respostas e traçar um plano para atingir o objetivo. Já no caso do mentoring, o mentor detém as respostas e passa para o mentorado, num estilo de abordagem mais tradicional.
- Tempo: No mentoring, geralmente não há tempo definido para o fim do processo. Já no Coaching, o tempo do processo é definido na primeira sessão. Nela, Coach e Coachee se reúnem e definem o número de sessões e a duração do processo.
- Especialização: O mentor deve ser um profissional com experiência e capacitado na área de atuação do seu mentorado. Já o Coach, não precisa ser especialista na área, mas sim ter formação em Coaching para aplicar as ferramentas corretas durante o processo.
Coaching + Mentoring
Mesmo tendo diferenças bem acentuadas, Coaching e mentoring são excelentes metodologias de desenvolvimento humano.
E, principalmente, mentores podem se aproveitar da combinação de ambos os processos.
Se você já é um mentor, com certeza, você irá dar um grande salto no mercado passando por uma formação de Coaching.
Se tornar um profissional que domine mentoring e Coaching pode trazer mais agilidade no trabalho de desenvolvimento humano e render muito mais destaque no mercado.
Gostou? Confira mais dicas em nosso blog e aproveite para conhecer o nosso Curso de Coach.
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: