O que é Assessment? Como funciona e para que serve?

30/07/2019 às 14:16 Coaching

O que é Assessment? Como funciona e para que serve?

O Assessment é uma ferramenta muito utilizada pelas empresas na hora da contratação de novos profissionais e para realização de outras tarefas.

Cada profissional tem características e experiências diferentes e cada um deles se encaixa em um perfil comportamental.

E para as empresas, é essencial identificar os perfis de cada profissional para que possa realizar processos seletivos mais bem direcionados, buscando novos colaboradores com perfis que podem ajudar a otimizar a produtividade.

O que é Assessment?

A palavra Assessment, em português, significa avaliação. E isso já dá indícios da função dessa ferramenta dentro do ambiente corporativo.

O Assessment é uma ferramenta que utiliza várias técnicas de avaliação que visam identificar os perfis profissionais de cada colaborador e conseguir acelerar o seu crescimento profissional. 

A ideia é que os colaboradores possam ter seus perfis comportamentais descobertos e que isso possa ajudá-los a desenvolverem habilidades e possam trabalhar para melhorar os pontos de melhoria que forem identificados.

Muito utilizado pelo setor de Recursos Humanos das empresas, principalmente em processos seletivos, o Assessment auxilia na identificação rápida de perfis de liderança com facilidade.

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Essa ferramenta também pode ser usada para medir o clima do ambiente de trabalho e fazer as realocações necessárias para resolver ou minimizar conflitos.

O Coaching utiliza o Assessment no processo junto às empresas para facilitar o entendimento dos perfis dos colaboradores e ajudá-los em seu crescimento profissional.

Com a ajuda do Coach, os colaboradores podem acelerar o seu crescimento e potencializarem o seu desempenho dentro das empresas.

Quais são os principais perfis comportamentais identificados pelo Assessment?

O perfil comportamental indica a forma como uma pessoa reage diante de uma situação. Dentro do ambiente corporativo, a empresa ter essa percepção é algo fundamental, principalmente na hora de contratação.

Com o Assessment, a identificação destes perfis é mais assertiva e prática.

Existem diferentes tipos de profissionais como vamos ver abaixo nas descrições de cada perfil. Num exemplo simples, podemos dizer que existem colaboradores com perfil para trabalhar sob pressão ou que não aceitam críticas, ainda que sejam sejam construtivas.

Dentro do Assessment, se trabalha com 4 perfis comportamentais, confira cada um deles abaixo:

Comunicador

Este perfil é composto por pessoas comunicativas, que tem poder de persuasão e por isso conseguem influenciar pessoas e gerar autoridade, mesmo não ocupando cargos de poder.

Em contrapartida, não é um profissional que se atente tanto a análises e a questões de planejamento, o que também é preciso dentro do ambiente corporativo.

Os comunicadores conseguem manter um bom convívio para o trabalho em equipe, são profissionais bastante criativos e podem ser muito úteis para lidar e resolver conflitos internos.

Em uma equipe de trabalho, profissionais com perfil de comunicador são importantes para o relacionamento com outros setores da empresa, fornecedores e clientes.

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Executor

Esse perfil é composto por pessoas que executam tarefas e que dominam um ambiente, elas gostam de superar obstáculos e são muito competitivas.

Como ponto negativo, são indivíduos que defendem de maneira ferrenha seus pontos de vista e podem chegar a serem autoritários. 

Com uma confiança elevada, os executores são determinados e estão sempre focados em alcançarem os resultados propostos.

Para conseguir ser produtivo como deseja, o executor precisa ter o máximo de autonomia possível para desempenhar suas funções.

Equipes com muitos profissionais de perfil executor costumam ter problemas de relacionamento com outros setorese acabam tendo uma atuação mais isolada em sua própria base.

Por outro lado, equipes com poucos executores podem ter dificuldades para a tomada de decisões, para reversão de objeções de clientes e alcance das metas estipuladas.

Analista

Esse perfil é composto por pessoas detalhistas e organizadas. Essas pessoas conseguem ter um controle maior sobre seus tempos, horários e tarefas, e conseguem se adaptar melhor aos processos internos da empresa.

Por serem pessoas muito perfeccionistas, os analistas não são profissionais indicados para setores que trabalhem sob pressão.

Em contrapartida, são excelentes colaboradores em setores estratégicos e ajudam na montagem de um melhor planejamento e na otimização dos processos da empresa.

Os analistas são ótimos profissionais para compor equipes de pesquisa, mas acabam esbarrando em outros pontos importantes: não são profissionais com aspecto de liderança e costumam titubear quando precisam tomar decisões.

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Planejador

Esse perfil é composto por pessoas conservadoras e organizadas. Os planejadores são profissionais que lidam bem com a pressão e tem boa capacidade de improviso.

Colaboradores com este perfil costumam trabalhar bem em equipe, mas oscilam bastante em relação aos seus próprios resultados.

Os planejadores têm ótimas qualidades para exercerem funções de liderança, por seguirem seus planos à risca, mas demonstram dificuldade quando algo sai de seu controle.

Equipes com muitos planejadores conseguem seguir um planejamento, mas dificilmente vão além dos resultados esperados por serem bastante pessimistas.

Quais são os principais benefícios do Assessment?

A identificação dos perfis comportamentais através do Assessment é essencial para a contratação e manutenção de profissionais.

Como vimos acima, todos os perfis comportamentais possuem pontos positivos e negativos, em outras palavras, eles se completam.

Cada função da sua empresa precisa de um determinado perfil, cada equipe precisa mesclar profissionais de todos os perfis comportamentais, estes são os segredos para melhores resultados.

Dentro os principais benefícios do Assessment, podemos citar: o aumento da produtividade, a diminuição da rotatividade de funcionários, equipes mais fortalecidas, maior integração entre setores, melhores escolhas em processos seletivos, mais capacidade para gerir conflitos, entre muitos outros benefícios.  

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Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


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