Uma pessoa altruísta consegue preservar alguns valores importantíssimos para conviver com outras pessoas, podendo criar ambientes mais agradáveis e harmoniosos. O que será que significa altruísmo? É preciso entender esse conceito para compreender por que ser tornar altruísta é um passo importante na vida.
O que é o altruísmo?
O primeiro a levantar o termo “altruísmo” foi o filósofo francês Isidore Comte, o país do positivismo e que ajudou a construir a sociologia. Foi em 1830, que Comte classificou um grupo de ações de cunho pessoal como altruísmo.
Todas essas atividades indicam que a pessoa se preocupa e busca fazer bem ao próximo. Em outras palavras, uma pessoa altruísta pensa tanto em si como nos outros. Comte também afirmou que o altruísmo surge como construção pessoal, ele é uma característica comum do ser humano, não tendo nada a ver com uma relação divina ou sobrenatural.
Nesse sentido, Comte quis dizer que para ser uma pessoa altruísta e fazer o bem ao próximo, não era precisa ser integrante de um grupo religioso, por exemplo, bastava que alguém ensinasse o altruísmo ou mesmo que pessoa tivesse uma aptidão para praticar tais ações.
Se você está pensando que ser altruísta é fazer doar roupas para caridade uma vez por ano, você está completamente errado. O altruísmo, segundo Comte, é um traço de personalidade, logo uma ação pode ser altruísta, mas para que uma pessoa possa ser considerada altruísta, ela precisa praticar essas ações com frequência e recorrência.
Como se tornar uma pessoa altruísta?
Como Comte explicou em 1830, não há nada de sobrenatural ou divino no altruísmo, ou seja, ele não é um dom. Logo podemos entender que qualquer um pode aprender e desenvolver o altruísmo. Com a ajuda de coach, por exemplo, uma pessoa pode iniciar um processo para se tornar altruísta.
Trabalhando o autoconhecimento e a inteligência emocional, fica muito mais fácil controlar características pessoais negativas como o egoísmo, a raiva e a soberba. Tendo controlado esses fatores, é possível começar a melhorar a nossa postura através de ações altruístas recorrentes.
Pensar tanto nos outros como você pensa em você é o caminho para se tornar uma pessoa altruísta, confira abaixo algumas ações altruístas que podem lhe ajudar a desenvolver essa característica:
- Visitar doentes
- Ajudar um vizinho, um amigo ou um desconhecido com alguma dificuldade que ele possua
- Doar roupas, objetos e mantimentos para instituições de caridade
- Criar ou apoiar projetos em benefício de causas específicas
Todas essas ações são consideradas ações altruístas. Se você deseja se tornar uma pessoa altruísta, você precisa começar a praticá-las!
Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.
Quais são os principais benefícios do altruísmo para a nossa vida?
São muitos os benefícios do altruísmo! Seja na vida pessoal ou na vida profissional, é possível ter o altruísmo como prática e isso pode ajudar bastante uma pessoa ao longo de sua vida. Confira os principais benefícios que o altruísmo pode lhe trazer abaixo:
Bem-estar pessoal
Se pararmos para pensar, por mais que não tenhamos o hábito de realizar ações altruístas, sempre que realizamos algo do tipo e fazemos o bem a alguém nos sentimos muito bem. A sensação de ajudar o próximo é muito boa e gratificante. Isso alimenta o nosso bem-estar pessoal.
Esse é um dos maiores benefícios do altruísmo para a nossa vida, ele nos ajuda a estarmos melhor com nós mesmos. Ter essa característica de praticar boas ações de forma recorrente e é uma forma nos aproximarmos mais da nossa felicidade investindo em pequenas coisas.
Empatia
Uma pessoa altruísta tem facilidade para praticar a empatia. Isso porque ela está sendo pensando nos outros, nunca somente em si. Isso torna muito mais fácil desenvolver habilidades como a empatia e outros recursos como a escuta ativa, por exemplo. Se colocar no lugar do outro é fundamental para criar bons relacionamentos
Relacionamentos mais saudáveis
E justamente pela empatia, como falamos acima, pessoas altruístas tem mais facilidade em desenvolver relacionamentos saudáveis. A preocupação com o bem-estar dos outros acaba criando uma bolha de proteção ao relacionamento, fazendo com que ele seja desenvolvido com base em confiança e reciprocidade.
Um estilo de vida
O altruísmo é um estilo de vida benéfico para todos. Sempre precisamos estar praticando o altruísmo, isso deveria ser um objetivo de todas as pessoas. Quando temos o altruísmo como um estilo de vida conseguimos ser mais felizes com poucos e compreender tudo o que está ao nosso redor.
E aí, compreendeu como ser altruísta é importante e pode ser benéfico para a sua vida? Comece a praticar ações altruístas e veja a diferente que isso fará para você.
Faça a nossa Formação Practitioner em PNL!
Aqui no IBND temos uma Formação Practitioner em PNL completa para você aprender tudo sobre programação neurolinguística. Não perca mais tempo! Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.
Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: