Encontrar o equilíbrio é a busca de todos nós. Existem pessoas que estão bem em relação à vida pessoal e aos relacionamentos, mas não conseguem realizar seus objetivos profissionais e vice-versa.
A roda da vida é uma ferramenta que aprende no Curso de Coach do IBND e ajuda o Coachee a reequilibrar a sua vida.
Não é fácil ter tudo sobre controle e ter uma vida equilibrada. Por isso, essa ferramenta é bastante utilizada no processo de Coaching.
A roda da vida estimula a busca pelo autoconhecimento. Através de perguntas, o Coachee consegue ter uma percepção real sobre as principais áreas da sua vida.
Essa ferramenta é excelente para identificar os pontos onde é preciso melhorar, além de ajudar a definir quais as ferramentas mais úteis para a mudança.
O autoconhecimento é de um valor inestimável para a vida de qualquer pessoa e a roda da vida é uma das ferramentas mais eficientes para despertá-lo.
O que é a Roda da Vida?
A roda da vida é uma ferramenta de Coaching que tem a intenção de levar o Coachee a uma reflexão sobre si mesmo.
A ideia é que através de perguntas, o Coach consiga fazer o Coachee despertar para o autoconhecimento, identificando as suas principais habilidades e capacidades e, principalmente, os pontos onde é preciso melhorar.
O exercício busca levar o Coachee a ter a real percepção sobre sua vida profissional e pessoal. O Coach através das perguntas ajuda o Coachee a refletir sobre todos os pontos que influenciam no lado pessoal, como por exemplo, o cuidado com a saúde física e mental e o equilíbrio emocional.
Da mesma forma, no âmbito profissional, o Coach busca ajudar o Coachee a entender onde ele está e onde ele quer chegar. Dentro disso, são avaliados pontos como habilidades e competências técnicas e emocionais, recursos financeiros etc.
Junto a isso, os relacionamentos também são avaliados. E quando falamos de relacionamento, falamos de convívio social como um todo, ou seja, relações amorosas, familiares, de amizades e profissionais.
Conheça o Curso de Coach do Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento!
Depois de toda essa análise, o Coachee responde a roda da vida, dando uma nota de 0 a 10 para cada um dos itens dos quais falamos acima.
Assim a roda da vida vai se formando. Cada nota quando aplicada na ferramenta forma uma verdadeira roda da vida. Uma pessoa equilibrada terá como resultado uma roda da vida maior e redonda.
Já pessoas que possuem problemas em todos ou em algumas das áreas que citamos acima, verão que o resultado do seu exercício é uma roda menos arredondada, em alguns casos bastante disforme.
A deformidade na figura da roda é influenciada pelas notas que a pessoa atribui a cada item. Quanto mais disforme a roda estiver, maior a necessidade de equilibrar as diversas áreas da vida para fazâ-la funcionar corretamente. Afinal, uma roda precisa ser redonda para girar.
O principal ponto do exercício: como todos temos problemas em alguma área da vida, a roda da vida é uma ferramenta que dá uma visão geral sobre a nossa realidade atual.
E evidencia claramente quais são os pontos, quais são as áreas de nossa vida que necessitam de mais atenção e intervenção para serem aprimoradas.
Quais são os principais benefícios da Roda da Vida?
Bom, nós falamos acima sobre a ferramenta da roda da vida e mostramos um pouco como ela funciona. Agora, vamos listar quais são os seus principais benefícios na vida de uma pessoa.
Você como o o Coach surgiu? Leia mais e descubra qual é a origem do Coaching?
Ter uma visão geral e uma percepção realista da própria realidade é uma grande conquista que a roda da vida pode trazer para qualquer um. Veja abaixo quais os principais benefícios da ferramenta:
- Busca constante do autoconhecimento: Esse é um dos objetivos do processo de Coaching. Através do exercício da roda da vida, a pessoa consegue conhecer melhor seus pontos fortes e identificar os pontos em que é preciso melhorar. E claro, o autoconhecimento demanda uma autoavaliação contínua e a percepção de mudança para a conquista de objetivos.
- Importância do autodesenvolvimento: O Coachee quando conhece e utiliza a ferramenta da roda da vida toma conhecimento da real importância de autodesenvolver-se. O autodesenvolvimento é um processo libertador que incentiva as pessoas a tomarem as rédeas e controlarem suas vidas, através das mudanças de ações, pensamentos e crenças.
- Melhora de percepção para resolução de problemas: A roda da vida deixa claro para as pessoas quais são os pontos em que se precisa melhorar para alcançar seus objetivos. Com uma percepção mais realista, é possível encontrar as ferramentas necessárias para fazer as mudanças em prol dos próprios sonhos.
- Senso crítico pessoal: Geralmente, o ser humano é crítico por natureza, mas ele costuma ser crítico apenas com os outros, sempre “passando o pano” nos próprios erros. O exercício de roda da vida leva a uma reflexão profunda e só é realmente eficiente quando feito com sinceridade. Isso leva as pessoas a se criticarem de forma sadia.
Apesar de parecer fácil, não aconselhamos que você faça o exercício de roda da vida sozinho. O ideal é que você conte com um Coach, profissional especializado e que domina a ferramenta.
Ele é o mais indicado para desenvolver o exercício da maneira correta e levar o Coachee a respostas precisas e a percepção da sua própria realidade.
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: